O L78 (375 hp) era a versão mais potente oferecida em 1967, e é extremamente rara. Ele vinha com comandos de válvulas mais agressivos, cabeçotes de alto fluxo, taxa de compressão mais alta e um carburador Holley 4-barrel.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Outras características: Suspensão reforçada; Rodas especiais; Freios a disco dianteiros opcionais; Interior com acabamento mais esportivo.

Ficha Técnica
Informações Gerais
- Modelo: Chevrolet Camaro SS 396 L78;
- Ano de fabricação: 1967;
- Montadora: Chevrolet (General Motors);
- País de origem: Estados Unidos;
- Versão: Super Sport (SS) com pacote L78;
- Produção total do L78 em 1967: Aproximadamente 1.138 unidades (raro).
Motorização

- Tipo de motor: V8 – Big Block;
- Código do motor: L78;
- Cilindrada: 6.5 litros (396 pol³);
- Diâmetro x curso: 4.094″ x 3.760″ (104 mm x 95,5 mm);
- Taxa de compressão: 11,0:1;
- Potência máxima: 375 cv (SAE bruta) a 5.600 rpm;
- Torque máximo: 563 Nm (ou 415 lb·ft) a 3.600 rpm;
- Alimentação: Carburador Holley de 4 corpos (CFM 780);
- Comando de válvulas: Sólido (solid lifter camshaft);
- Cabeçotes: Ferro fundido;
- Bloco: Ferro fundido.
Transmissão

- Câmbio padrão: Manual de 4 marchas (Muncie M21 ou M22 “Rock Crusher”);
- Câmbio opcional: Automático de 3 marchas (Turbo-Hydramatic 400);
- Tração: Traseira (RWD);
- Diferencial: Eaton de deslizamento limitado (Posi-traction), relação variável (geralmente 3.73 ou 4.10:1).
Suspensão, Direção e Freios
- Suspensão dianteira: Independente, braços duplos, molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semielípticas;
- Freios dianteiros: A disco (opcional, sistema de 4 pistões);
- Freios traseiros: A tambor;
- Direção: Cremalheira e pinhão (manual ou hidráulica opcional).
Dimensões

- Comprimento: 4.672 mm;
- Largura: 1.835 mm;
- Altura: 1.290 mm;
- Entre-eixos: 2.743 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.520 kg;
- Capacidade do tanque: 68 litros.
Desempenho
- 0 a 100 km/h: ~6,0 segundos;
- 1/4 de milha (402 m): ~13,5 segundos;
- Velocidade máxima: ~220 km/h (estimada).
Destaques e Equipamentos

- Pacote SS com emblemas e faixas exclusivas;
- Capô com entradas de ar simuladas (stacks);
- Grade preta com logotipo SS;
- Rodas Rally de 14” com calotas;
- Interior em vinil com bancos individuais ou inteiriço dianteiro;
- Contagiros (opcional), rádio AM, ar-condicionado (raro);
- Tacômetro montado na coluna do volante (opcional).
Curiosidades
- O L78 foi o motor mais potente disponível no Camaro em 1967;
- Apesar da potência anunciada como 375 cv, testes independentes sugerem valores reais acima de 400 cv;
- Extremamente raro, hoje é um modelo colecionável e muito valorizado
- Concorrente direto do Ford Mustang GT 390 e do Plymouth GTX.
Catálogo de cores
Código Nome da Cor (em inglês) Nome traduzido Tipo de acabamento
- C Ermine White Branco Neve Sólido;
- D Nantucket Blue Metallic Azul Nantucket Metálico Metálico;
- E Deepwater Blue Metallic Azul Profundo Metálico Metálico;
- F Marina Blue Metallic Azul Marina Metálico Metálico;
- G Granada Gold Metallic Ouro Granada Metálico Metálico;
- H Mountain Green Metallic Verde Montanha Metálico Metálico;
- K Emerald Turquoise Metallic Verde Esmeralda Metálico Metálico;
- L Tahoe Turquoise Metallic Verde-Turquesa Tahoe Met. Metálico.

- M Royal Plum Metallic Ameixa Real Metálico Metálico;
- N Madeira Maroon Metallic Vinho Madeira Metálico Metálico;
- R Bolero Red Vermelho Bolero Sólido;
- T Capri Cream Creme Capri Sólido;
- Y Butternut Yellow Amarelo Manteiga Sólido;
- Z Champagne Metallic Champanhe Metálico Metálico;
- AA Tuxedo Black Preto Tuxedo Sólido.
Cores do Interior
As cores do interior variavam de acordo com a pintura externa e incluíam:
- Preto;
- Branco;
- Vermelho;
- Azul;
- Bege (Parchment);
- Verde (em menor quantidade).



