Conhecido como Volkswagen Type 1, Volkswagen sedan, ou VW Beetle, que foi um dos primeiros modelos do icônico Fusca a chegar ao mercado com produção regular no pós-guerra.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens JK Carros
Essa versão ainda mantinha muitas das características dos modelos da década de 1940. E 1951 foram vendidos 11 unidades.
Catálogo de Cores do Fusca em 1951
- L11 – Pastel Green (Verde Pastel);
- L13 – Medium Green (Verde Médio);
- L14 – Reseda Green (Verde Reseda);
- L19 – Atlantic Blue (Azul Atlântico) – exclusivo para modelos conversíveis;
- L21 – Pearl Gray (Cinza Pérola);
- L23 – Silver Gray (Cinza Prata);

- L31 – Dove Blue (Azul Pomba);
- L32 – Dark Blue (Azul Escuro);
- L36 – Azure Blue (Azul Celeste);
- L37 – Medium Blue (Azul Médio);
- L41 – Black (Preto);
- L70 – Medium Brown (Marrom Médio);
- L73 – Chestnut Brown (Marrom Castanho);
- L81 – Parchment White (Branco Pergaminho);
- L87 – Pearl White (Branco Pérola);
- L90 – Sand Beige (Bege Areia).
Essas cores eram aplicadas com tinta à base de nitrocelulose, típica dos veículos da época, conferindo um acabamento característico aos modelos padrão.

Ficha Técnica Fusca 1951
Motor
- Tipo: Boxer (cilindros opostos), 4 cilindros, refrigerado a ar;
- Cilindrada: 1.131 cm³ (1.1 litro);
- Potência: 25 cv (DIN) a 3.300 rpm;
- Torque: Aproximadamente 7 kgfm;
- Alimentação: Carburador Solex de corpo simples;
- Combustível: Gasolina.

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (não sincronizadas nas primeiras versões);
- Tração: Traseira (motor traseiro).
Suspensão
- Dianteira: Eixo duplo com barras de torção e amortecedores hidráulicos;
- Traseira: Semi-eixos oscilantes com barras de torção.

Freios
- Tipo: Tambor nas quatro rodas (sem assistência).
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço estampado, 16 polegadas (aro alto);
- Pneus: 5.00 x 16 (perfil alto).
Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.540 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: Aproximadamente 750 kg.

Desempenho
- Velocidade máxima: Cerca de 105 km/h;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Mais de 30 segundos;
- Consumo médio: 10 a 12 km/l (estimado).
Outros Detalhes
- Chassi: Plataforma com carroceria soldada;
- Elétrica: 6 volts;
- Vidros: Planos (parabrisa dividido até 1952);
- Porta-malas: Localizado na frente, com estepe e tanque de combustível (40 litros);
- Estilo: 2 portas, com design arredondado característico;
- Para-choques: Estilo “bigode” com ponteiras cromadas.
Galeria de Fotos








