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Fotos de carros Fusca 1953 e ficha técnica

Fotos de carros Fusca 1953 e ficha técnica

O número oficial de Fuscas vendidos no Brasil em 1953 foi de cerca de 30 unidades, montados emplacados e comercializados.

Tábata Miyuki

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens JK Carros

Ainda no sistema chamado “CKD” (com peças importadas da Alemanha e montadas aqui), no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Só em 1959 a produção nacional de Fuscas começou de verdade, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Nessa época que o números de unidades vendidas começaram a crescer.

Catálogo de cores

Em 1953, o Fusca vinha com algumas opções de cores bem específicas, principalmente porque era ainda o período pós-guerra, onde a produção era mais limitada. Abaixo estão as principais cores oficiais para o modelo 1953:

  • L11 Pastel Green (Verde Pastel);
  • L19 Atlantic Blue (Azul Atlântico);
  • L21 Pearl Gray (Cinza Pérola);
  • L41 Black (Preto);
  • L35 Blue (Azul);
  • L36 Azure Blue (Azul Celeste);
  • L37 Medium Blue (Azul Médio);
  • L54 Poppy Red (Vermelho Papoula);
  • L55 Maroon Red (Vermelho Escuro).

Essas eram as cores disponíveis principalmente para o modelo Standard e Deluxe. O acabamento também variava:

Os Fuscas mais simples tinham para choques e frisos em preto ou niquelado, enquanto os “Luxo” tinham cromo. Unidades para serviços públicos poderiam receber pintura estilo saia e blusa, preto e vermelho, preto e branco ou vermelho e branco.

Ficha Técnica Fusca 1953

Dados Mecânicos

  • Motor: Boxer (cilindros opostos), 4 cilindros refrigerado a ar;
  • Cilindrada: 1.131 cm³ (1.1 litros);
  • Potência: 25 cv a 3.300 rpm;
  • Torque Máximo: Aproximadamente 7 kgfm a 2.000 rpm;
  • Alimentação: Carburador simples;
  • Combustível: Gasolina;
  • Distribuição: Válvulas no cabeçote (OHV);
  • Refrigeração: Ar forçado (sem radiador de água).

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas (não sincronizado nas 1ª e 2ª marchas);
  • Tração: Traseira.

Suspensão

  • Dianteira: Eixo duplo com barras de torção e amortecedores hidráulicos;
  • Traseira: Eixo oscilante com barra de torção e amortecedores hidráulicos.

Freios

  • Freios dianteiros: A tambor;
  • Freios traseiros: A tambor;
  • Sistema: Hidráulico.

Dimensões

  • Comprimento: 4.070 mm;
  • Largura: 1.540 mm;
  • Altura: 1.500 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Peso: Aproximadamente 750 kg;
  • Porta-malas: Pequeno, localizado na frente (capô dianteiro).

Capacidades

  • Tanque de combustível: 40 litros;
  • Consumo médio: Cerca de 10 a 12 km/l.

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 100 km/h;
  • Aceleração 0-80 km/h: Cerca de 25 segundos.

Características Estéticas

  • Vidro traseiro dividido (apelidado de “split window”) – exclusivo dos modelos de 1953 e anteriores;
  • Para-choques simples (sem protetores de impacto, dependendo da versão);
  • Interior simples, com mostradores básicos e bancos em estilo “banco corrido” nos primeiros anos;
  • Rodas de aço com calotas cromadas;
  • Faróis redondos com lente tipo “pé de boi”.

Curiosidades

  • O modelo 1953 é muito valorizado entre colecionadores, especialmente por ainda ter o “split window”.

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