Ele representa uma das primeiras fases da Porsche como fabricante independente e já mostrava muitas das características que se tornariam marcas registradas dos carros da empresa.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens JK Carros
Número de unidades produzidas em 1951: Cerca de 1.239 (estimativa). No mesmo ano se inicia os primeiros projetos Speedsters mas ainda na prancheta, que chegariam depois.
No mesmo ano foi um dos primeiros Porsches a serem exportados para os EUA de maneira oficial pela marca. É o começo do reconhecimento internacional da marca.
Outro início de projeto, que começou nos estúdios Porsche em 1951, foi o desenho e os cálculos para o primeiro motor Porsche 1500 de 60 cv, que chegaria nas concessionárias nos anos seguintes.

Catálogo de cores Porsche 356 1951
- Nome da Cor Código de Pintura Descrição
- Fish Silver Grey 505 Prata metálico claro, uma das cores mais populares da época;
- Pascha Red — Vermelho intenso, clássico e esportivo;
- Maroon 503 Vinho escuro, elegante e sofisticado;
- Radium Green 510 Verde vibrante com tons metálicos;
- Palm Green 526 Verde mais escuro e discreto, com acabamento sólido;
- Azure Blue — Azul claro e suave, típico dos modelos Pre-A;
Essas cores eram aplicadas com tinta à base de laca, comum na indústria automotiva da época. A escolha da cor podia variar conforme o mercado e o pedido do cliente, e algumas tonalidades eram mais comuns em determinados modelos, como o cupê ou o cabriolet.

Ficha Técnica Porsche 356 1951
Informações Gerais
- Marca: Porsche;
- Modelo: 356;
- Ano: 1951;
- Versão: 1300 (motor de 1.3 litros);
- País de origem: Alemanha;
- Tipo de carroceria: Coupé / Cabriolet (ambos disponíveis);
- Número de portas: 2;
- Produção aproximada em 1951: Cerca de 1.239 unidades.

Motorização
- Código do motor: Tipo 506;
- Tipo: 4 cilindros opostos (boxer), refrigerado a ar;
- Cilindrada: 1.286 cm³ (1.3 litros);
- Alimentação: Carburador;
- Potência máxima: 44 cv (32 kW) @ 4.200 rpm;
- Torque máximo: Aprox. 73 Nm;
- Taxa de compressão: 6.5:1;
- Posição do motor: Traseira longitudinal;
- Distribuição: Válvulas no cabeçote (OHV).

Transmissão
- Câmbio: Manual, 4 marchas;
- Tração: Traseira (RWD).
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 135 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 19 segundos.
Suspensão
- Dianteira: Independente, com barra de torção e braços oscilantes;
- Traseira: Eixo oscilante com barra de torção.

Freios
- Dianteiros: Tambor;
- Traseiros: Tambor.
Dimensões
- Comprimento: 3.950 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.100 mm;
- Peso: Cerca de 760 kg.
Pneus e Rodas
- Pneus originais: 5.00-16;
- Rodas: Aço estampado com calotas.

Capacidades
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Porta-malas (dianteiro): Pequeno, limitado pelo estepe e tanque.
Outros detalhes
- Chassi: Monobloco (em chapa de aço);
- Estilo da carroceria: Desenhado por Erwin Komenda;
- Designer geral: Ferry Porsche.
