O número oficial de Fuscas vendidos no Brasil em 1953 foi de cerca de 30 unidades, montados emplacados e comercializados.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens JK Carros
Ainda no sistema chamado “CKD” (com peças importadas da Alemanha e montadas aqui), no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Só em 1959 a produção nacional de Fuscas começou de verdade, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Nessa época que o números de unidades vendidas começaram a crescer.

Catálogo de cores
Em 1953, o Fusca vinha com algumas opções de cores bem específicas, principalmente porque era ainda o período pós-guerra, onde a produção era mais limitada. Abaixo estão as principais cores oficiais para o modelo 1953:
- L11 Pastel Green (Verde Pastel);
- L19 Atlantic Blue (Azul Atlântico);
- L21 Pearl Gray (Cinza Pérola);
- L41 Black (Preto);
- L35 Blue (Azul);
- L36 Azure Blue (Azul Celeste);
- L37 Medium Blue (Azul Médio);
- L54 Poppy Red (Vermelho Papoula);
- L55 Maroon Red (Vermelho Escuro).

Essas eram as cores disponíveis principalmente para o modelo Standard e Deluxe. O acabamento também variava:
Os Fuscas mais simples tinham para choques e frisos em preto ou niquelado, enquanto os “Luxo” tinham cromo. Unidades para serviços públicos poderiam receber pintura estilo saia e blusa, preto e vermelho, preto e branco ou vermelho e branco.
Ficha Técnica Fusca 1953
Dados Mecânicos
- Motor: Boxer (cilindros opostos), 4 cilindros refrigerado a ar;
- Cilindrada: 1.131 cm³ (1.1 litros);
- Potência: 25 cv a 3.300 rpm;
- Torque Máximo: Aproximadamente 7 kgfm a 2.000 rpm;
- Alimentação: Carburador simples;
- Combustível: Gasolina;
- Distribuição: Válvulas no cabeçote (OHV);
- Refrigeração: Ar forçado (sem radiador de água).

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (não sincronizado nas 1ª e 2ª marchas);
- Tração: Traseira.
Suspensão
- Dianteira: Eixo duplo com barras de torção e amortecedores hidráulicos;
- Traseira: Eixo oscilante com barra de torção e amortecedores hidráulicos.

Freios
- Freios dianteiros: A tambor;
- Freios traseiros: A tambor;
- Sistema: Hidráulico.
Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.540 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: Aproximadamente 750 kg;
- Porta-malas: Pequeno, localizado na frente (capô dianteiro).

Capacidades
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Consumo médio: Cerca de 10 a 12 km/l.
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 100 km/h;
- Aceleração 0-80 km/h: Cerca de 25 segundos.
Características Estéticas
- Vidro traseiro dividido (apelidado de “split window”) – exclusivo dos modelos de 1953 e anteriores;
- Para-choques simples (sem protetores de impacto, dependendo da versão);
- Interior simples, com mostradores básicos e bancos em estilo “banco corrido” nos primeiros anos;
- Rodas de aço com calotas cromadas;
- Faróis redondos com lente tipo “pé de boi”.

Curiosidades
- O modelo 1953 é muito valorizado entre colecionadores, especialmente por ainda ter o “split window”.
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