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Revista mecânica: Como funciona o Carburador de um Fusca antigo

O carburador é um componente essencial nos motores a combustão mais antigos, como o do Fusca 1300, e tem a função de misturar o ar com o combustível na proporção correta antes de enviá-los para a câmara de combustão do motor.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Como Funciona o Carburador do Fusca 1300

Revista mecânica: Como funciona o Carburador de um Fusca antigo
Revista mecânica: Como funciona o Carburador de um Fusca antigo

Entrada de ar

O ar entra pela parte superior do carburador através de um filtro. Esse ar é puxado pela sucção gerada pelos pistões em movimento durante o ciclo de admissão do motor.

2. Válvula borboleta (acelerador)

Ao pisar no acelerador, a válvula borboleta (ligada ao pedal) se abre, permitindo maior passagem de ar para o motor. Quanto mais ela abre, mais ar entra, e maior será a velocidade do motor.

3. Vácuo e Venturi

O carburador do Fusca tem um estreitamento chamado Venturi. Quando o ar passa por essa área, a velocidade do fluxo aumenta e a pressão diminui, criando um vácuo que suga o combustível do reservatório (cuba) através de pequenos dutos (giclês).

4. Mistura ar-combustível

O combustível é puxado do giclê principal e misturado com o ar dentro do Venturi. A proporção dessa mistura deve ser próxima de 14,7 partes de ar para 1 parte de gasolina (mistura estequiométrica ideal).

5. Cuba e bóia

A cuba é um pequeno reservatório de combustível dentro do carburador. A quantidade de gasolina nela é controlada por uma bóia, que funciona como a de uma caixa d’água: quando o nível sobe, a válvula de entrada fecha para evitar transbordamento.

6. Sistema de marcha lenta

Mesmo quando o carro está parado, o motor precisa funcionar. Para isso, existe um giclê de marcha lenta que permite a passagem de uma quantidade pequena e constante de combustível, mantendo o motor em funcionamento em baixa rotação.

7. Afogador (choke)

Nos dias frios ou na partida a frio, o carburador precisa enriquecer a mistura (mais gasolina e menos ar) para facilitar a partida. O afogador faz isso, seja manualmente (através de uma alavanca) ou automaticamente (com controle térmico).

Manutenção e Regulagem

O carburador do Fusca 1300 é relativamente simples e pode ser regulado manualmente. A regulagem envolve:

  • Ajustar o parafuso da mistura (quantidade de ar e combustível);
  • Ajustar o parafuso da marcha lenta;
  • Verificar e limpar os giclês;
  • Observar o funcionamento da bóia e da válvula de entrada de combustível.

Curiosidade:

O Fusca 1300 geralmente utiliza um carburador Solex 30 PICT-2 ou 30 PICT-3, bastante difundido no Brasil. Ele é fácil de desmontar, limpar e reparar, o que contribuiu para a fama do Fusca como um carro “fácil de mexer”.

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