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Porsche 356B ano 1959 versão 2000 GS ficha técnica e catálogo de cores

Porsche 356B ano 1959 versão 2000 GS ficha técnica e catálogo de cores

O Porsche 356B 2000 GS, também conhecido como Carrera 2, é uma das versões mais especiais e potentes da linha 356, e embora o nome “356B” seja normalmente associado ao início da produção ao ano de 1960.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica Porsche – Tábata Miyuki – Colunista

Mas no segundo semestre de 1959 as primeiras unidades chegaram nas concessionárias. 1959: Transição entre 356A e 356B

Portanto, se um carro for um 356B de “1959”, provavelmente é um dos primeiros produzidos, tecnicamente considerado ano-modelo 1960.

Em 1959, a Porsche estava na transição do modelo 356A para o 356B. O 356B foi oficialmente lançado em setembro de 1959, como modelo 1960.

O motor “Fuhrmann” (nome do engenheiro Ernst Fuhrmann) era altamente sofisticado para a época, com comando duplo no cabeçote e virabrequim especial.

Era basicamente um motor de corrida adaptado para uso em estrada, derivado do 550 Spyder.

Ficha Técnica Porsche 356B versão 2000 GS ano 1959

Motorização

  • Tipo: 4 cilindros opostos (boxer), refrigerado a ar;
  • Código do motor: Type 587/1 (motor Fuhrmann);
  • Capacidade cúbica: 1.966 cm³ (2,0 litros);
  • Diâmetro x Curso: 92 mm × 74 mm;
  • Comando de válvulas: DOHC por cabeçote (4 árvores de comando no total), acionadas por engrenagens e correntes;
  • Taxa de compressão: 9,8:1;
  • Potência máxima: 130 cv (DIN) a 6.200 rpm;
  • Torque máximo: Aproximadamente 174 Nm a 5.000 rpm;
  • Alimentação: 2 carburadores Solex 40PII-4 (duplos);
  • Lubrificação: Cárter seco, com radiador de óleo adicional.

Transmissão

  • Câmbio: Manual, 4 marchas sincronizadas;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Chassi e Suspensão

  • Estrutura: Monobloco em aço;
  • Suspensão dianteira: Independente, com barras de torção, braços oscilantes e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Independente com semi-eixos oscilantes, barras de torção e amortecedores telescópicos.

Freios

  • Tipo: Freios a tambor em alumínio com aletas de ventilação (primeiras unidades); versões posteriores receberam freios a disco ATE nas quatro rodas;
  • Servofreio: Não disponível.

Dimensões

  • Comprimento: 3.950 mm;
  • Largura: 1.670 mm;
  • Altura: 1.310 mm;
  • Entre-eixos: 2.100 mm;
  • Peso: ~950 kg (varia conforme carroceria: Coupé, Cabriolet ou Roadster).

Desempenho

  • Velocidade máxima: ~210 km/h;
  • 0–100 km/h: ~9 segundos;
  • Consumo médio: ~9 a 11 km/l (dependendo do uso e afinação).

Capacidades

  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Reservatório de óleo (cárter seco): ~11 litros (incluindo linhas e radiador)

Versões de Carroceria Disponíveis

  • Coupé (by Reutter);
  • Cabriolet (by Reutter);
  • Roadster (by Drauz ou D’Ieteren, em menor número).

Curiosidades

  • Foi o primeiro Porsche de rua com motor 2.0 litros;
  • Era praticamente um carro de corrida homologado para rua;
  • Por sua complexidade mecânica, o motor Fuhrmann exige manutenção especializada, é altamente valorizado por colecionadores.
Catálogo de cores

Cores Sólidas: Nome da Cor Código Porsche

  • Silver Metallic 6006;
  • Black 6001;
  • Ivory 6004;
  • Heron Grey 6007;
  • Fjord Green 6010;
  • Slate Grey 6001A;
  • Ruby Red 6002;
  • Condor Yellow 6011;
  • Oslo Blue 6003;
  • Aetna Blue 6008;
  • Aquamarine Blue 6012;
  • Smyrna Green 6013;

Cores Especiais ou sob encomenda: Porsche também oferecia cores personalizadas ou “Paint to Sample” (especialmente em modelos como o Carrera 2), mediante solicitação especial.

Fotos de Carros
Ficha Técnica Porsche

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