O Fusca Dragster é uma versão extremamente modificada do Volkswagen Fusca, preparada para competições de arrancada (drag racing).

Fotos de Fusca – Tábata Miyuki – Colunista
Esses carros são construídos para maximizar aceleração e desempenho em pistas de 201, 402 ou até 800 metros, dependendo da categoria da competição.
Características do Fusca Dragster:
- Motor Potente – O motor original do Fusca muitas vezes é substituído por um motor maior e mais potente, podendo ser de AP (Volkswagen), Subaru, Chevrolet ou até mesmo V8s turbinados.

- Turbo ou Supercharger – Muitos Fuscas de arrancada usam turbocompressores para gerar mais potência, chegando a ultrapassar 1000 cv em alguns casos.
- Peso Reduzido – A carroceria é aliviada, com peças de fibra de carbono ou fibra de vidro, removendo componentes desnecessários para atingir o menor peso possível.
- Chassi Tubular – Para suportar a força extrema da arrancada, muitos Fuscas Drag são equipados com chassis tubulares e gaiolas de proteção.

- Transmissão Reforçada – O câmbio é modificado para suportar a potência, utilizando embreagens especiais e transmissões sequenciais ou automáticas de competição.
- Pneus Slicks Traseiros – Pneus largos e macios na traseira garantem máxima aderência no momento da largada.
Tempo de Arrancada
Um Fusca Dragster bem preparado pode fazer 0-100 km/h em menos de 2 segundos, percorrendo 402 metros em 8 segundos ou menos, dependendo da potência e tração.

Projetos e Categorias
- Fusca Turbo (AP ou Subaru) – Um dos setups mais populares no Brasil.
- Fusca Aspirado (Ar ou Água) – Motores a ar com alto giro ou AP forjados.
- Fusca com Chassi Tubular – Totalmente preparado para competições profissionais.

Os Fuscas de arrancada são famosos no Brasil, com eventos como o Drag Race e o Campeonato Brasileiro de Arrancada reunindo máquinas insanas!
Galeria de fotos











