Pneus sem câmara (ou pneus tubeless) funcionam com um sistema de vedação inteligente e preciso que impede o vazamento de ar.

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista
Como é a engenharia de um pneu sem câmara?

- Vedação da parede do pneu:
- O pneu tubeless tem uma camada interna de borracha especial (geralmente butílica) que é muito mais densa que a borracha externa;
- Essa camada interna atua como vedante de ar, substituindo a função da câmara.
- Assento hermético com o aro (bead):
- A borda do pneu (chamada de talão ou bead) é projetada para encaixar perfeitamente na flange do aro da roda;
- O talão é geralmente reforçado com fios de aço ou Kevlar para garantir um encaixe forte e hermético;
- Quando o pneu é inflado, a pressão do ar força o talão contra o aro, selando o pneu mecanicamente e por pressão.
- Aro compatível (tubeless-ready):
- Os aros usados com pneus tubeless têm um design especial com um “gancho” e uma parede interna mais alta, que ajuda a manter o talão encaixado e selado;
- Alguns aros têm uma camada de fita vedante sobre os furos dos raios, para evitar vazamentos de ar por ali.
- Selante líquido (opcional, mas comum):
- Em muitos casos, um líquido selante é colocado dentro do pneu;
- Ele permanece em estado líquido e, se houver um pequeno furo, o selante preenche e veda o buraco instantaneamente.
Resumo: Por que o ar não vaza?
- O ar fica retido graças à combinação de:
- Borracha interna vedante;
- Encaixe hermético do talão no aro;
- Pressão interna mantendo tudo no lugar;
- (Opcional) Selante líquido que corrige pequenos vazamentos.