Pular para o conteúdo
Início » Revista mecânica: como funciona a engenharia do pneu sem câmera? como ar não vaza?

Revista mecânica: como funciona a engenharia do pneu sem câmera? como ar não vaza?

Pneus sem câmara (ou pneus tubeless) funcionam com um sistema de vedação inteligente e preciso que impede o vazamento de ar.

Tábata Miyuki

Revista mecânica – Tábata Miyuki – Colunista

Como é a engenharia de um pneu sem câmara?

Revista mecânica: como funciona a engenharia do pneu sem câmera? como ar não vaza?
Revista mecânica: como funciona a engenharia do pneu sem câmera? como ar não vaza?
  1. Vedação da parede do pneu:
    • O pneu tubeless tem uma camada interna de borracha especial (geralmente butílica) que é muito mais densa que a borracha externa;
    • Essa camada interna atua como vedante de ar, substituindo a função da câmara.
  2. Assento hermético com o aro (bead):
    • A borda do pneu (chamada de talão ou bead) é projetada para encaixar perfeitamente na flange do aro da roda;
    • O talão é geralmente reforçado com fios de aço ou Kevlar para garantir um encaixe forte e hermético;
    • Quando o pneu é inflado, a pressão do ar força o talão contra o aro, selando o pneu mecanicamente e por pressão.
  3. Aro compatível (tubeless-ready):
    • Os aros usados com pneus tubeless têm um design especial com um “gancho” e uma parede interna mais alta, que ajuda a manter o talão encaixado e selado;
    • Alguns aros têm uma camada de fita vedante sobre os furos dos raios, para evitar vazamentos de ar por ali.
  4. Selante líquido (opcional, mas comum):
    • Em muitos casos, um líquido selante é colocado dentro do pneu;
    • Ele permanece em estado líquido e, se houver um pequeno furo, o selante preenche e veda o buraco instantaneamente.

Resumo: Por que o ar não vaza?

  • O ar fica retido graças à combinação de:
    • Borracha interna vedante;
    • Encaixe hermético do talão no aro;
    • Pressão interna mantendo tudo no lugar;
    • (Opcional) Selante líquido que corrige pequenos vazamentos.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcações:
Revista mecânica: como funciona a engenharia do pneu sem câmera? como ar não vaza?