O Porsche 356B 2000 GS, também conhecido como Carrera 2, é uma das versões mais especiais e potentes da linha 356, e embora o nome “356B” seja normalmente associado ao início da produção ao ano de 1960.

Ficha Técnica Porsche – Tábata Miyuki – Colunista
Mas no segundo semestre de 1959 as primeiras unidades chegaram nas concessionárias. 1959: Transição entre 356A e 356B
Portanto, se um carro for um 356B de “1959”, provavelmente é um dos primeiros produzidos, tecnicamente considerado ano-modelo 1960.
Em 1959, a Porsche estava na transição do modelo 356A para o 356B. O 356B foi oficialmente lançado em setembro de 1959, como modelo 1960.

O motor “Fuhrmann” (nome do engenheiro Ernst Fuhrmann) era altamente sofisticado para a época, com comando duplo no cabeçote e virabrequim especial.
Era basicamente um motor de corrida adaptado para uso em estrada, derivado do 550 Spyder.
Ficha Técnica Porsche 356B versão 2000 GS ano 1959
Motorização
- Tipo: 4 cilindros opostos (boxer), refrigerado a ar;
- Código do motor: Type 587/1 (motor Fuhrmann);
- Capacidade cúbica: 1.966 cm³ (2,0 litros);
- Diâmetro x Curso: 92 mm × 74 mm;
- Comando de válvulas: DOHC por cabeçote (4 árvores de comando no total), acionadas por engrenagens e correntes;
- Taxa de compressão: 9,8:1;
- Potência máxima: 130 cv (DIN) a 6.200 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 174 Nm a 5.000 rpm;
- Alimentação: 2 carburadores Solex 40PII-4 (duplos);
- Lubrificação: Cárter seco, com radiador de óleo adicional.

Transmissão
- Câmbio: Manual, 4 marchas sincronizadas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Chassi e Suspensão
- Estrutura: Monobloco em aço;
- Suspensão dianteira: Independente, com barras de torção, braços oscilantes e amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Independente com semi-eixos oscilantes, barras de torção e amortecedores telescópicos.

Freios
- Tipo: Freios a tambor em alumínio com aletas de ventilação (primeiras unidades); versões posteriores receberam freios a disco ATE nas quatro rodas;
- Servofreio: Não disponível.
Dimensões
- Comprimento: 3.950 mm;
- Largura: 1.670 mm;
- Altura: 1.310 mm;
- Entre-eixos: 2.100 mm;
- Peso: ~950 kg (varia conforme carroceria: Coupé, Cabriolet ou Roadster).
Desempenho
- Velocidade máxima: ~210 km/h;
- 0–100 km/h: ~9 segundos;
- Consumo médio: ~9 a 11 km/l (dependendo do uso e afinação).

Capacidades
- Tanque de combustível: 50 litros
- Reservatório de óleo (cárter seco): ~11 litros (incluindo linhas e radiador)
Versões de Carroceria Disponíveis
- Coupé (by Reutter);
- Cabriolet (by Reutter);
- Roadster (by Drauz ou D’Ieteren, em menor número).

Curiosidades
- Foi o primeiro Porsche de rua com motor 2.0 litros;
- Era praticamente um carro de corrida homologado para rua;
- Por sua complexidade mecânica, o motor Fuhrmann exige manutenção especializada, é altamente valorizado por colecionadores.
Catálogo de cores

Cores Sólidas: Nome da Cor Código Porsche
- Silver Metallic 6006;
- Black 6001;
- Ivory 6004;
- Heron Grey 6007;
- Fjord Green 6010;
- Slate Grey 6001A;
- Ruby Red 6002;
- Condor Yellow 6011;
- Oslo Blue 6003;
- Aetna Blue 6008;
- Aquamarine Blue 6012;
- Smyrna Green 6013;
Cores Especiais ou sob encomenda: Porsche também oferecia cores personalizadas ou “Paint to Sample” (especialmente em modelos como o Carrera 2), mediante solicitação especial.

