O carburador Solex de corpo duplo usado no Passat TS a gasolina nas décadas de 1970 e 1980) era um componente essencial para a mistura adequada de ar e combustível antes da queima no motor.

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
Funcionamento geral do carburador Solex de corpo duplo:

O corpo duplo significa que o carburador possui dois venturis (gargantas) por onde o ar passa e se mistura com o combustível. Cada venturi tem seu próprio circuito de alimentação.
Seu funcionamento era mecânico e bastante engenhoso para a época. Como ele funciona, passo a passo:
Nos modelos com afogador manual (ou automático), o choke restringe a entrada de ar na partida a frio, enriquecendo a mistura para facilitar a ignição.
Marcha lenta e funcionamento leve (baixa rotação):
Apenas o primeiro corpo (a primeira garganta) está ativo. Ele é responsável pela alimentação do motor em baixa carga e velocidade. Possui um sistema de marcha lenta e mistura controlada por parafusos de ajuste.
Abertura progressiva:
Conforme o motorista acelera e o motor exige mais potência, o segundo corpo entra em ação.
Em alguns modelos o acionamento do segundo corpo era mecânico, via alavanca e eixo; em outros, era a vácuo (mais comum nos Passat TS com carburador Solex 32/34 DIDTA).
O segundo corpo só abre quando o motor atinge uma certa rotação/carga, ajudando a economizar combustível em uso leve.
Mistura ar-combustível:
O carburador suga combustível do reservatório interno chamado cuba, misturando com o ar que passa pelos venturis. A proporção da mistura é regulada por jatos (giclês), válvulas e agulhas internas.
Acelerador e bomba de aceleração:
Ao pisar rápido no acelerador, a bomba de aceleração injeta uma dose extra de combustível para evitar falhas na retomada.
Isso garante melhor resposta imediata ao torque.
Sistema de afogador (choke):
Nos modelos com afogador manual (ou automático), o choke restringe a entrada de ar na partida a frio, enriquecendo a mistura para facilitar a ignição.
Vantagens do Solex corpo duplo:
- Melhor desempenho em alta rotação devido ao segundo corpo;
- Economia de combustível em baixa carga, por operar com apenas um corpo;
- Simples de ajustar e manter, se comparado a sistemas mais modernos da época.
Aplicação no Passat TS:
O Solex 32/34 DIDTA era um dos modelos usados no Passat TS (principalmente o TS 1.6). O número 32/34 indica o diâmetro dos venturis primário e secundário, e o “DIDTA” se refere ao tipo de acionamento e características internas.
