Pular para o conteúdo
Início » Revista mecânica como funcionam os freios ABS mais modernos

Revista mecânica como funcionam os freios ABS mais modernos

Os freios ABS (Anti-lock Braking System) mais modernos são sistemas avançados que evitam o travamento das rodas durante frenagens bruscas, aumentando a segurança e o controle do veículo, especialmente em pisos escorregadios.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Funcionamento básico do ABS moderno:

Revista mecânica como funcionam os freios ABS mais modernos
Revista mecânica como funcionam os freios ABS mais modernos
  1. Sensores de velocidade nas rodas:
    • Monitoram continuamente a rotação de cada roda;
    • Detectam quando uma roda está prestes a travar (parar de girar repentinamente);
  2. Unidade de controle eletrônica (ECU):
    • Recebe sinais dos sensores;
    • Compara a velocidade das rodas para identificar travamentos.
  1. Módulo hidráulico (atuador):
    • Controla a pressão do fluido de freio;
    • Quando a ECU detecta o risco de travamento, o módulo reduz temporariamente a pressão naquela roda (por meio de válvulas), permitindo que ela volte a girar.
  2. Ciclos de atuação (bombadas):
    • O sistema faz isso várias vezes por segundo (até 15 vezes/segundo nos sistemas mais modernos), gerando o “pulsar” que o motorista sente no pedal em uma frenagem ABS.

Avanços nos sistemas ABS mais modernos:

  • Integração com o controle de estabilidade (ESP/ESC):
    O ABS agora atua em conjunto com o controle de estabilidade, intervindo para corrigir a trajetória do carro (ex: reduzindo o torque ou freando rodas individuais);
  • ABS adaptativo:
    Ajusta a força de frenagem dependendo da carga do veículo, condição da estrada e estilo de condução.
  • ABS de múltiplos canais (4 canais/4 sensores):
    Permite controle individual de cada roda para frenagem mais precisa. Hoje, quase todos os carros utilizam essa configuração;
  • Atuação em curvas:
    Os sistemas mais recentes consideram a força lateral (em curvas) e reduzem a intervenção para evitar desestabilizar o carro;
  • Frenagem em superfícies com aderência desigual:
    Permite que uma roda freie com mais força do que outra para manter o carro em linha reta.

Vantagens do ABS moderno:

  • Evita o travamento das rodas mesmo em situações complexas;
  • Mantém a dirigibilidade e o controle durante frenagens fortes;
  • Reduz significativamente a chance de derrapagens e colisões;
  • Funciona bem em conjunto com outros assistentes eletrônicos.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki
Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *