Nome técnica, Volkswagen Porsche 914. Na Europa era vendido nas concessionárias Volkswagen, já nos Estados Unidos era comercializado exclusivamente pela Porsche.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art br
O Porsche 914 foi produzido entre 1969 e 1976, e teve um total de mais de 118.000 unidades vendidas mundialmente.
Para a Volkswagen serviu como um substituto para o Karmann Ghia na Europa. Para a Porsche serviu como o substituto do 912, que já não atendia mais as novas normas antipoluentes norte americanas.

Catálogo de cores Porsche 914 ano 1972
O catálogo de cores do Porsche 914 do ano de 1972 incluía uma variedade de tons vibrantes e metálicos, característicos da estética dos anos 1970.
As cores disponíveis eram divididas entre opções padrão e opcionais, com códigos específicos utilizados pela Porsche e pela Karmann, fabricante da carroceria.

Cores Padrão (1972)
Estas cores estavam disponíveis como padrão para o Porsche 914 e 914/6 em 1972:
- Light Ivory (L80E);
- Saturn Yellow (L13M);
- Signal Orange (L20E);
- Tangerine (L21E);
- Bahia Red (L30E);
- Adriatic Blue (L50E);
- Willow Green (L63K);
- Irish Green (L60E).

Cores Opcionais (1972)
Além das cores padrão, os compradores podiam escolher entre as seguintes opções metálicas e especiais:
- Silver Metallic (L96D);
- Gemini Blue Metallic (L96E);
- Gold Metallic (L97H);
- Black (L041).
Essas cores eram aplicadas tanto nos modelos 914 quanto 914/6, que compartilhavam a mesma linha de produção na fábrica da Karmann.

Ficha Técnica VW Porsche 914 1972
Mecânica
- Motor:
- Versão 914/4: 4 cilindros boxer, refrigerado a ar (origem Volkswagen).
- Cilindrada: 1.679 cm³ (1.7L);
- Potência: 80 cv @ 4.900 rpm;
- Torque: 13,6 kgfm @ 2.700 rpm;
- Versão 914/6: 6 cilindros boxer, refrigerado a ar (origem Porsche 911T);
- Cilindrada: 1.991 cm³ (2.0L);
- Potência: 110 cv @ 5.800 rpm;
- Torque: 16,5 kgfm @ 4.200 rpm;
- Versão 914/4: 4 cilindros boxer, refrigerado a ar (origem Volkswagen).

- Alimentação: Injeção eletrônica Bosch D-Jetronic (914/4) / carburadores (914/6);
- Transmissão: Manual de 5 marchas, tração traseira (motor central);
- Suspensão:
- Dianteira: Independente, tipo McPherson com barra estabilizadora;
- Traseira: Independente com braços semi-triangulares.
- Freios: A disco nas quatro rodas;
- Direção: Cremalheira e pinhão.

Dimensões
- Comprimento: 3.980 mm;
- Largura: 1.650 mm;
- Altura: 1.230 mm;
- Entre-eixos: 2.450 mm;
- Peso:
- 914/4: ~940 kg;
- 914/6: ~970 kg.

Desempenho
- Velocidade máxima:
- 914/4: ~177 km/h;
- 914/6: ~201 km/h.
- 0 a 100 km/h:
- 914/4: ~13 segundos;
- 914/6: ~8,7 segundos;

Outros Detalhes
- Carroceria: Targa (painel de teto removível);
- Layout: Motor central-traseiro, dois lugares;
- Produção em 1972: Cerca de 20.000 unidades (principalmente 914/4);
- Rodas: Aço ou liga leve, aro 15″;
- Tanque de combustível: 62 litros.

Galeria de Fotos











