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Revista mecânica: Como funciona o sistema de freio a disco de um automóvel?

Componentes principais:

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

  • Disco de freio: é uma peça metálica circular presa ao eixo da roda.
  • Pinça (ou cáliper): fica ao redor do disco e contém as pastilhas de freio.
Como funciona o sistema de freio a disco de um automóvel
Como funciona o sistema de freio a disco de um automóvel
  • Pastilhas de freio: são peças que, quando pressionadas contra o disco, geram atrito para parar a roda.
  • Cilindro mestre e fluido de freio: que transmitem a força do pedal para a pinça.

Funcionamento:

  • Quando você pisa no pedal do freio, o cilindro mestre pressiona o fluido de freio no sistema hidráulico.
  • Esse fluido, por ser incompressível, transmite a pressão para os pistões dentro da pinça.
  • Os pistões empurram as pastilhas contra o disco de freio.
  • O atrito entre as pastilhas e o disco desacelera a rotação da roda, fazendo o carro diminuir a velocidade ou parar.

Vantagens do freio a disco:

  • Melhor dissipação de calor (menos risco de superaquecimento).
  • Maior eficiência de frenagem, especialmente em altas velocidades.
  • Maior resistência à água (melhor desempenho em chuva).

As pastilhas de freio são feitas de materiais que precisam resistir a altas temperaturas e oferecer bastante atrito para frear o carro com segurança. Existem diferentes tipos, mas os mais comuns são:

Materiais das pastilhas de freio

  1. Orgânicas (não metálicas)
    • Feitas de fibras, resinas, borracha, carbono e outros compostos orgânicos;
    • São mais silenciosas e suaves, mas se desgastam mais rápido;
    • Usadas em carros mais leves e em situações menos severas.
  2. Semi-metálicas
    • Contêm uma mistura de materiais metálicos (como ferro, cobre, aço) e compostos orgânicos;
    • São mais resistentes ao calor e duráveis;
    • Produzem um pouco mais de ruído e poeira metálica;
    • Muito comuns em carros de passeio e em aplicações onde o freio precisa ser mais forte.
  1. Cerâmicas
    • Feitas principalmente de fibras cerâmicas e materiais não metálicos;
    • Oferecem excelente desempenho, baixo desgaste, pouco ruído e pouca poeira;
    • Custam mais caro, mas duram bastante;
    • Usadas em carros de alta performance e em modelos mais modernos.
Tábata Miyuki
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