Em 1955, foi lançada a versão “356 A”, também conhecida como a série T1, marcando a primeira grande atualização do modelo.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
A versão “1600 Super” era uma das variantes mais potentes da época. Em 1955, a Porsche vendeu aproximadamente 7.128 unidades do modelo Porsche 356, somando todas as variantes produzidas naquele ano.

Esse número inclui:
- As últimas unidades do Porsche 356 “pré-A” (produzidas até o meio do ano);
- E as primeiras unidades do novo Porsche 356 A, lançado oficialmente em setembro de 1955 como modelo 1956 (mas com produção começando ainda em 1955).
Quebra geral da produção da linha 356:
A produção total do Porsche 356 entre 1948 e 1965 foi de cerca de 76.000 unidades. A linha de produção foi crescendo ano a ano:
- 1955: ~7.128 carros ← grande salto de produção com a transição para o 356 A;
- 1950: ~298 carros;
- 1951: ~1.287 carros;
- 1952: ~1.546 carros;
- 1953: ~1.952 carros;
- 1954: ~2.895 carros.
Ficha Técnica

Mecânica
- Motor: 4 cilindros opostos (boxer), arrefecido a ar;
- Código do motor: Tipo 616/2 (na versão Super);
- Cilindrada: 1.582 cm³ (1,6 litros);
- Diâmetro x Curso: 82,5 mm x 74 mm;
- Taxa de compressão: 8,5:1;
- Potência máxima: 75 cv (SAE) a 5.000 rpm;
- Torque máximo: ~123 Nm (12,5 kgfm) a 3.700 rpm;
- Alimentação: 2 carburadores Solex 32 PBIC;
- Distribuição: válvulas no cabeçote (OHV), comando simples;
- Sistema elétrico: 6 volts.

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas;
- Tração: Traseira (RR – motor traseiro, tração traseira);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente com barras de torção, braços oscilantes e amortecedores telescópicos;
- Traseira: Independente com semi-eixos oscilantes, barras de torção e amortecedores telescópicos.
Freios
- Sistema: Tambor nas quatro rodas (freios hidráulicos);
- Diâmetro dos tambores: Aproximadamente 280 mm.

Dimensões
- Comprimento: 3.950 mm;
- Largura: 1.670 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.100 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.290 mm / 1.270 mm;
- Peso: ~820 kg (coupé).
Desempenho
- Velocidade máxima: ~175 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~13 segundos;
- Consumo médio: entre 9 e 11 km/l.

Tanque de combustível
- Capacidade: 50 litros.
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço com calotas cromadas;
- Pneus originais: 5.00 x 15″ (radiais ou diagonais).
Catálogo de Cores
Nome da Cor Código Porsche Descrição
- Ruby Red 6002 Vermelho intenso clássico;
- Signal Red 6011 Vermelho vibrante;
- Ivory 5704 Branco bege, levemente amarelado;
- Meissen Blue 5703 Azul pastel claro e suave;
- Aquamarine Blue 5607 Azul médio com tom oceânico;

- Adria Blue 5503 Azul escuro profundo;
- Forest Green 5106 Verde escuro, elegante;
- Graphite Metallic 5605 Cinza grafite metálico;
- Black 504 Preto sólido;
- Dark Grey 5601 Cinza escuro, quase carvão.
Cores Metálicas (Metallic Colors)
Nome da Cor Código Porsche Descrição;
Silver Metallic 5406 Prata clássico, muito popular;
Graphite Metallic 5605 Cinza metálico profundo;
Azure Blue Metallic 5702 Azul metálico leve e raro.

Cores de Interior (Estofamento e Tecido); As cores internas podiam ser escolhidas conforme o gosto do cliente e combinadas com o exterior. Exemplos:
- Couro ou vinil preto;
- Couro vermelho;
- Couro bege / marfim;
- Couro azul escuro;
- Tecidos em padrão “houndstooth” (pé de galinha) em opções especiais.
Observações
A Porsche permitia combinações personalizadas sob encomenda, principalmente para clientes europeus ou norte-americanos mais exigentes.
Alguns modelos vinham com capota de lona (nos Cabriolets ou Speedsters) em preto, bege ou azul escuro.


