No ano de 1975 o Ford Corcel em todas as suas versões e configurações, tanto sedan como coupé, foi o 3º carro mais vendido do país. Emplacando 72.869 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Brunelli veículos antigos
O ano de 1975 também marca o último ano do reinado absoluto como o esportivo nacional entre os médios e compactos, mas rápido e mais atualizado, no ano seguinte seu concorrente o Passat TS chegaria nas concessionárias.
Versões disponíveis em 1975
- Corcel Standard (ou “Básico”) – Carrocerias 2 e 4 portas.
- Corcel Luxo – Carrocerias 2 e 4 portas.
- Corcel GT – versão esportiva – Apenas na carroceria 2 portas coupé.

Cores e acabamentos
- Diversas opções de pintura, inclusive metálicas.
Cores sólidas e metálicas disponíveis em 1975, para todas as versões eram:
- Branco Polar
- Azul Caribe
- Verde Amazonas
- Bege Saara
- Amarelo Capri
- Vermelho Granada
- Vermelho Cadmium
- Marrom Savana
- Prata Continental (metálica)
- Azul Noturno (metálica)
- Verde Nilo (metálica)
- Interior com acabamento mais simples nas versões básicas e com detalhes mais refinados nas versões Luxo e GT.
- O GT vinha com faixas decorativas, volante esportivo e painel mais completo.

Outros detalhes do GT
- Rodas esportivas exclusivas;
- Faixas decorativas laterais;
- Volante de três raios esportivo;
- Instrumentação adicional (conta-giros, marcador de pressão de óleo);
- Bancos dianteiros reclináveis esportivos;
- Alavanca de câmbio no assoalho.

Ficha Técnica – Ford Corcel GT 1975
Motorização
- Motor: 1.4 L (1388 cm³), 4 cilindros em linha (Cilindrada real de 1.372 cm³);
- Alimentação: Carburador simples Solex 32 PIBT;
- Aspiração: Natural;
- Comando de válvulas: Lateral (válvulas no cabeçote, comando no bloco);

- Combustível: Gasolina;
- Potência máxima: 85 cv (SAE) a 5.400 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 11,7 kgfm a 3.500 rpm;
- Taxa de compressão: 8,5:1.
Transmissão
- Câmbio: Manual de 4 marchas (alavanca no assoalho no modelo GT);
- Tração: Dianteira.

Suspensão
- Dianteira: Independente com molas helicoidais, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos.
Freios
- Dianteiros: A disco;
- Traseiros: A tambor.

Direção
- Tipo pinhão e cremalheira, sem assistência hidráulica.
Dimensões
- Comprimento: 4.305 mm;
- Largura: 1.615 mm;
- Altura: 1.360 mm;
- Entre-eixos: 2.450 mm;
- Peso: Cerca de 945 kg.

Desempenho
- Velocidade máxima: Aproximadamente 150 km/h;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Cerca de 17 segundos;
- Consumo médio: Entre 9 e 11 km/l (dependendo das condições de uso).

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