No ano de 1979 o VW Brasília é o segundo carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as sus versões e configurações, 152.966 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Reginaldo de Campinas
No mesmo ano nasce a nova versão top de linha a LS, que traz como itens de série bancos dianteiros com encosto de cabeça integrado, mini console no túnel, vidros verdes, e acabamento sofisticado. Além de rodas e molduras de farol na cor grafite.

Catálogo de cores Cores Originais do VW Brasília 1979
Essas cores podiam variar um pouco conforme a fábrica e o lote, e algumas eram específicas de versões como a Brasília LS.
- Código Nome da Cor Tipo de Acabamento
- L90D Branco Lotus Sólido;
- L11A Amarelo Ipanema Sólido;
- L61B Marrom Savana Sólido;
- L90H Prata Inca Metálico;
- L91D Bege Alabastro Sólido;
- L98B Verde Hippie Sólido;
- L90E Cinza Prata Sólido;
- L54B Laranja Pão de Forma Sólido;
- L97A Azul Niágara Metálico;
- L96M Azul Arpoador Sólido.

Normalmente o código de cores, é fixado na plaqueta de identificação no próprio carro (geralmente sob o capô dianteiro ou próximo ao estepe), onde o código da cor original pode estar gravado.
Ficha Técnica Volkswagen Brasília LS 1979
Características da Brasília LS 1979:
- Frisos cromados nas laterais e vidros;
- Rodas com calotas cromadas maiores;
- Interior com acabamento um pouco mais sofisticado (tecidos e painel);
- Retrovisor externo com regulagem interna (em algumas versões);
- Emblemas “LS” na traseira e nas laterais.

Motor
- Código do motor: Boxer VW 1600;
- Tipo: 4 cilindros horizontais opostos (boxer), refrigerado a ar;
- Cilindrada: 1.584 cm³;
- Diâmetro x Curso: 85,5 mm x 69 mm;
- Taxa de compressão: 7,2:1;
- Potência máxima: 65 cv (DIN) @ 4.600 rpm;

- Torque máximo: 12,8 kgfm @ 3.000 rpm;
- Alimentação: 2 carburadores Solex 32 PDSIT;
- Combustível: Gasolina;
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas sincronizadas;
- Tração: Traseira;

Suspensão
- Dianteira: Independente, com barras de torção, braços oscilantes e amortecedores telescópicos;
- Traseira: Independente, semi-eixos oscilantes com barras de torção e amortecedores telescópicos.
Freios
- Dianteiros: A tambor (algumas versões especiais vinham com disco);
- Traseiros: A tambor;
- Sistema: Hidráulico com duplo circuito.

Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.570 mm;
- Altura: 1.435 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira / traseira: 1.300 / 1.315 mm;
- Altura do solo: 180 mm;
- Peso: 900 kg (aproximadamente);
- Capacidade do tanque: 40 litros;
- Porta-malas: 180 litros (na frente).

Desempenho
- Velocidade máxima: 135 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: Aproximadamente 19 s;
- Consumo médio: 8 a 10 km/l (dependendo do uso).
Interior e Equipamentos (versão LS)
- Painel com mostradores circulares (velocímetro e marcador de combustível);
- Luzes-espia: carga da bateria, óleo, farol alto e piscas;

- Relógio analógico (em algumas versões);
- Acabamento em tecido mais refinado;
- Porta-luvas com tampa;
- Opcional: rádio, aquecedor e desembaçador.
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