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Foto de carro VW Passat GTS 1.8 Pointer 1986 e ficha técnica

Foto de carro VW Passat GTS 1.8 Pointer 1986 e ficha técnica

No ano de 1986, o VW Passat em todas as suas versões e configurações, foi o 6º carro mais vendido do Brasil, emplacando 37.660 unidades.

Tábata Miyuki

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens L’ Art br

A versão esportiva do Passat, desde o TS em 1976, até o fim da produção, como GTS 1.8 Pointer no final de 1988 já como modelo 1989, era o esportivo em solo brasileiro, mais rápido, mais ágil, de melhor aerodinâmica, equilibrado e muito robusto.

Apesar de ser o esportivo nacional mais completo, o Passat GTS Pointer 1.8 um cupê esportivo ágil, com desempenho sólido para a época e autonomia razoável, mas sem direção assistida.

Ou sofisticados sistemas de suspensão e freios que só surgiriam em gerações posteriores. Como Injeção eletrônica Multiponto do Gol GTi 2.0 de 1989.

Ficha Técnica VW Passat GTS 1.8 Pointer 1986

  • Motor: Código do motor: AP‑1800S;
  • Configuração: 4 cilindros em linha, cabeçote com comando único por correia dentada;
  • Aspiração: natural, alimentação por carburador;
  • Cilindrada: 1.781 cm³ (diâmetro × curso: 81 × 86,4 mm);
  • Taxa de compressão: 12,3 :1;
  • Potência máxima: 99 cv a 5.600 rpm;
  • Torque máximo: 14,9 kgfm a 3.600 rpm;
  • Desempenho;
  • Aceleração 0–100 km/h: 10,9 s;
  • Velocidade máxima: 170 km/h;
  • Transmissão e tração;
  • Embreagem: monodisco a seco;
  • Câmbio: manual de 5 marchas;
  • Tração: dianteira;
  • Dimensões e pesos;
  • Comprimento: 4.262 mm;
  • Largura: 1.600 mm;
  • Altura: 1.355 mm;
  • Entre‑eixos: 2.470 mm;
  • Altura mínima do solo: 140 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.354 / 1.356 mm;
  • Peso em ordem de marcha: 970 kg;
  • Carga útil: 450 kg;
  • Volume do porta‑malas: 362 L;
  • Tanque de combustível: 60 L;
  • Pneus:
  • Medida: 185/60 R14 (dianteiros, traseiros e estepe);
  • Altura do flanco: 111 mm;
  • Direção: Tipo: não assistida;
  • Diâmetro de giro (entre guias): 10 m;
  • Suspensão: Dianteira: independente, tipo McPherson com molas helicoidais;
  • Traseira: eixo de torção;
  • Freios: Dianteiros: disco sólido;
  • Traseiros: tambor;
  • Consumo e autonomia (álcool);
  • Consumo urbano: 6,3 km/L;
  • Consumo rodoviário: 9,9 km/L;
  • Autonomia urbana: ≈378 km;
  • Autonomia rodoviária: ≈594 km;

Estilo e design:

  • Design esportivo com visual mais agressivo em relação às outras versões do Passat;
  • Rodas exclusivas, para-choques envolventes, faróis de neblina e lanternas traseiras fumê;
  • Faixas laterais com a inscrição “GTS Pointer”;
  • Spoiler traseiro discreto.

Interior:

  • Painel com instrumentos esportivos e marcadores completos (inclusive conta-giros);
  • Bancos com maior apoio lateral, geralmente com tecidos diferenciados;
  • Volante esportivo de três raios;
  • Acabamento interno caprichado para os padrões da época.

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