Pular para o conteúdo
Início » Fotos de carros Fusca 1950 e ficha técnica

Fotos de carros Fusca 1950 e ficha técnica

Fotos de carros de Fusca 1950 e ficha técnica

Estamos falando da era bem clássica da Volkswagen, quando o carro ainda era chamado oficialmente de Volkswagen Type 1 ou Volkswagen Sedan.

Tábata Miyuki

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens JK Carros

Estimasse que pouco mais de 10 unidades foram comercializadas no Brasil neste ano, importadas da Alemanha.

Essa versão ainda trazia várias características que remetem ao projeto original da década de 1930. Volkswagen Fusca 1950 (Tipo 1 – Split Window):

Catálogo de cores em 1950

Cores Externas Originais:

  1. L41 – Preto (Black);
  2. L11 – Beije Pastel (Pastel Beige);
  3. L19 – Gris Marfim (Ivory Grey);
  4. L21 – Cinza Pérola (Pearl Grey) – Introduzida em meados de 1950;
  5. L22 – Azul Médio (Medium Blue) – Rara, aplicada em poucos modelos;
  6. L37 – Azul Ártico (Arctic Blue) – Também em tiragem muito limitada.

Detalhes:

  • A maior parte dos Fuscas saía de fábrica em preto (L41), especialmente os destinados à exportação;
  • As cores claras como o Ivory Grey (L19) eram comuns na Europa;
  • O acabamento era simples, com para-choques cromados e rodas geralmente pintadas em cores combinando ou contrastantes sutis.
Ficha Técnica Fusca 1950

Motorização

  • Motor: 1.1L (1100 cc) Boxer, 4 cilindros opostos (arrefecido a ar);
  • Cilindrada: 1.131 cm³;
  • Potência: 25 cv (DIN) a 3.300 rpm;
  • Torque: Aproximadamente 7 kgf.m a 2.000 rpm;
  • Alimentação: Carburador Solex 26 VFIS;
  • Combustível: Gasolina;
  • Arrefecimento: A ar;
  • Posição do motor: Traseiro longitudinal.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas, sem sincronização na 1ª;
  • Tração: Traseira (RR – motor e tração traseiros);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Dimensões

  • Comprimento: 4.070 mm;
  • Largura: 1.550 mm;
  • Altura: 1.500 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.170 / 1.170 mm;
  • Peso: 750 kg (em média);

Suspensão e Freios

  • Dianteira: Independente com barras de torção;
  • Traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
  • Freios: A tambor nas quatro rodas, sistema mecânico (não hidráulico nas versões iniciais);
  • Direção: Mecânica, com volante de 2 raios.

Consumo

  • Médio: Cerca de 11 a 13 km/l (gasolina).

Capacidades

  • Tanque de combustível: 40 litros;
  • Óleo do motor: 2,5 litros;
  • Porta-malas (dianteiro): ~130 litros.

Desempenho

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 100 km/h;
  • 0 a 100 km/h: ~55 segundos (estimado);
  • Relação peso/potência: ~30 kg/cv.

Detalhes icônicos do Fusca 1950:

  • Janelas traseiras ovais divididas (Split Window) — substituídas em 1953 pela janela oval única;
  • Pisca no para-lama dianteiro (semafóricos) — luzes de seta retráteis nas colunas B;
  • Interior super minimalista, com painel metálico e velocímetro único;
  • Para-choques simples e cromados, com “bigodes” e sem protetores emborrachados;
  • Rodas aro 16 com calotas cromadas pequenas.

Galeria de Fotos

Fotos de Carros
Fotos de Carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *