No ano de 1986, o VW Passat em todas as suas versões e configurações, foi o 6º carro mais vendido do Brasil, emplacando 37.660 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens L’ Art br
A versão esportiva do Passat, desde o TS em 1976, até o fim da produção, como GTS 1.8 Pointer no final de 1988 já como modelo 1989, era o esportivo em solo brasileiro, mais rápido, mais ágil, de melhor aerodinâmica, equilibrado e muito robusto.
Apesar de ser o esportivo nacional mais completo, o Passat GTS Pointer 1.8 um cupê esportivo ágil, com desempenho sólido para a época e autonomia razoável, mas sem direção assistida.

Ou sofisticados sistemas de suspensão e freios que só surgiriam em gerações posteriores. Como Injeção eletrônica Multiponto do Gol GTi 2.0 de 1989.
Ficha Técnica VW Passat GTS 1.8 Pointer 1986
- Motor: Código do motor: AP‑1800S;
- Configuração: 4 cilindros em linha, cabeçote com comando único por correia dentada;
- Aspiração: natural, alimentação por carburador;
- Cilindrada: 1.781 cm³ (diâmetro × curso: 81 × 86,4 mm);

- Taxa de compressão: 12,3 :1;
- Potência máxima: 99 cv a 5.600 rpm;
- Torque máximo: 14,9 kgfm a 3.600 rpm;
- Desempenho;
- Aceleração 0–100 km/h: 10,9 s;
- Velocidade máxima: 170 km/h;

- Transmissão e tração;
- Embreagem: monodisco a seco;
- Câmbio: manual de 5 marchas;
- Tração: dianteira;
- Dimensões e pesos;
- Comprimento: 4.262 mm;

- Largura: 1.600 mm;
- Altura: 1.355 mm;
- Entre‑eixos: 2.470 mm;
- Altura mínima do solo: 140 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.354 / 1.356 mm;
- Peso em ordem de marcha: 970 kg;

- Carga útil: 450 kg;
- Volume do porta‑malas: 362 L;
- Tanque de combustível: 60 L;
- Pneus:
- Medida: 185/60 R14 (dianteiros, traseiros e estepe);
- Altura do flanco: 111 mm;

- Direção: Tipo: não assistida;
- Diâmetro de giro (entre guias): 10 m;
- Suspensão: Dianteira: independente, tipo McPherson com molas helicoidais;
- Traseira: eixo de torção;
- Freios: Dianteiros: disco sólido;
- Traseiros: tambor;

- Consumo e autonomia (álcool);
- Consumo urbano: 6,3 km/L;
- Consumo rodoviário: 9,9 km/L;
- Autonomia urbana: ≈378 km;
- Autonomia rodoviária: ≈594 km;

Estilo e design:
- Design esportivo com visual mais agressivo em relação às outras versões do Passat;
- Rodas exclusivas, para-choques envolventes, faróis de neblina e lanternas traseiras fumê;
- Faixas laterais com a inscrição “GTS Pointer”;
- Spoiler traseiro discreto.
Interior:
- Painel com instrumentos esportivos e marcadores completos (inclusive conta-giros);
- Bancos com maior apoio lateral, geralmente com tecidos diferenciados;
- Volante esportivo de três raios;
- Acabamento interno caprichado para os padrões da época.
Galeria de Fotos















