No ano de 1973 o Volkswagen sedan o Fusca, impressiona como o carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 237.509 unidades. Foram 176.404 exemplares a mais que o segundo colocado o Fordo Corcel.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Brunelli veículos antigos
O Volkswagen Fusca 1500, apelidado carinhosamente de “Fuscão”, foi lançado no Brasil em 1970. Ele marcou uma evolução significativa em relação ao Fusca tradicional 1300, principalmente por conta do motor mais potente e de algumas mudanças visuais e mecânicas.
Foi o primeiro Fusca a ultrapassar a velocidade de 120 km/h, oficialmente a marca informava 125 km/h de velocidade final, mas algumas revistas automotivas da época garante que o besouro alcançou 130 km/h.

Catálogo de cores de toda a linha VW Fusca ano 1973
Cores sólidas (comuns em 1973):
- Branco Lótus (L282) – branco puro, muito popular;
- Bege Alabastro (L11H) – um tom de bege claro;
- Amarelo Texas (L10B) – um amarelo vibrante, bem típico dos anos 70;
- Verde Hippie (L61B) – um tom de verde claro e chamativo;
- Azul Niágara (L50K) – azul médio, bem marcante;
- Azul Pavão (L57H) – azul escuro com tom esverdeado;
- Vermelho Sport (L30A) – vermelho forte e esportivo;
- Verde Folha (L60D) – verde médio, mais escuro que o hippie;
- Cinza Prata (L96D) – cinza metálico claro;
- Preto Ônix (L41) – preto clássico.

Cores metálicas (menos comuns, mas já vistas em alguns modelos de luxo ou exportação):
- Azul Diamante Metálico;
- Bege Camurça Metálico;
- Prata Polaris Metálico.
Essas cores podiam variar um pouco dependendo da fábrica e lote, mas eram as oferecidas oficialmente pela Volkswagen do Brasil naquele período.

Ficha Técnica VW Fusca 1500 ano 1973
Informações Gerais
- Fabricante: Volkswagen do Brasil;
- Modelo: Fusca 1500 (apelidado de “Fuscão”);
- Ano de lançamento: 1970 (1500 lançado em 1970, mas em 1973 ainda em produção);
- Ano de fabricação: 1973;
- Categoria: Automóvel compacto / popular;
- Carroceria: 2 portas, com estrutura monobloco.

Motorização
- Código do motor: H1;
- Tipo: Boxer (plano), 4 cilindros opostos horizontalmente;
- Cilindrada: 1.493 cm³ (1.5 litros);
- Válvulas: 8 válvulas (2 por cilindro);
- Alimentação: Carburador simples;
- Combustível: Gasolina;
- Potência máxima: 52 cv (DIN) a 4.200 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 10,8 kgfm a 2.600 rpm;
- Taxa de compressão: 7,2:1;
- Arrefecimento: A ar (sem radiador).

Transmissão
- Câmbio: Manual, 4 marchas (alavanca no assoalho);
- Tração: Traseira (motor traseiro com tração traseira – RR).
Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 130 km/h;
- 0 a 100 km/h: Cerca de 23 segundos;
- Consumo médio: Cerca de 10 km/l (varia com condições).

Suspensão, Freios e Direção
- Suspensão dianteira: Independente, com barra de torção e amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Independente, semi-eixos oscilantes, molas helicoidais e amortecedores;
- Freios dianteiros: A tambor (o 1500 ainda não tinha discos);
- Freios traseiros: A tambor;
- Direção: Mecânica, pinhão e cremalheira não eram adotados – usava sistema de setor e rosca sem fim.

Dimensões
- Comprimento: 4.079 mm;
- Largura: 1.540 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Peso: Cerca de 840 kg;
- Capacidade do tanque: 40 litros;
- Porta-malas: Aproximadamente 141 litros (na frente).
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço estampado, aro 15”;
- Pneus originais: 5.60-15 diagonais;
- Estepe: No porta-malas dianteiro.

Diferenciais do Fusca 1500 em 1973
- Introdução da lanterna traseira “abanador” (maior, com lente bicolor);
- Novo painel metálico com velocímetro grande e marcador de combustível embutido;
- Chave de ignição combinada com o interruptor da ignição (com trava de direção);
- Para choques mais reforçados (com garras);
- Melhor acabamento interno em relação ao 1300.
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