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Foto de carro Chevrolet Caravan 4100 ano 1975 e ficha técnica

Foto de carro Chevrolet Caravan 4100 ano 1975 e ficha técnica

No primeiro ano de mercado o SW da família Opala emplaca em todas as suas versões e configurações 20.293 unidades.

Tábata Miyuki

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Escuderia Coqueiro

As versões disponíveis no ano de lançamento eram:

Caravan Standard

  • Versão mais básica, com acabamento simples e menos itens de conforto.
  • Motorização: 2.5 4 cilindros (motor 151), o famoso “quatro-cilindros” da GM.
  • Câmbio manual de 3 marchas (alavanca na coluna) ou opcionalmente de 4 marchas (no assoalho).

Caravan De Luxo (ou Luxo)

  • Versão intermediária, com alguns toques estéticos e mais itens de conforto;
  • Motorização: 2.5L 4 cilindros ou opcional 6 cilindros;
  • Acabamento mais refinado, cromados adicionais, bancos melhores.

Caravan Gran Luxo

  • Opcional de câmbio automático (algo ainda raro na época no Brasil).
  • Versão topo de linha no lançamento.
  • Motorização: geralmente com o motor 6 cilindros (o mesmo usado no Opala SS).
  • Mais itens de conforto e acabamento interno superior (bancos, painéis, detalhes em madeira no interior, etc).

Catálogo de cores Chevrolet Caravan 1975

Cores Sólidas:

  • Branco Everest;
  • Vermelho Granada;
  • Verde Amazonas;
  • Bege Saara;
  • Azul Caribe;
  • Cinza Cascata;
  • Amarelo Íris;
  • Verde Guarujá;
  • Laranja Boreal.

Cores Metálicas (opcionais, com custo adicional):

  • Prata Inca;
  • Azul Astral Metálico;
  • Marrom Vanguarda;
  • Verde Alamo Metálico;
  • Dourado Solar.

Essas cores podiam variar um pouco conforme a versão (Standard, Luxo ou Gran Luxo), as versões mais simples geralmente vinham com cores sólidas, enquanto as versões mais luxuosas podiam ser encomendadas com cores metálicas e detalhes cromados.

Ficha Técnica Chevrolet Caravan 4100 ano 1975

Motorização

  • Tipo: Gasolina, 6 cilindros em linha, comando de válvulas no bloco (OHV), refrigerado a água;
  • Código do motor: 250;
  • Cilindrada: 4.093 cm³ (4.1 litros);
  • Diâmetro x curso: 98,4 mm x 88,4 mm;
  • Taxa de compressão: 7,0:1;
  • Potência líquida: 121 cv (SAE) a 4.000 rpm. Ou 171 cv brutos.
  • Torque máximo: 27,0 kgfm a 2.400 rpm;
  • Alimentação: carburador de corpo simples (Solex ou Rochester, conforme lote);
  • Aspiração natural;
  • Lubrificação: cárter úmido.

Transmissão

  • Câmbio manual: 3 marchas (alavanca na coluna) ou opcional de 4 marchas (no assoalho);
  • Câmbio automático: opcional (TH-180, 3 marchas);
  • Tração: traseira (RWD);
  • Embreagem: monodisco a seco.

Suspensão

  • Dianteira: independente com braços triangulares sobrepostos, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos;
  • Traseira: eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.

Freios

  • Dianteiros: discos sólidos;
  • Traseiros: tambor;
  • Servofreio: sim, de série nas versões 4100.

Dimensões

  • Comprimento: 4.738 mm;
  • Largura: 1.760 mm;
  • Altura: 1.360 mm;
  • Entre-eixos: 2.689 mm;
  • Bitola dianteira/traseira: 1.422 / 1.372 mm;
  • Peso em ordem de marcha: ~1.360 kg.

Desempenho e Consumo (estimativas da época)

  • Velocidade máxima: ~165 km/h;
  • 0 a 100 km/h: ~13,5 s;
  • Consumo urbano: ~5,5 a 6 km/l;
  • Consumo rodoviário: ~7,5 a 8 km/l.

Capacidades

  • Tanque de combustível: 65 litros;
  • Porta-malas: ~400 litros;
  • Óleo do motor (com filtro): ~4,5 litros;
  • Sistema de arrefecimento: ~11 litros.

Equipamentos de série (versão 4100 Luxo ou Gran Luxo)

  • Direção sem assistência (hidráulica não disponível em 1975);
  • Bancos em courvin;
  • Painel com mostradores analógicos (velocímetro, marcador de combustível, amperímetro e temperatura);
  • Volante de dois raios;
  • Rádio AM (opcional);
  • Ar-condicionado: opcional e raro.

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