Em 1950, a produção em série começou a ganhar força, agora na fábrica da Reutter em Stuttgart-Zuffenhausen, na Alemanha (os primeiros modelos haviam sido feitos em Gmünd, na Áustria, de forma mais artesanal).

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens JK Carros
Outra mudança importante que a marca adotou para a década de 1950, além da nova estrutura para produção em massa, foi a nova carroceria em aço, dando ao carro uma melhor distribuição de peso.
O modelo agora deixa para trás os motores do VW Fusca, que eram adaptados para competição e equipavam os Porsches.
Ferry Porsche e sua equipe. criam um novo motor, mas ainda com base no Volkswagen, o 4 cilindros opostos (flat-four), agora com potência até 1.3L 46 cv, e velocidade final de 140 km/h.

Em 1950, a Porsche produziu 298 unidades do Porsche 356, um aumento de significativo em relação a poucos mais de 50 unidades vendidas em 1948.
Catálogo de cores
O catálogo de cores do Porsche 356 do ano de 1950, conhecido como modelo “Pre-A”, incluía uma variedade de tonalidades clássicas que refletiam o estilo da época.
As cores disponíveis para o Porsche 356 em 1950 incluíam:
- Branco;
- Marrom (Maroon);
- Azul Claro Speedster (Speedster Light Blue);
- Cinza Prata Peixe Metálico (Fish Silver Grey Metallic);
- Cinza Prata (Silver Grey);
- Vermelho Sinal (Signal Red);
- Vermelho Turco (Turkish Red);
- Preto;
- Vermelho Morango (Strawberry Red);
- Azul Azur (Azur Blue);
- Azul Adriático Metálico (Adria Blue Metallic).

Ficha Técnica Porsche 356 ano 1950 motor 1.3
Porsche 356 (1950) – Motor 1.3
Informações Gerais
- Modelo: Porsche 356/2 Coupé;
- Ano de fabricação: 1950;
- País de origem: Alemanha;
- Produção: Cerca de 369 unidades construídas entre 1948 e 1951 (em Gmünd, Áustria, depois na Alemanha);
- Carroceria: Coupé (também havia versão conversível);
- Designer: Erwin Komenda;
- Chassi: Estrutura tubular com carroceria em alumínio (nas primeiras unidades);
- Peso: Aproximadamente 770 kg.

Motorização
- Motor: 1.3 litros (1286 cm³) boxer, 4 cilindros opostos (flat-four);
- Código do motor: Normalmente derivado do motor VW, modificado por Porsche;
- Alimentação: Carburador (duplo Solex ou similar);
- Potência máxima: Aproximadamente 44 cv (33 kW) a 4000 rpm;
- Torque máximo: ~80 Nm (aproximadamente);
- Taxa de compressão: ~6.5:1;
- Refrigeração: A ar.
Transmissão
- Tipo: Manual, 4 marchas;
- Tração: Traseira (RWD).

Desempenho
- Velocidade máxima: Cerca de 140 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: Aproximadamente 23–25 segundos (estimado).
Suspensão & Freios
- Suspensão dianteira: Independente, com barras de torção e braços oscilantes;
- Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
- Freios: Tambor nas quatro rodas.
Dimensões
- Comprimento: ~3950 mm;
- Largura: ~1670 mm;
- Altura: ~1320 mm;
- Entre-eixos: ~2100 mm;
- Tanque de combustível: ~50 litros.

Curiosidades
- Primeiras unidades foram feitas artesanalmente na cidade de Gmünd, na Áustria;
- A carroceria era feita em alumínio, mas a produção em série passou a ser em aço a partir de 1950/51;
- Considerado o primeiro carro de produção da Porsche;
- Extremamente leve e com excelente aerodinâmica para a época.
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