O sistema de injeção eletrônica multiponto é uma tecnologia usada em motores a combustão interna para controlar a alimentação de combustível de forma precisa e eficiente.

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
O que é a injeção eletrônica multiponto?

É um sistema no qual cada cilindro do motor possui seu próprio bico injetor, instalado próximo à válvula de admissão.
Isso permite uma dosagem de combustível individual para cada cilindro, melhorando o desempenho e a eficiência do motor.
Como funciona passo a passo?
- Sensores captam dados do motor
Vários sensores enviam informações à unidade de comando eletrônico (ECU), como:- Temperatura do motor;
- Posição do acelerador;
- Rotação do motor (RPM);
- Fluxo de ar admitido;
- Nível de oxigênio no escapamento (sonda lambda).
- A ECU calcula a quantidade ideal de combustível
Com base nas informações recebidas, a central eletrônica calcula a quantidade exata de combustível a ser injetada em cada cilindro; - Injetores pulverizam o combustível
Cada bico injetor libera o combustível de forma individual, diretamente no duto de admissão de cada cilindro, no momento certo; - Mistura ar/combustível entra na câmara de combustão
Essa mistura é então admitida pelo cilindro e comprimida antes de ser queimada pela faísca da vela de ignição.

Vantagens do sistema multiponto
- Melhor desempenho do motor;
- Maior economia de combustível;
- Menor emissão de poluentes;
- Partida mais fácil em todas as condições;
- Resposta mais rápida ao acelerador.
Diferença para o sistema monoponto: Característica Injeção Monoponto Injeção Multiponto
Número de bicos 1 (alimenta todos os cilindros) 1 por cilindro;
Precisão Menor Maior;
Consumo/emissões Maiores Menores;
Custo de manutenção Menor Levemente maior.