Número de unidades vendidas no ano de 1972 foram. 2.362 unidades do Porsche 911 T Targa. Essa versão fazia parte da linha “T” (Touring), que era o modelo de entrada da família 911. A produção total do 911 T em 1972 foi de:
- 911 T Coupé: 7.256 unidades;
- 911 T Targa: 2.362 unidades.
Totalizando 9.618 unidades vendidas do 911 T no ano.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
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1972 foi um ano especial para os 911, incluindo o modelo T: O depósito de óleo foi deslocado para frente da roda traseira direita (externamente acessível), visando melhor distribuição de peso.
Porém, essa mudança causava confusão nos postos (as pessoas erravam e colocavam gasolina onde era o óleo), então foi revertida no ano seguinte.
- Introdução do novo motor 2.4 (na prática, 2.3 litros), com maior torque.
- Mudanças na suspensão para melhor estabilidade e conforto.
- Introdução do spoiler dianteiro (em alguns modelos), para lidar com a elevação da dianteira em altas velocidades.

Catálogo de cores
- Código Nome da cor (em inglês) Tipo de acabamento.
- 018 Tangerine (Laranja) Sólido;
- 025 Pastel Blue Sólido;
- 111 Ivory Sólido;
- 117 Light Yellow Sólido;
- 131 Aubergine (Berinjela) Sólido;

- 232 Metallic Blue Metálico;
- 233 Gemini Blue Metallic Metálico;
- 325 Sepia Brown Sólido;
- 408 Signal Yellow Sólido;
- 414 Signal Orange Sólido;
- 415 Bahia Red Sólido;
- 429 Conda Green Sólido;
- 525 Viper Green Sólido;
- 626 Albert Blue Sólido;
- 936 Silver Metallic Metálico;
- 946 Black Sólido.

Curiosidades sobre as cores de 1972
- Cores como Tangerine, Signal Orange, e Viper Green são hoje super desejadas por colecionadores;
- Aubergine (berinjela) é uma das mais raras e estilosas, uma escolha ousada para a época;
- Algumas cores metálicas (como Silver Metallic) eram opcionais e mais caras;
- Era possível também encomendar cores personalizadas (“Paint to Sample”), sob demanda.

Ficha Técnica Porsche 911 T Targa 1972
Motor
- Código do motor: 911/57 (Europa), 911/51 (EUA – com emissões adaptadas);
- Tipo: 6 cilindros opostos horizontalmente (boxer), refrigerado a ar;
- Cilindrada: 2.341 cm³ (chamado popularmente de “2.4”);
- Diâmetro x Curso: 84 mm x 70.4 mm;
- Potência máxima: 130 hp (DIN) @ 5.600 rpm;
(aprox. 140 hp SAE bruto, nos EUA); - Torque máximo: 190 Nm @ 4.200 rpm;
- Taxa de compressão: 7.5:1;
- Alimentação: Carburadores Zenith 40 TIN (duplos).

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (de série) ou 5 marchas (opcional);
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão e Direção
- Suspensão dianteira: Independente, tipo McPherson, barra de torção, barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Independente, braços semiarrastados, barra de torção;
- Direção: Cremalheira e pinhão, sem assistência;
- Diâmetro de giro: Aproximadamente 10,9 m.

Freios
- Sistema: Hidráulico;
- Freios dianteiros: Disco ventilado;
- Freios traseiros: Disco sólido;
- Sistema de freio: Duplo circuito com servo-freio.
Dimensões
- Comprimento: 4.291 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.268 mm;
- Bitola dianteira / traseira: 1.346 / 1.356 mm;
- Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.020 kg;
- Porta-malas (dianteiro): ~140 litros.

Desempenho e Consumo
- Velocidade máxima: 205 km/h;
- 0–100 km/h: Aproximadamente 8,7 segundos;
- Consumo médio: ~11–13 km/l (estimado para uso misto);
- Tanque de combustível: 62 litros.
Outros
- Teto Targa: Removível manualmente, com arco de segurança fixo;
- Rodas: Aço ou opcionais Fuchs de liga leve (5.5J x 15 ou 6J x 15);
- Pneus: 185/70 VR15.
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