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Revista mecânica: como funciona o sistema de injeção direta de um carro moderno?

O sistema de injeção direta em carros modernos é uma tecnologia avançada de alimentação de combustível em motores a combustão interna, que proporciona melhor desempenho.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Maior eficiência e menor emissão de poluentes em comparação com os sistemas mais antigos, como a injeção indireta.

Revista mecânica como funciona o sistema de injeção direta de um carro moderno
Revista mecânica como funciona o sistema de injeção direta de um carro moderno

Como funciona a injeção direta:

Injeção dentro da câmara de combustão:

  • No sistema de injeção direta, o combustível é pulverizado diretamente dentro da câmara de combustão (e não no coletor de admissão, como nos sistemas indiretos);
  • Isso ocorre sob alta pressão, geralmente entre 100 e 200 bar, podendo chegar a mais de 500 bar em sistemas mais sofisticados.

Bicos injetores de alta precisão:

  • Os bicos injetores são controlados eletronicamente e trabalham com extrema precisão para injetar a quantidade certa de combustível no momento exato, com um jato extremamente fino e direcionado;
  • A injeção pode ocorrer durante o ciclo de compressão, o que melhora a atomização do combustível e permite queima mais eficiente.

Controle eletrônico (ECU):

  • A central eletrônica do motor (ECU) calcula continuamente a quantidade de combustível necessária com base em sensores que monitoram:
    • Temperatura do motor;
    • Pressão do ar;
    • Posição do acelerador;
    • Composição dos gases de escape (via sonda lambda);
    • Entre outros.
  • A ECU ajusta a mistura ar/combustível e o tempo de injeção para otimizar potência, economia e emissões.

Mistura mais precisa:

  • A injeção direta permite trabalhar com misturas mais pobres (menos combustível e mais ar) em condições específicas, reduzindo o consumo;
  • Também permite estratégias como injeção estratificada (em que o combustível é injetado próximo da vela, apenas onde é necessário para iniciar a combustão).

Vantagens da injeção direta:

  • Melhor desempenho (resposta mais rápida e torque otimizado);
  • Maior economia de combustível;
  • Menores emissões de CO₂;
  • Possibilidade de uso com turbocompressores (aumenta ainda mais a eficiência).

Desvantagens ou desafios:

  • Custo mais alto de fabricação e manutenção;
  • Acúmulo de carbonização nas válvulas de admissão (porque o combustível não passa por elas, como na injeção indireta);
  • Necessidade de combustível de boa qualidade (sensível a adulterações).
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

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