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Fotos de carros Chevrolet Monza SL/E 2.0 1990 e ficha técnica

Fotos de carros Chevrolet Monza SL/E 1990 e ficha técnica

Em 1990 mesmo com a chegada dos importados, e a ascensão dos modelos Fiat Uno e Volkswagen Gol, o Chevrolet Monza ainda foi o 3º carro mais vendido em solo brasileiros com 54.984 unidades emplacadas.

Tábata Miyuki

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Franz veículos antigos

A geração quadrada do Monza entre as carrocerias hatch e sedan, vendeu entre os anos de 1982 e 1990 571.920 unidades, um número impressionante para um modelo de alto custo.

Catálogo de cores linha Chevrolet Monza ano 1990

O catálogo de cores do Chevrolet Monza ano 1990 incluía uma variedade de opções sólidas, metálicas e perolizadas.

Refletindo as tendências da época e os diferentes acabamentos disponíveis nas versões SL, SL/E, Classic SE e na série especial 500 EF.

Cores disponíveis para o Monza 1990

Cores sólidas

  • Branco Mahler;
  • Preto Liszt;
  • Vermelho Naval I;
  • Vermelho Carena;

Cores metálicas

  • Azul Lorrain;
  • Azul Ticiano;
  • Azul Turner;
  • Azul Vandyke;
  • Bege El Greco;
  • Cinza Baudry;
  • Cinza Monet;
  • Prata Huet;
  • Prata Rodin;
  • Verde Rousseau;
  • Verde West;
  • Vermelho Rembrandt;
  • Vermelho Breton;
  • Prata Escuna;
  • Verde Esquadro;
  • Vermelho Radar;
  • Cinza Cirrus;
  • Verde Náutico;

Cores perolizadas

  • Vermelho Goya;
  • Azul Almirante;
  • Cinza Blanc;
  • Vermelho Leme;
  • Vermelho Naval;
  • Azul Dársena;
  • Azul Enseada;
  • Verde Regata;
  • Cinza Pontal;
  • Vermelho Boreal;
  • Vermelho Clíper;
  • Azul Comodoro;
  • Azul Armador;
  • Vermelho Iate.

Além dessas, há menções específicas a tons de cinza utilizados em 1990, como Cinza Tório metálico e Cinza Berílio metálico, bem como cores de anos anteriores que ainda eram aplicadas, como Cinza Escuro metálico (1989) e Cinza Nimbus metálico (1988).

A série limitada Monza Classic SE 500 EF, lançada em 1990 em homenagem ao piloto Emerson Fittipaldi, foi oferecida em duas cores exclusivas: Verde escuro metálico e vermelho perolizado.

Essa versão marcou a introdução oficial da injeção eletrônica na linha Monza e apresentava detalhes diferenciados, como frisos e emblemas específicos.

Ficha Técnica Chevrolet Monza SL/E 2.0 1990

Informações Gerais

  • Fabricante: Chevrolet do Brasil (subsidiária da General Motors);
  • Modelo: Monza SL/E;
  • Ano/modelo: 1990;
  • Versão: SL/E – intermediária (acima da SL e abaixo da Classic SE e EFI);
  • Carroceria: Sedan (alguns consideram “fastback”, mas é oficialmente sedan);
  • Número de portas: 2;
  • Combustível: Gasolina;
  • Origem: Nacional (fabricado em São Caetano do Sul – SP).

Motorização

  • Código do motor: Família II – 2.0;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, gasolina;
  • Aspiração: Natural;
  • Posição: Dianteiro, longitudinal;
  • Cilindrada: 1.998 cm³;
  • Diâmetro x Curso: 86 mm x 86 mm (motor quadrado);
  • Taxa de compressão: 8,5:1;
  • Alimentação: Carburador simples (Solex 2E ou Brosol H 40/44);
  • Potência máxima: 110 cv (cavalos-vapor) a 5.200 rpm;
  • Torque máximo: 17,3 kgfm a 2.600 rpm;
  • Sistema de ignição: Eletrônica com distribuidor;
  • Sistema de arrefecimento: Líquido, com radiador e ventilador.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 5 marchas (F17);
  • Tração: Dianteira (FWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco, acionamento mecânico.

Dimensões e Capacidades

  • Comprimento: 4.370 mm;
  • Largura: 1.670 mm;
  • Altura: 1.360 mm;
  • Entre-eixos: 2.520 mm;
  • Peso em ordem de marcha: 1.050 kg (aprox.);
  • Capacidade do porta-malas: 448 litros;
  • Tanque de combustível: 55 litros;
  • Capacidade para 5 ocupantes.

Desempenho e Consumo (estimado)

  • Velocidade máxima: 170 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: ~11,5 segundos.
  • Consumo médio:
    • Cidade: 8–9 km/l;
    • Estrada: 11–13 km/l.

Suspensão, Freios e Pneus

  • Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson, molas helicoidais, barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Eixo de torção com molas helicoidais;
  • Freios dianteiros: A disco ventilado;
  • Freios traseiros: A tambor;
  • Direção: Mecânica (hidráulica opcional);
  • Rodas: Aço 5,5J x 13″ (liga leve opcional);
  • Pneus originais: 165/80 R13.

Equipamentos de Série (SL/E 2p – 1990)

  • Painel completo com conta-giros;
  • Relógio digital;
  • Volante de 4 raios exclusivo SL/E;
  • Retrovisores externos com controle interno manual;
  • Ar quente;
  • Luz de cortesia com temporizador;
  • Vidros verdes;
  • Acabamento interno em veludo (bancos e painéis de porta);
  • Rádio AM/FM opcional;
  • Roda com calotas integrais (liga leve como opcional);
  • Maçanetas e retrovisores na cor preta (não pintados).

Opcionais da Época

  • Ar-condicionado;
  • Direção hidráulica;
  • Toca-fitas ou rádio digital;
  • Roda de liga leve;
  • Vidros e travas elétricas (mais comuns nas versões superiores).

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