No ano de 1987, o Volkswagen Passat em todas as suas versões e configurações foi o 6º carro mais vendido do Brasil, com 36.200 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Ateliê do Carro – Marcelo Reinert
A produção do Passat B1 continuou até 1988 como modelo 1989, especialmente voltado para mercados de exportação, como o Iraque na carroceria 4 portas, e na carroceria 2 portas para Nigéria, Angola, Gana, entre outros. Porém as exportações cessaram em 1987.
Com exceção da diferença da carroceria duas e quatro portas, no restante os modelos tipo exportação, eram exatamente os mesmos carros. Mesmas cores, mesmo conjunto propulsor, mesmo acabamento e os mesmos instrumentos.

Outra curiosidade, era que desde o segundo semestre do ano de 1985, todas as versões da família Passat já eram equipadas com os motores AP 1.6 e 1.8.
Exceto a versão tipo exportação o Passat LSE Iraquiano e a versão Passat do mês nigeriano, que ainda utilizavam o motor MD-270 1.6. Em virtude da falta de estrutura nos países que recebiam as exportações brasileiras.
Catálogo de Cores VW Passat em 1987 em todas as versões
- Código VW Nome da Cor Tipo;
- L90E Branco Cristal Sólida;
- L041 Preto Ninja Sólida;
- LA3Y Vermelho Monaco Sólida;
- LA5Y Azul Diamante Metálica;
- LA6Z Verde Amazonas Metálica;
- LA7Y Prata Ágata Metálica;
- LA8Z Cinza Titânio Metálica;
- LA1Z Dourado Alvorada Metálica;
- LA9V Grafite Vulcano Metálica;
- L90D Branco Everest Sólida (comum em exportação);
- LA5V Azul Netuno Metálica;
- L87Z Bege Alabastro Sólida (mais rara).

As versões GTS Pointer costumavam sair em cores mais esportivas como o Vermelho Mônaco, Prata Ágata e Preto Ninja.
As versões Passat LSE Iraque e o Passat do mês exportado para Nigéria, tinham acesso a algumas cores exclusivas ou variantes de acabamento metálico não disponíveis amplamente no mercado interno.
Tais como: Cores sólidas: Azul Laguna, Branco Paina, Vermelho Calipso e Vermelho Verona. Cores metálicas: Cinza Prata e Vermelho Fênix. Estofamento vermelho, exceto para os modelos na cor Azul, que possuíam interior cinza.

Ficha Técnica Passat do mês nigeriano 2 portas 1987
Motorização
- Código do motor: MD-270;
- Tipo: 4 cilindros em linha, longitudinal;
- Combustível: Gasolina;
- Cilindrada: 1.584 cm³ (1.6L);
- Diâmetro x Curso: 81 mm x 77,4 mm;
- Taxa de compressão: 7,8:1;
- Alimentação: Carburador simples (Solex H 34 SEIE);
- Potência máxima: 72 cv (SAE) a 5.600 rpm;
- Torque máximo: 12,3 kgfm a 3.200 rpm;
- Sistema de arrefecimento: Líquido;
- Distribuição: Comando lateral no bloco, válvulas no cabeçote.

Transmissão
- Câmbio: Manual, 4 marchas (algumas unidades com 5 marchas – opcional ou em versões mais; recentes/exportação);
- Tração: Dianteira;
- Embreagem: Monodisco a seco.

Desempenho (Estimado)
- Velocidade máxima: Aproximadamente 160 km/h;
- 0 a 100 km/h: ~15 segundos;
- Consumo urbano: 8 a 9 km/l;
- Consumo rodoviário: 12 a 13 km/l.
Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.305 mm;
- Largura: 1.625 mm;
- Altura: 1.370 mm;
- Entre-eixos: 2.470 mm;
- Peso: ~970 kg;
- Porta-malas: 400 litros;
- Tanque de combustível: 60 litros.

Suspensão, Freios e Direção
- Dianteira: Independente McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
- Traseira: Eixo rígido com braços longitudinais e barra Panhard;
- Freios: Discos sólidos na dianteira e tambor na traseira;
- Direção: Mecânica (hidráulica opcional em versões mais completas);
- Rodas: Aro 13″;
- Pneus originais: 175/70 R13.

Equipamentos e Conforto
- Painel completo com relógio digital, conta-giros, voltímetro e marcador de pressão de óleo;
- Bancos em veludo ou tecido de alto padrão;
- Acabamento superior com detalhes cromados;
- Ar quente;
- Vidros verdes e desembaçador traseiro;
- Vidros elétricos (opcional);
- Rodas de aço ou liga-leve (dependendo da configuração);
- Rádio AM/FM (opcional de fábrica).
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