Os motores elétricos da Porsche têm tanta potência por uma combinação de fatores tecnológicos e de engenharia de ponta. Aqui estão os principais motivos:

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
Projeto de Alta Performance
A Porsche desenvolve seus motores elétricos com foco em desempenho esportivo, seguindo a tradição da marca. Isso significa que desde o início eles são projetados para oferecer alta potência e torque instantâneo.

Motores Elétricos Sincronizados de Ímãs Permanentes (PSM)
A maioria dos modelos elétricos da Porsche, como o Taycan, usa motores PSM, que têm:
- Alta densidade de potência (mais potência por quilo);
- Excelente eficiência energética;
- Capacidade de manter alta performance de forma constante sem superaquecer.
Sistema de 800 Volts
Enquanto muitos veículos elétricos usam sistemas de 400V, a Porsche usa um sistema de 800V, o que traz várias vantagens:
- Menor corrente elétrica para mesma potência, reduzindo perdas por calor;
- Fios mais finos e leves;
- Recarga mais rápida;
- Desempenho mais consistente em altas demandas.
Refrigeração Avançada

Os motores da Porsche têm sistemas sofisticados de resfriamento líquido, inclusive dos rotores e estatores, permitindo operar por longos períodos com potência máxima sem perda por superaquecimento.
Gestão Eletrônica Inteligente
O controle de tração, distribuição de torque (como o Porsche Torque Vectoring) e gerenciamento térmico são otimizados por software, garantindo que a potência seja usada de forma eficiente e segura.
Dois Motores (AWD)
Muitos modelos têm dois motores, um na dianteira e outro na traseira, o que:
- Dobra a potência disponível;
- Permite tração integral (AWD);
- Melhora aceleração e estabilidade.
Baterias de Alta Capacidade e Desempenho

As baterias fornecem corrente suficiente para alimentar motores potentes sem quedas de tensão, mesmo sob aceleração intensa.
Exemplo Real: Porsche Taycan Turbo S
- Potência combinada: até 761 cv (560 kW) com overboost;
- Aceleração: 0–100 km/h em 2,8 segundos;
- Tudo isso com emissão zero e aceleração linear sem troca de marchas.