O radiador de água e o sistema de refrigeração do carro têm uma função crucial: impedir que o motor superaqueça enquanto está em funcionamento.

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
Componentes principais do sistema de refrigeração

- Radiador
- Uma espécie de trocador de calor. Possui tubos e aletas de metal para dissipar o calor do líquido refrigerante.
- Líquido de arrefecimento (água + aditivo)
- Circula pelo motor, absorvendo o calor, e depois vai ao radiador para ser resfriado.
- Bomba d’água (ou bomba de circulação)
- Faz o líquido circular pelo motor e radiador.
- Termostato
- Válvula que controla quando o líquido pode sair do motor para o radiador, mantendo a temperatura ideal de funcionamento.
- Ventoinha (elétrica ou mecânica)
- Ajuda a esfriar o radiador quando o carro está parado ou andando devagar.

Como o sistema funciona
Aquecimento do motor
- Quando o motor está ligado, ele gera muito calor.
Circulação do líquido
- O líquido refrigerante passa por canais dentro do motor, absorvendo esse calor.
Controle de temperatura
- O termostato permanece fechado até que o motor atinja a temperatura ideal. Depois disso, ele se abre e permite que o líquido vá até o radiador.
Resfriamento no radiador
- No radiador, o líquido quente passa por tubos e aletas que dissipam o calor no ar. Se necessário, a ventoinha entra em ação para ajudar.
Retorno ao motor
- O líquido já resfriado retorna ao motor e o ciclo recomeça.

Por que usar aditivo e não só água?
- Evita corrosão do sistema interno;
- Melhora a troca de calor;
- Evita congelamento em regiões frias;
- Evita fervura em temperaturas altas (ponto de ebulição maior que a da água).
Problemas comuns
- Vazamentos (mangueiras, radiador, bomba d’água);
- Superaquecimento (por falha no termostato, ventoinha, ou radiador entupido);
- Nível baixo do líquido;
- Aditivo vencido ou mal misturado.