O gigante da Chevrolet em 1991 já perto de ser descontinuado, é o 16º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações, 10.033 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens The Garage
Opala Diplomata SE 6 cilindros 1991, um dos modelos mais icônicos da linha Opala da Chevrolet no Brasil: Lembrado e muito valorizado no mercado de carros antigos.
Ficha Técnica – Chevrolet Opala Diplomata SE 4.1/S 6 Cilindros (1991)

Motorização
- Motor: 4.1 litros (4093 cm³) – 6 cilindros em linha;
- Aspiração: Natural;
- Alimentação: Carburador (Solex H40/44 EIS ou DFV 446 dependendo do ano).
- Potência:
- Gasolina: 121 cv a 4.000 rpm;
- Álcool: 138 cv a 4.400 rpm.

- Torque:
- Gasolina: 29 kgf.m a 2.400 rpm;
- Álcool: 32 kgf.m a 2.400 rpm.
- Câmbio: Manual de 4 marchas (ou automático de 3 marchas como opcional);
- Tração: Traseira (RWD).

Dimensões
- Comprimento: 4.747 mm;
- Largura: 1.765 mm;
- Altura: 1.365 mm;
- Entre-eixos: 2.740 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.315 kg.

Desempenho
- Velocidade máxima: ~180 km/h (álcool);
- 0 a 100 km/h: ~11 segundos;
Consumo (estimado)
- Cidade: 5 – 6 km/l (álcool);
- Estrada: 7 – 8 km/l (álcool).

Freios e Suspensão
- Freios: Discos ventilados na dianteira, tambor na traseira;
- Suspensão dianteira: Independente, com braços duplos e molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas helicoidais.
Rodas e Pneus
- Rodas: Liga leve aro 14″;
- Pneus: 195/70 R14.

Itens de conforto e luxo (Diplomata SE)
- Direção hidráulica;
- Ar-condicionado;
- Vidros e travas elétricos;
- Bancos em veludo com ajustes refinados;
- Painel completo com mostradores analógicos;
- Acabamento interno com alto padrão para a época.
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