Foram vendidos apenas 52 exemplares, montados e vendidos em 1949. Esses carros foram montados à mão em Gmünd, na Áustria, e eram construídos com carrocerias de alumínio.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens – JK Carros
A produção posteriormente foi transferida para Zuffenhausen, na Alemanha, onde os modelos passaram a ter carrocerias de aço.
Esse início modesto foi o ponto de partida para a trajetória de sucesso da Porsche no mercado automotivo.
Catálogo de cores
Devido à produção limitada e à documentação escassa da época, não há um catálogo oficial de cores amplamente disponível para esse ano específico.

As cores oficias que se tem acesso através de historiadores da marca são:
- Carmine Red;
- Fish Silver Grey;
- Ivory;
- Adria Blue;
- Pascha Red.
Ficha Técnica – Porsche 356 1949
Informações Gerais
- Fabricante: Porsche;
- Modelo: 356/2 Coupé;
- Ano de lançamento: 1949;
- País de origem: Alemanha;
- Unidades produzidas em 1949: Aproximadamente 52 unidades (todas com carroceria em alumínio, feitas à mão em Gmünd, Áustria).

Motorização
- Motor: 4 cilindros opostos (boxer), refrigerado a ar;
- Código do motor: Typ 369;
- Cilindrada: 1.131 cm³;
- Potência máxima: 40 cv (DIN) a 4.200 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 7,0 kgfm;
- Taxa de compressão: 7,0:1;
- Alimentação: Carburador Solex.

Desempenho
- Velocidade máxima: 135 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: ~23 segundos (estimativa).
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (não sincronizado nas primeiras versões);
- Tração: Traseira (RWD).
Chassi e Carroceria
- Estrutura: Chassi tubular com carroceria em alumínio (Gmünd);
- Suspensão dianteira: Independente, com barras de torção e amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Independente, com semi-eixos oscilantes e barras de torção;
- Freios: Tambor nas quatro rodas.

Dimensões
- Comprimento: Aproximadamente 3.850 mm;
- Largura: 1.660 mm;
- Altura: 1.300 mm;
- Entre-eixos: 2.100 mm;
- Peso: ~585 kg.
Consumo
- Consumo médio: Aproximadamente 12 a 14 km/l (estimativa da época).

Curiosidades
- Os primeiros 356/2 foram construídos em Gmünd, na Áustria, antes da mudança para Stuttgart.
- A carroceria de alumínio foi substituída por aço quando a produção passou para a Alemanha em 1950.
- O design básico foi fortemente influenciado pelo VW Fusca, também projeto de Ferdinand Porsche.
Galeria de Fotos








