Pular para o conteúdo
Início » Revista mecânica: Como funciona o sistema de injeção eletrônica multiponto?

Revista mecânica: Como funciona o sistema de injeção eletrônica multiponto?

O sistema de injeção eletrônica multiponto é uma tecnologia usada em motores a combustão interna para controlar a alimentação de combustível de forma precisa e eficiente.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

O que é a injeção eletrônica multiponto?

Revista mecânica Como funciona o sistema de injeção eletrônica multiponto
Revista mecânica Como funciona o sistema de injeção eletrônica multiponto

É um sistema no qual cada cilindro do motor possui seu próprio bico injetor, instalado próximo à válvula de admissão.

Isso permite uma dosagem de combustível individual para cada cilindro, melhorando o desempenho e a eficiência do motor.

Como funciona passo a passo?

  1. Sensores captam dados do motor
    Vários sensores enviam informações à unidade de comando eletrônico (ECU), como:
    • Temperatura do motor;
    • Posição do acelerador;
    • Rotação do motor (RPM);
    • Fluxo de ar admitido;
    • Nível de oxigênio no escapamento (sonda lambda).
  2. A ECU calcula a quantidade ideal de combustível
    Com base nas informações recebidas, a central eletrônica calcula a quantidade exata de combustível a ser injetada em cada cilindro;
  3. Injetores pulverizam o combustível
    Cada bico injetor libera o combustível de forma individual, diretamente no duto de admissão de cada cilindro, no momento certo;
  4. Mistura ar/combustível entra na câmara de combustão
    Essa mistura é então admitida pelo cilindro e comprimida antes de ser queimada pela faísca da vela de ignição.

Vantagens do sistema multiponto

  • Melhor desempenho do motor;
  • Maior economia de combustível;
  • Menor emissão de poluentes;
  • Partida mais fácil em todas as condições;
  • Resposta mais rápida ao acelerador.

Diferença para o sistema monoponto: Característica Injeção Monoponto Injeção Multiponto

Número de bicos 1 (alimenta todos os cilindros) 1 por cilindro;
Precisão Menor Maior;
Consumo/emissões Maiores Menores;
Custo de manutenção Menor Levemente maior.

Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
Revista mecânica Como funciona o sistema de injeção eletrônica multiponto