O Gurgel BR-800 foi um carro compacto brasileiro desenvolvido pela fabricante Gurgel Motores, fundada por João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens RR Autos Antigos
Ele teve um papel importante na história da indústria automobilística nacional por ser um projeto 100% brasileiro, com foco na mobilidade urbana e economia de combustível.
Lançamento: 1988; Produção: 1988 a 1991; Tipo: Carro urbano compacto de dois lugares (em alguns modelos, 2+2).

Utilizava muitos componentes reaproveitados ou adaptados de outros carros (como suspensão de VW Fusca). Muito leve, o que favorecia a economia de combustível. Estrutura resistente e simples de manter.
Ficha Técnica – Gurgel BR-800 SL 1991
- Tipo: Gurgel Enertron, 2 cilindros opostos (boxer);
- Cilindrada: 792 cm³ (0.8 litros);
- Potência: Aproximadamente 36 cv (algumas fontes citam até 38 cv) @ 5.500 rpm;

- Torque máximo: Cerca de 6,5 kgfm @ 2.500 rpm;
- Alimentação: Carburado;
- Combustível: Gasolina;
- Refrigeração: A ar (ventoinha forçada).
Transmissão
- Câmbio: Manual, 4 marchas;
- Tração: Traseira (motor traseiro).

Suspensão
- Dianteira: Independente com molas helicoidais;
- Traseira: Independente com barras de torção.
Freios
- Dianteiros: Disco;
- Traseiros: A tambor.

Direção
- Convencional (sem assistência).
Dimensões
- Comprimento: 3.200 mm;
- Largura: 1.410 mm;
- Altura: 1.390 mm;
- Entre-eixos: 2.000 mm;
- Peso: Cerca de 550 kg.

Desempenho
- Velocidade máxima: ~110 km/h;
- 0-100 km/h: ~30 segundos (aproximado);
- Consumo médio: 18 a 20 km/l (ponto positivo do modelo).
Outros dados
- Carroceria: Hatch 2 portas em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV);
- Capacidade do tanque: 30 litros;
- Capacidade do porta-malas: Pequena (estima-se ~70 litros).
Galeria de Fotos













