Pular para o conteúdo
Início » A história do carro Dodge Dart De Luxo Coupé 1975

A história do carro Dodge Dart De Luxo Coupé 1975

No ano de 1975, o Dodge Dart em todas s suas versões e configurações foi o 18° carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 5.977 unidades.

A história do carro – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens L’Art br

Fabricado pela Chrysler do Brasil, o modelo fez parte da linha Dart, lançada no Brasil em 1969 e que se manteve em produção até 1981.

A história do carro Dodge Dart De Luxo Coupé 1975
A história do carro Dodge Dart De Luxo Coupé 1975

A versão de 1975 trouxe algumas particularidades que marcaram época tanto no design quanto na performance.

Equipamentos de série (versão De Luxo)

  • Direção hidráulica (opcional em alguns modelos);
  • Ar-condicionado (raro, mais comum em modelos top de linha ou importados);
  • Bancos individuais ou inteiriços dianteiros;
  • Rádio AM, relógio analógico no painel;
  • Acabamentos cromados e painel acolchoado.

Ficha Técnica

Motorização

  • Código do motor: LA318;
  • Tipo: V8 a gasolina, 90° OHV, aspiração natural;
  • Cilindrada: 5.212 cm³ (5.2 litros);
  • Diâmetro x Curso: 99,3 mm x 84,1 mm;
  • Taxa de compressão: 8,5:1;
  • Potência bruta: 198 cv a 4.400 rpm (valores brutos, padrão SAE);
  • Potência líquida: Cerca de 145 cv a 4.000 rpm (padrão DIN);
  • Torque máximo: 39,0 kgfm a 2.400 rpm;
  • Alimentação: Carburador de corpo quádruplo (Carter ou Holley, dependendo do ano);
  • Sistema de ignição: Convencional (platinado).

Transmissão

  • Câmbio manual de 3 marchas (alavanca na coluna);
  • Opcional: Câmbio automático TorqueFlite de 3 marchas;
  • Tração: Traseira (RWD).

Chassi e Suspensão

  • Suspensão dianteira: Independente com barras de torção, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores;
  • Direção: Recirculação de esferas;
  • Freios dianteiros: Discos sólidos;
  • Freios traseiros: Tambor;
  • Rodas: Aço estampado com calotas cromadas;
  • Pneus originais: 7.35 x 14 (equivalente a 205/75 R14).

Dimensões

  • Comprimento: 5.200 mm;
  • Largura: 1.960 mm;
  • Altura: 1.360 mm;
  • Entre-eixos: 2.850 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.470 mm / 1.450 mm;
  • Peso: Aproximadamente 1.580 kg;
  • Capacidade do tanque: 83 litros;
  • Capacidade do porta-malas: Cerca de 520 litros.

Desempenho

  • 0 a 100 km/h: ~11 segundos (manual);
  • Velocidade máxima: ~180 km/h;
  • Consumo médio (estimado):
    • Cidade: 4,5 a 5,5 km/l;
    • Estrada: 6 a 7,5 km/l.

Equipamentos e Conforto (versão De Luxo)

  • Bancos em courvin ou tecido premium;
  • Painel com acabamento imitando madeira;
  • Rádio AM de fábrica;
  • Relógio analógico no painel;
  • Volante de dois raios com aro cromado;
  • Luzes de cortesia, acendedor de cigarros e cinzeiros individuais;
  • Isolamento acústico reforçado;
  • Vidros com comando manual;
  • Calotas cromadas com emblema Dodge.

Catálogo de cores

  • Azul Royal;
  • Verde Amazônia;
  • Marrom Cacau;
  • Bege Savana;
  • Prata Astro;
  • Preto Ônix;
  • Branco Polar;
  • Entre outras (variam por lote e acabamento).
a historia do carro
a historia do carro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *