O sensor de estacionamento funciona detectando obstáculos próximos ao veículo e alertando o motorista para evitar colisões, especialmente ao realizar manobras de ré.

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
Ele é bastante comum em carros modernos e pode ser baseado em diferentes tecnologias.
Tipos de sensores mais comuns:

Sensor ultrassônico (o mais comum)
- Utiliza ondas sonoras de alta frequência (inaudíveis ao ouvido humano);
- Os sensores (normalmente embutidos no para-choque) emitem essas ondas;
- Quando as ondas atingem um objeto, elas refletem de volta para o sensor;
- O sistema calcula a distância com base no tempo que as ondas levam para voltar;
- Quanto mais perto o objeto, mais rápido as ondas retornam.
Sensor eletromagnético (menos comum)
- Cria um campo eletromagnético ao redor do para-choque;
- Detecta alterações no campo causadas pela aproximação de objetos;
- Mais discreto, mas menos preciso que o sensor ultrassônico.
Como o sistema alerta o motorista:
- Avisos sonoros: “bips” que ficam mais rápidos quanto mais próximo o obstáculo;
- Avisos visuais: telas no painel ou câmera de ré com gráficos que mostram a distância dos obstáculos;
- Avisos táteis (em modelos avançados): vibração no volante ou no banco.

Onde são instalados:
- Geralmente no para-choque traseiro.
- Alguns carros também têm sensores na parte dianteira e nas laterais para auxílio em manobras mais precisas (como estacionar em vagas apertadas).
Resumo:
O sensor de estacionamento detecta a presença e a distância de obstáculos ao redor do veículo, ajudando o motorista a evitar batidas ao estacionar.
Ele funciona automaticamente ao engatar a marcha à ré ou ao se aproximar de um obstáculo (dependendo do modelo do carro).