Em 1990 mesmo com a chegada dos importados, e a ascensão dos modelos Fiat Uno e Volkswagen Gol, o Chevrolet Monza ainda foi o 3º carro mais vendido em solo brasileiros com 54.984 unidades emplacadas.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Franz veículos antigos
A geração quadrada do Monza entre as carrocerias hatch e sedan, vendeu entre os anos de 1982 e 1990 571.920 unidades, um número impressionante para um modelo de alto custo.
Catálogo de cores linha Chevrolet Monza ano 1990
O catálogo de cores do Chevrolet Monza ano 1990 incluía uma variedade de opções sólidas, metálicas e perolizadas.
Refletindo as tendências da época e os diferentes acabamentos disponíveis nas versões SL, SL/E, Classic SE e na série especial 500 EF.

Cores disponíveis para o Monza 1990
Cores sólidas
- Branco Mahler;
- Preto Liszt;
- Vermelho Naval I;
- Vermelho Carena;
Cores metálicas
- Azul Lorrain;
- Azul Ticiano;
- Azul Turner;
- Azul Vandyke;

- Bege El Greco;
- Cinza Baudry;
- Cinza Monet;
- Prata Huet;
- Prata Rodin;
- Verde Rousseau;
- Verde West;
- Vermelho Rembrandt;
- Vermelho Breton;
- Prata Escuna;
- Verde Esquadro;
- Vermelho Radar;
- Cinza Cirrus;
- Verde Náutico;

Cores perolizadas
- Vermelho Goya;
- Azul Almirante;
- Cinza Blanc;
- Vermelho Leme;
- Vermelho Naval;
- Azul Dársena;
- Azul Enseada;

- Verde Regata;
- Cinza Pontal;
- Vermelho Boreal;
- Vermelho Clíper;
- Azul Comodoro;
- Azul Armador;
- Vermelho Iate.

Além dessas, há menções específicas a tons de cinza utilizados em 1990, como Cinza Tório metálico e Cinza Berílio metálico, bem como cores de anos anteriores que ainda eram aplicadas, como Cinza Escuro metálico (1989) e Cinza Nimbus metálico (1988).
A série limitada Monza Classic SE 500 EF, lançada em 1990 em homenagem ao piloto Emerson Fittipaldi, foi oferecida em duas cores exclusivas: Verde escuro metálico e vermelho perolizado.
Essa versão marcou a introdução oficial da injeção eletrônica na linha Monza e apresentava detalhes diferenciados, como frisos e emblemas específicos.

Ficha Técnica Chevrolet Monza SL/E 2.0 1990
Informações Gerais
- Fabricante: Chevrolet do Brasil (subsidiária da General Motors);
- Modelo: Monza SL/E;
- Ano/modelo: 1990;
- Versão: SL/E – intermediária (acima da SL e abaixo da Classic SE e EFI);
- Carroceria: Sedan (alguns consideram “fastback”, mas é oficialmente sedan);
- Número de portas: 2;
- Combustível: Gasolina;
- Origem: Nacional (fabricado em São Caetano do Sul – SP).

Motorização
- Código do motor: Família II – 2.0;
- Tipo: 4 cilindros em linha, gasolina;
- Aspiração: Natural;
- Posição: Dianteiro, longitudinal;
- Cilindrada: 1.998 cm³;

- Diâmetro x Curso: 86 mm x 86 mm (motor quadrado);
- Taxa de compressão: 8,5:1;
- Alimentação: Carburador simples (Solex 2E ou Brosol H 40/44);
- Potência máxima: 110 cv (cavalos-vapor) a 5.200 rpm;
- Torque máximo: 17,3 kgfm a 2.600 rpm;
- Sistema de ignição: Eletrônica com distribuidor;
- Sistema de arrefecimento: Líquido, com radiador e ventilador.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 5 marchas (F17);
- Tração: Dianteira (FWD);
- Embreagem: Monodisco a seco, acionamento mecânico.

Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.370 mm;
- Largura: 1.670 mm;
- Altura: 1.360 mm;
- Entre-eixos: 2.520 mm;
- Peso em ordem de marcha: 1.050 kg (aprox.);
- Capacidade do porta-malas: 448 litros;
- Tanque de combustível: 55 litros;
- Capacidade para 5 ocupantes.

Desempenho e Consumo (estimado)
- Velocidade máxima: 170 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~11,5 segundos.
- Consumo médio:
- Cidade: 8–9 km/l;
- Estrada: 11–13 km/l.
Suspensão, Freios e Pneus
- Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson, molas helicoidais, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Eixo de torção com molas helicoidais;
- Freios dianteiros: A disco ventilado;
- Freios traseiros: A tambor;
- Direção: Mecânica (hidráulica opcional);
- Rodas: Aço 5,5J x 13″ (liga leve opcional);
- Pneus originais: 165/80 R13.

Equipamentos de Série (SL/E 2p – 1990)
- Painel completo com conta-giros;
- Relógio digital;
- Volante de 4 raios exclusivo SL/E;
- Retrovisores externos com controle interno manual;
- Ar quente;
- Luz de cortesia com temporizador;
- Vidros verdes;
- Acabamento interno em veludo (bancos e painéis de porta);
- Rádio AM/FM opcional;
- Roda com calotas integrais (liga leve como opcional);
- Maçanetas e retrovisores na cor preta (não pintados).
Opcionais da Época
- Ar-condicionado;
- Direção hidráulica;
- Toca-fitas ou rádio digital;
- Roda de liga leve;
- Vidros e travas elétricas (mais comuns nas versões superiores).
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