Em 1996 o Ford Pampa foi o 16º carro mais vendido do Brasil, emplacando em todas as suas versões e configurações 17.142 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Brunelli veículos antigos
Ford Pampa foi uma picape compacta produzida pela Ford do Brasil entre 1982 e 1997. Ela se destacou como uma das primeiras caminhonetes derivadas de automóveis no país, sendo baseada no Ford Corcel II (e, posteriormente, no Del Rey).
Em 1989 passa e integrar como produto da Autolatina, a parceria Ford Volkswagen Ganhando o Motor AP 1.8, e câmbio Volkswagen, mas com relações menos elásticas, para melhorar o desempenho com carga máxima de peso, e segurança.

Curiosidade: Apesar de utilizar plataforma de carros de passeio de médio porte, a picape Pampa er posicionada como um compacto.
Ficha Técnica – Ford Pampa 1.8 L Gasolina 1996
Motorização
- Motor: AP 1.8 L – 4 cilindros em linha;
- Código do motor: VW AP-1800 (parceria Autolatina);
- Cilindrada: 1.781 cm³;

- Alimentação: Carburador (duplo corpo);
- Combustível: Gasolina;
- Potência máxima: 92 cv a 5.600 rpm;
- Torque máximo: 15,8 kgfm a 2.600 rpm;
- Aspiração: Natural;
- Distribuição: Comando no bloco, válvulas no cabeçote (OHV).

Transmissão
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Tração: Dianteira (4×2).
Dimensões
- Comprimento: 4.460 mm;
- Largura: 1.650 mm;
- Altura: 1.460 mm;
- Entre-eixos: 2.540 mm;
- Altura do solo: 195 mm;
- Peso em ordem de marcha: ~1.100 kg.

Capacidades
- Tanque de combustível: 66 litros;
- Carga útil: Aproximadamente 600 kg;
- Volume da caçamba: ~850 litros.
Suspensão e Freios
- Dianteira: Independente, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
- Traseira: Eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambor.

Rodas e Pneus
- Rodas: Aço, aro 14″;
- Pneus originais: 175/70 R14.
Desempenho (estimado)
- Velocidade máxima: ~160 km/h;
- 0–100 km/h: Cerca de 13 segundos;
- Consumo médio:
- Cidade: ~8 km/l;
- Estrada: ~11 km/l.
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