No ano de 1969, o Volkswagen sedan, o Fusca é mais uma vez o carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 144.260 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Pastore Car Collection
Entre os anos de 1954 a 1969, a marca comemora a incrível marca de pouco mas 2500 atualizações e upgrades, no conjunto propulsor, segurança, e visual.
Cores do Fusca 1969 no Brasil:
- Branco Lótus – Código L282;
- Bege Alabastro – Código L572;
- Azul Diamante – Código L50B;

- Azul Pastel – Código L391;
- Cinza Prata – Código L96D;
- Verde Folha – Código L512;
- Verde Caribe – Código L60E;
- Preto – Código L41;
- Vermelho Granada – Código L456;
- Bege Camurça – Código L620.
- Azul Niágara

Essas cores podiam variar levemente de acordo com o lote de produção e o acabamento (ex: fosco, metálico, perolado não era comum na época).
Ficha Técnica Volkswagen Fusca 1300 ano 1969
Informações Gerais
- Modelo: Volkswagen Fusca 1300;
- Ano de fabricação: 1969;
- País de origem: Brasil (produzido pela Volkswagen do Brasil);
- Segmento: Carro compacto (popular).

Motor
- Tipo: Boxer, 4 cilindros opostos horizontalmente (refrigerado a ar);
- Código do motor: F (geralmente usado no 1300);
- Cilindrada: 1.285 cm³ (1.3 litros);
- Diâmetro x Curso: 77 mm x 69 mm;
- Potência máxima: 46 cv (SAE) a 4.600 rpm; (Aproximadamente 38 cv líquidos, dependendo da norma de medição);

- Torque máximo: ~9,4 kgfm a 2.600 rpm;
- Taxa de compressão: 7,0:1;
- Alimentação: Carburador simples;
- Combustível: Gasolina.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho);
- Tração: Traseira (motor traseiro, tração traseira – RR).

Suspensão
- Dianteira: Independente com barras de torção e braços arrastados;
- Traseira: Eixo oscilante com barras de torção.
Freios
- Dianteiros: Tambor;
- Traseiros: Tambor.

Direção
- Tipo: Mecânica, com sistema de setor e rosca sem fim
Dimensões
- Comprimento: 4.079 mm;
- Largura: 1.542 mm;
- Altura: 1.500 mm;
- Entre-eixos: 2.400 mm;
- Bitola dianteira: 1.296 mm;
- Bitola traseira: 1.274 mm;
- Peso: Aproximadamente 800 kg.

Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 120 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: Cerca de 27 segundos;
- Consumo médio: 9 a 11 km/l (gasolina).
Capacidades
- Tanque de combustível: 40 litros;
- Porta-malas (dianteiro): Cerca de 141 litros;
- Óleo do motor: 2,5 litros (sem troca de filtro).

Rodas e Pneus
- Rodas: Aço estampado, 15 polegadas;
- Pneus originais: 5.60-15 diagonais (ou equivalente em radiais: 165/80 R15).
Outros detalhes
- Sistema elétrico: 6 volts (12 volts só em 1975);
- Instrumentação: Básica – velocímetro com hodômetro e marcador de combustível (com boia no tanque);
- Vidros: Manuais;
- Ventilação: Natural, sem ventilador interno.
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