Um dos muscle cars mais nervosos da era dourada dos anos 1960 e 1970 nos Estados Unidos. Lançado como concorrente direto do Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Pontiac Firebird.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
O Challenger foi a resposta da Dodge para o segmento dos pony cars, mas com uma pegada mais agressiva e orientada à performance. A versão R/T (Road/Track) e, em especial, o motor 440 Six Pack, colocaram esse carro no topo da lista dos mais desejados.

Ficha Técnica carros
Informações Gerais
- Modelo: Dodge Challenger R/T;
- Ano: 1970;
- Montadora: Dodge (Chrysler Corporation);
- Plataforma: Chrysler E-body;
- Tipo de carroceria: Coupé 2 portas;
- Produção total do R/T 440 Six Pack (1970): Aprox. 1.640 unidades.
Motorização
- Código do motor: 440 Six Pack (também conhecido como “440+6”);
- Tipo: V8 a 90°;
- Deslocamento: 440 pol³ (7.2 litros / 7.210 cm³);
- Alimentação: 3 carburadores de corpo duplo Holley (Tri-Power);
- Taxa de compressão: 10,5:1;
- Potência máxima: 390 hp (395 cv) @ 4.700 rpm;
- Torque máximo: 490 lb-ft (664 Nm) @ 3.200 rpm;
- Combustível: Gasolina;
- Código de motor (fábrica): E87.
Transmissão

- Câmbio padrão: Manual de 4 marchas (A833) com alavanca Hurst “Pistol Grip”;
- Opcional: Automático TorqueFlite 727 de 3 marchas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Diferencial: Dana 60, relação geralmente 3.54:1 (opcional: Sure-Grip).
Suspensão, Freios e Direção
- Suspensão dianteira: Barras de torção, amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;
- Freios dianteiros: Discos (opcional em algumas versões);
- Freios traseiros: Tambores;
- Direção: Hidráulica opcional, padrão manual.
Dimensões
- Comprimento: 4.920 mm;
- Largura: 1.943 mm;
- Altura: 1.308 mm;
- Entre-eixos: 2.794 mm;
- Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.650 kg.
Performance (estimativas de fábrica)

- 0–60 mph (0–96 km/h): ~5,7 segundos;
- 1/4 de milha: ~13,7 segundos @ 104 mph;
- Velocidade máxima: ~220 km/h.
Curiosidades
- O “Six Pack” refere-se aos três carburadores de corpo duplo;
- Embora o 426 HEMI fosse mais potente no papel (425 hp), o 440 Six Pack era mais barato e oferecia desempenho semelhante em uso real;
- O modelo 1970 foi o primeiro ano do Dodge Challenger e teve design exclusivo com faróis duplos redondos e grade envolvente.
Catálogo de cores

Nome da Cor (Nome de Fábrica) Código Descrição
- Plum Crazy (In-Violet) FC7 Roxo metálico intenso;
- Hemi Orange EV2 Laranja vibrante;
- Top Banana FY1 Amarelo vibrante sólido;
- Go Mango EK2 Laranja avermelhado;
- Panther Pink (Moulin Rouge para Plymouth) FM3 Rosa choque;
- Sublime (Lime Light) FJ5 Verde-limão vibrante;
- Green Go (Sassy Grass) FJ6 Verde grama elétrico;
- Tor Red (Rallye Red) EV2 Vermelho intenso (similar ao Hemi Orange);
- Citron Yella FY1 Amarelo claro ácido.
Cores Sólidas/Metálicas Convencionais
Para quem queria algo menos chamativo, mas ainda elegante:

- Nome da Cor Código Descrição;
- Bright Blue Metallic EB5 Azul metálico claro;
- Dark Burnt Orange Metallic FK5 Laranja escuro metálico;
- Light Gold Metallic DY3 Dourado claro metálico;
- Dark Green Metallic F8 Verde escuro metálico;
- Light Green Metallic F4 Verde claro metálico;
- B5 Blue EB5 Azul médio metálico;
- Black TX9 Preto sólido;
- White EW1 Branco clássico;
- Silver Metallic EA4 Prata metálico.
Notas importantes:

- O capô preto fosco (hood blackout) era opcional, especialmente com o pacote R/T ou com o Shaker Hood;
- Faixas laterais e traseiras R/T podiam ser brancas, pretas ou omitidas;
- A cor Panther Pink (FM3) era a mais rara e, por um tempo, considerada “não recomendada para estoque” por alguns concessionários;
- Plum Crazy (FC7) é uma das cores mais desejadas até hoje entre colecionadores.



