O Chrysler Esplanada foi um automóvel produzido no Brasil entre 1966 e 1971 pela Chrysler do Brasil, após a aquisição da Simca do Brasil pela Chrysler Corporation.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Brunelli Veículos Antigos
Origem:

O Esplanada é uma evolução do Simca Chambord, que era produzido no Brasil desde 1959 pela Simca do Brasil. Quando a Chrysler comprou a Simca em 1966, ela decidiu modernizar o projeto, criando o Esplanada.
Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), na antiga fábrica da Simca. O Esplanada tinha um estilo mais moderno que o Chambord, com linhas retas e uma aparência mais sóbria.
Ficha Técnica
Motor:
- Tipo: V8 em 90°, dianteiro, longitudinal;
- Nome do motor: Emi-Sul V8;
- Cilindrada: 2.414 cm³ (2.4 litros);
- Diâmetro x curso: 70 mm x 75 mm;
- Taxa de compressão: 8:1;
- Alimentação: Carburador de corpo simples (Solex 32 PAAJ);
- Potência líquida: 130 cv (SAE) a 4.800 rpm;
- Torque máximo: ~19 mkgf a 3.200 rpm;
- Válvulas: Válvulas no cabeçote (OHV);
- Combustível: Gasolina;
- Arrefecimento: Líquido.
Transmissão:
- Câmbio: Manual de 3 marchas;
- Alavanca: Na coluna de direção;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão:

- Dianteira: Independente, com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.
Freios:
- Dianteiros: A tambor, com servo-freio (hidrovácuo);
- Traseiros: A tambor;
- Sistema: Hidráulico.
Direção:
- Tipo: Recirculação de esferas;
- Assistência: Não;
Pneus e Rodas:
- Pneus: 6.40 x 15″;
- Rodas: Aço estampado, 15 polegadas.
Dimensões:
- Comprimento: 4.682 mm;
- Largura: 1.753 mm;
- Altura: 1.485 mm;
- Entre-eixos: 2.690 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.346 / 1.346 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.380 kg.
Desempenho (estimado):

- Velocidade máxima: ~155 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: cerca de 16 segundos;
- Consumo médio: ~6 a 7 km/l (varia conforme o uso).
Capacidades:
- Tanque de combustível: 55 litros;
- Porta-malas: ~500 litros (estimado);
- Óleo do motor: ~4 litros.
Itens de conforto e acabamento (versão Esplanada 1968):
- Painel com madeira imitando jacarandá;
- Rádio AM de fábrica (opcional);
- Estofamento em vinil ou tecido (dependendo da versão);
- Relógio analógico no painel;
- Direção com aro de grande diâmetro;
- Acabamento interno esmerado, com forração completa.
Catálogo de cores

Nome da Cor Tipo Código aproximado Observações
- Preto Ébano Sólida; Muito comum nas versões de luxo;
- Branco Polar Sólida; Popular e clássico;
- Azul Astral Metálica; Azul médio metálico elegante;
- Prata Lunar Metálica; Um dos primeiros tons metálicos aplicados no Esplanada;
- Cinza Grafite Sólida; Tom escuro, discreto;
- Verde Amazônia Metálica; Tom esverdeado metálico, raro;
- Vermelho Granada Sólida; Esportivo, usado em versões como a GTX;
- Marrom Tabaco Sólida;Tom quente, pouco comum;
- Bege Areia Sólida; Usado em versões de frota e particulares;
- Azul Caribe Metálica; Azul claro metálico, raro.









