A Porsche produziu e vendeu aproximadamente 1.410 unidades do Porsche 356 em 1952, incluindo as primeiras exportações para os Estados Unidos.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens JK Carros
Em 1952, o 356 ainda era feito na carroceria “pré-A”, com formas mais arredondadas e pequenas janelas. Nessa época, a Porsche estava se consolidando como marca independente, mas ainda muito ligada à Volkswagen em soluções técnicas.
Em 1952, o Porsche 356 estava disponível basicamente nas seguintes versões:
- 356 Coupé
(carroceria fechada, a versão mais popular); - 356 Cabriolet
(versão conversível, com teto de lona, mais luxuosa); - 356 America Roadster
(uma versão super leve, feita especialmente para o mercado americano — bem rara, apenas 16 unidades produzidas em 1952).

Esses carros usavam o famoso motor flat-4 refrigerado a ar, com opções de potência variando entre 40 e 60 cv dependendo da versão. Apesar do motor 1500 chegar só por volto dos anos 1953 e 1954, já existiam kits da própria marca que transformavam os motores 1300 e algo próximo de um motor 1500.
Catálogo de cores Porsche 356 1952
- Azure Blue (Azurblau) – Código 522;
- Fish Silver Grey – Código 505;
- Strawberry Red – Não possui código oficial conhecido;
- Sand Grey – Código 527.
Essas cores eram frequentemente combinadas com interiores em tons contrastantes, como vermelho, azul-marinho ou cinza-claro, criando combinações sofisticadas e harmoniosas.

Ficha Técnica Porsche 356 ano 1952 motor 1300
- Modelo: Porsche 356;
- Ano: 1952;
- Fabricação: Porsche AG, Alemanha;
- Carroceria: Coupé / Cabriolet (dependendo da versão);
- Designer: Erwin Komenda.
Motor
- Tipo: 4 cilindros opostos (boxer), refrigerado a ar;
- Código do motor: 506 (para a versão 1300);
- Cilindrada: 1.286 cm³;
- Diâmetro x Curso: 80 mm x 74 mm;

- Potência máxima: Aproximadamente 44 cv (32 kW) @ 4.200 rpm;
- Torque máximo: ~87 Nm;
- Taxa de compressão: 6,5:1;
- Alimentação: Carburador duplo Solex;
- Distribuição: OHV (válvulas no cabeçote).
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas;
- Tração: Traseira (RWD).

Suspensão
- Dianteira: Eixo dianteiro de barras de torção com braços tubulares (tipo VW);
- Traseira: Eixo oscilante, barras de torção;
- Amortecedores: Hidráulicos.
Freios
- Tipo: Tambor nas quatro rodas.
Dimensões
- Comprimento: 3.950 mm;
- Largura: 1.660 mm;
- Altura: 1.300 mm;
- Entre-eixos: 2.100 mm;
- Peso: Aproximadamente 770 kg.

Desempenho
- Velocidade máxima: Cerca de 140 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: Aproximadamente 20 segundos.
Consumo (estimado)
- Consumo médio: 10–12 km/l;
Outras características
- Chassi: Monobloco em aço;
- Direção: Mecânica;
- Pneus: 5.00-16;
- Capacidade do tanque: 50 litros.
Galeria de Fotos








