Componentes principais:

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
- Disco de freio: é uma peça metálica circular presa ao eixo da roda.
- Pinça (ou cáliper): fica ao redor do disco e contém as pastilhas de freio.

- Pastilhas de freio: são peças que, quando pressionadas contra o disco, geram atrito para parar a roda.
- Cilindro mestre e fluido de freio: que transmitem a força do pedal para a pinça.
Funcionamento:
- Quando você pisa no pedal do freio, o cilindro mestre pressiona o fluido de freio no sistema hidráulico.
- Esse fluido, por ser incompressível, transmite a pressão para os pistões dentro da pinça.
- Os pistões empurram as pastilhas contra o disco de freio.
- O atrito entre as pastilhas e o disco desacelera a rotação da roda, fazendo o carro diminuir a velocidade ou parar.

Vantagens do freio a disco:
- Melhor dissipação de calor (menos risco de superaquecimento).
- Maior eficiência de frenagem, especialmente em altas velocidades.
- Maior resistência à água (melhor desempenho em chuva).
As pastilhas de freio são feitas de materiais que precisam resistir a altas temperaturas e oferecer bastante atrito para frear o carro com segurança. Existem diferentes tipos, mas os mais comuns são:

Materiais das pastilhas de freio
- Orgânicas (não metálicas)
- Feitas de fibras, resinas, borracha, carbono e outros compostos orgânicos;
- São mais silenciosas e suaves, mas se desgastam mais rápido;
- Usadas em carros mais leves e em situações menos severas.
- Semi-metálicas
- Contêm uma mistura de materiais metálicos (como ferro, cobre, aço) e compostos orgânicos;
- São mais resistentes ao calor e duráveis;
- Produzem um pouco mais de ruído e poeira metálica;
- Muito comuns em carros de passeio e em aplicações onde o freio precisa ser mais forte.

- Cerâmicas
- Feitas principalmente de fibras cerâmicas e materiais não metálicos;
- Oferecem excelente desempenho, baixo desgaste, pouco ruído e pouca poeira;
- Custam mais caro, mas duram bastante;
- Usadas em carros de alta performance e em modelos mais modernos.
