No ano de 1978 o Ford Maverick foi 11º carro mais vendido do Brasil, emplacando tanto na carroceria coupé como sedan, em todas as versões e configurações 23.419 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Eduardo veículos antigos
As versões disponíveis para a carroceria coupé eram: Ford Maverick Super: Ford Maverick Super Luxo 2.3 com opção para motor V8: e o Ford Maverick GT8.

Catálogo de cores do Ford Maverick em 1978
- A Preto Bali Sólido;
- B Branco Nevasca Sólido;
- C Vermelho Fiesta Sólido;
- D Amarelo Carrera Sólido;
- F Azul Olímpico Sólido;
- G Azul Ultramarino Sólido;
- K Ouro Vitória Metálico;
- L Laranja Califórnia Sólido;
- N Bege Atenas Sólido;
- R Verde Atibaia Sólido;
- U Verde Flora Sólido;
- V Prata Régia Metálico;
- Y Verde Plaza Metálico;
- Z Bege Champagne Sólido.

Os modelos equipados com teto de vinil possuíam códigos específicos:
- Z – Teto de vinil preto
- Y – Teto de vinil areia
Esses códigos eram combinados com o código da cor principal na plaqueta de identificação do veículo. Por exemplo, um Maverick com pintura “Prata Régia Metálico” e teto de vinil preto teria o código de cor “VZ” .

Ficha Técnica Ford Maverick GT V8 1978
Dados Gerais
- Fabricante: Ford Brasil;
- Modelo: Maverick GT;
- Ano: 1978;
- Origem: Nacional (São Bernardo do Campo – SP);
- Segmento: Cupê Esportivo;
- Número de portas: 2;
- Capacidade: 5 ocupantes;

Motorização
- Motor: V8 302 CID (5.0L) Windsor;
- Disposição: Dianteiro, Longitudinal;
- Cilindros: 8 em “V”;
- Cilindrada: 4.949 cm³;
- Potência líquida (ABNT): Aproximadamente 140 cv a 4.000 rpm (potência líquida reduzida após normativas antipoluição): Potência Bruta 197 cv.
- Torque: Aproximadamente 32,5 kgfm a 2.400 rpm
- Alimentação: Carburador simples (Motorcraft 2V)
- Combustível: Gasolina
- Taxa de compressão: 8,5:1

Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: Independente com braços duplos, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
- Traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.

Direção
- Tipo: Mecânica (sem assistência);
- Diâmetro de giro: Aprox. 11,8 m.
Freios
- Dianteiros: Discos sólidos;
- Traseiros: Tambor;
- Sistema: Hidráulico com duplo circuito.
Rodas e Pneus
- Rodas: Aço ou opcionais esportivas (rodas de magnésio opcionais);
- Pneus: 6.95-14 (ou equivalentes radiais: 195/70 R14).

Dimensões
- Comprimento: 4.540 mm;
- Largura: 1.770 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.620 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.350 kg;
- Porta-malas: 370 litros (aproximado);
- Tanque de combustível: 64 litros.
Desempenho
- Velocidade Máxima: ~180 km/h;
- 0 a 100 km/h: ~11,0 segundos;
- Consumo médio: 4,5 – 6,5 km/l (cidade/estrada, dependendo do pé).

Equipamentos e Itens de Série
- Faixas decorativas laterais “GT”;
- Painel com conta-giros;
- Bancos em courvin com encosto reclinável;
- Volante esportivo de três raios;
- Duplo escapamento cromado;
- Grade frontal preta com faróis duplos;
- Opcional: ar-condicionado, direção hidráulica, rádio AM.
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