No primeiro ano de mercado o SW da família Opala emplaca em todas as suas versões e configurações 20.293 unidades.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Escuderia Coqueiro
As versões disponíveis no ano de lançamento eram:
Caravan Standard
- Versão mais básica, com acabamento simples e menos itens de conforto.
- Motorização: 2.5 4 cilindros (motor 151), o famoso “quatro-cilindros” da GM.
- Câmbio manual de 3 marchas (alavanca na coluna) ou opcionalmente de 4 marchas (no assoalho).

Caravan De Luxo (ou Luxo)
- Versão intermediária, com alguns toques estéticos e mais itens de conforto;
- Motorização: 2.5L 4 cilindros ou opcional 6 cilindros;
- Acabamento mais refinado, cromados adicionais, bancos melhores.
Caravan Gran Luxo
- Opcional de câmbio automático (algo ainda raro na época no Brasil).
- Versão topo de linha no lançamento.
- Motorização: geralmente com o motor 6 cilindros (o mesmo usado no Opala SS).
- Mais itens de conforto e acabamento interno superior (bancos, painéis, detalhes em madeira no interior, etc).

Catálogo de cores Chevrolet Caravan 1975
Cores Sólidas:
- Branco Everest;
- Vermelho Granada;
- Verde Amazonas;
- Bege Saara;
- Azul Caribe;
- Cinza Cascata;
- Amarelo Íris;
- Verde Guarujá;
- Laranja Boreal.

Cores Metálicas (opcionais, com custo adicional):
- Prata Inca;
- Azul Astral Metálico;
- Marrom Vanguarda;
- Verde Alamo Metálico;
- Dourado Solar.
Essas cores podiam variar um pouco conforme a versão (Standard, Luxo ou Gran Luxo), as versões mais simples geralmente vinham com cores sólidas, enquanto as versões mais luxuosas podiam ser encomendadas com cores metálicas e detalhes cromados.

Ficha Técnica Chevrolet Caravan 4100 ano 1975
Motorização
- Tipo: Gasolina, 6 cilindros em linha, comando de válvulas no bloco (OHV), refrigerado a água;
- Código do motor: 250;
- Cilindrada: 4.093 cm³ (4.1 litros);
- Diâmetro x curso: 98,4 mm x 88,4 mm;
- Taxa de compressão: 7,0:1;
- Potência líquida: 121 cv (SAE) a 4.000 rpm. Ou 171 cv brutos.
- Torque máximo: 27,0 kgfm a 2.400 rpm;
- Alimentação: carburador de corpo simples (Solex ou Rochester, conforme lote);
- Aspiração natural;
- Lubrificação: cárter úmido.

Transmissão
- Câmbio manual: 3 marchas (alavanca na coluna) ou opcional de 4 marchas (no assoalho);
- Câmbio automático: opcional (TH-180, 3 marchas);
- Tração: traseira (RWD);
- Embreagem: monodisco a seco.
Suspensão
- Dianteira: independente com braços triangulares sobrepostos, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos;
- Traseira: eixo rígido com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores hidráulicos.

Freios
- Dianteiros: discos sólidos;
- Traseiros: tambor;
- Servofreio: sim, de série nas versões 4100.
Dimensões
- Comprimento: 4.738 mm;
- Largura: 1.760 mm;
- Altura: 1.360 mm;
- Entre-eixos: 2.689 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.422 / 1.372 mm;
- Peso em ordem de marcha: ~1.360 kg.

Desempenho e Consumo (estimativas da época)
- Velocidade máxima: ~165 km/h;
- 0 a 100 km/h: ~13,5 s;
- Consumo urbano: ~5,5 a 6 km/l;
- Consumo rodoviário: ~7,5 a 8 km/l.

Capacidades
- Tanque de combustível: 65 litros;
- Porta-malas: ~400 litros;
- Óleo do motor (com filtro): ~4,5 litros;
- Sistema de arrefecimento: ~11 litros.
Equipamentos de série (versão 4100 Luxo ou Gran Luxo)
- Direção sem assistência (hidráulica não disponível em 1975);
- Bancos em courvin;
- Painel com mostradores analógicos (velocímetro, marcador de combustível, amperímetro e temperatura);
- Volante de dois raios;
- Rádio AM (opcional);
- Ar-condicionado: opcional e raro.
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