Pular para o conteúdo
Início » Revista mecânica: Radiador de água e refrigeração do carro como funciona?

Revista mecânica: Radiador de água e refrigeração do carro como funciona?

O radiador de água e o sistema de refrigeração do carro têm uma função crucial: impedir que o motor superaqueça enquanto está em funcionamento.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Componentes principais do sistema de refrigeração

Revista mecânica Radiador de água e refrigeração do carro como funciona
Revista mecânica Radiador de água e refrigeração do carro como funciona
  1. Radiador
    • Uma espécie de trocador de calor. Possui tubos e aletas de metal para dissipar o calor do líquido refrigerante.
  2. Líquido de arrefecimento (água + aditivo)
    • Circula pelo motor, absorvendo o calor, e depois vai ao radiador para ser resfriado.
  3. Bomba d’água (ou bomba de circulação)
    • Faz o líquido circular pelo motor e radiador.
  4. Termostato
    • Válvula que controla quando o líquido pode sair do motor para o radiador, mantendo a temperatura ideal de funcionamento.
  5. Ventoinha (elétrica ou mecânica)
    • Ajuda a esfriar o radiador quando o carro está parado ou andando devagar.

Como o sistema funciona

Aquecimento do motor

  • Quando o motor está ligado, ele gera muito calor.

Circulação do líquido

  • O líquido refrigerante passa por canais dentro do motor, absorvendo esse calor.

Controle de temperatura

  • O termostato permanece fechado até que o motor atinja a temperatura ideal. Depois disso, ele se abre e permite que o líquido vá até o radiador.

Resfriamento no radiador

  • No radiador, o líquido quente passa por tubos e aletas que dissipam o calor no ar. Se necessário, a ventoinha entra em ação para ajudar.

Retorno ao motor

  • O líquido já resfriado retorna ao motor e o ciclo recomeça.

Por que usar aditivo e não só água?

  • Evita corrosão do sistema interno;
  • Melhora a troca de calor;
  • Evita congelamento em regiões frias;
  • Evita fervura em temperaturas altas (ponto de ebulição maior que a da água).

Problemas comuns

  • Vazamentos (mangueiras, radiador, bomba d’água);
  • Superaquecimento (por falha no termostato, ventoinha, ou radiador entupido);
  • Nível baixo do líquido;
  • Aditivo vencido ou mal misturado.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
Revista mecânica Radiador de água e refrigeração do carro como funciona