primeiro ano de produção oficial da famosa van. Conhecida oficialmente como Volkswagen Type 2 (Tipo 2), ela foi o segundo modelo produzido pela VW após o Fusca (Type 1).

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens JK Carros
Chassi: Compartilhado com o Fusca, com modificações para maior capacidade de carga. Carroceria: Painéis retos, teto alto e desenho funcional. A produção começou em março de 1950, em Wolfsburg, Alemanha.
Catálogo de cores VW Kombi 1950
- Código Nome da Cor Descrição / Aplicação Principal
- L21 Pearl Gray Cinza pérola;
- L22 Medium Gray Cinza médio;
- L31 Dove Blue Azul pomba;
- L53 Sealing Wax Red Vermelho cera de lacre;
- L73 Chestnut Brown Marrom castanho;
- L75 Light Beige Bege claro;
- L76 Brown Beige Bege escuro;
- L82 Silver White Branco prateado (usado em rodas e para-choques).

Essas cores eram frequentemente combinadas em esquemas bicolores, com o teto e a seção inferior do veículo em tons contrastantes, especialmente nos modelos Samba e Microbus. Por exemplo, o “Sealing Wax Red” era comumente combinado com o “Chestnut Brown” ou “Pearl Gray”
Ficha Técnica VW Kombi 1950
Volkswagen Type 2 (T1) ou Kombi “Barndoor” (devido à tampa traseira grande, tipo “porta de celeiro”):
- Nome Oficial: Volkswagen Type 2 T1 (Kombi / Transporter);
- Ano de Lançamento: 1950;
- Local de Fabricação: Wolfsburg, Alemanha;
- Código Interno VW: Typ 2 T1;
- Apelido: Barndoor (1950–1955).

Dimensões
- Comprimento: 4.280 mm;
- Largura: 1.720 mm;
- Altura: 1.900 mm;
- Distância entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.050 kg (peso vazio);
- Capacidade de carga: 750 kg.
Motor
- Tipo: 4 cilindros opostos (boxer), refrigerado a ar;
- Cilindrada: 1.131 cm³ (1.1L);
- Potência: 25 cv (DIN) a 3.300 rpm;
- Torque Máximo: Aproximadamente 7,3 kgfm;
- Alimentação: Carburador;
- Código do motor: 25 hp “Type 1”;
- Refrigeração: Ar (com ventoinha).

Transmissão
- Tipo: Manual, 4 marchas;
- Tração: Traseira (RR – motor traseiro e tração traseira);
- Embreagem: Monodisco a seco;
Suspensão
- Dianteira: Eixo duplo com barras de torção;
- Traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
- Amortecedores: Telescópicos hidráulicos.

Freios
- Dianteiros: Tambor;
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico.
Direção
- Tipo: Mecânica, pinhão e cremalheira simples.
Pneus
- Medidas originais: 5.50 x 16”;
- Rodas: Aço estampado.
Desempenho (estimado)
- Velocidade Máxima: ~80 km/h;
- 0–60 km/h: ~30 segundos;
- Consumo Médio: ~10 a 12 km/l.

Capacidades
- Tanque de Combustível: 40 litros;
- Óleo do Motor: ~2,5 litros;
- Ocupantes: 2 (furgão) a até 8 (versão Kombi passageiro).
Curiosidades
- Primeira versão foi baseada em um esboço de Ben Pon (Holanda);
- Chassi derivado do VW Fusca (Type 1);
- A porta lateral deslizante só seria introduzida anos depois (na década de 1960);
- As primeiras unidades tinham janelas divididas (split window) e faróis mais baixos.
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