O único popular 1.0 da década de 1990 com tração traseira e motor dianteiro, também o modelo com o desempenho mais modesto dentro do segmento.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Low Clássicos
Criado para ser um carro de entrada, barato, voltado principalmente para jovens e primeiros compradores. Teve o nome “Junior” justamente para reforçar essa proposta.
Mas a ideia real da marca, era morder uma fatia do prospero, e rico mercado dos modelos 1.0, o segmento popular que nascia no Brasil.
Não foi um grande sucesso de vendas. Seu desempenho era modesto, e o público começou a preferir modelos como o Fiat Uno Mille, que foi mais bem-sucedido na proposta de carro popular.

Ficha Técnica – Chevrolet Chevette Junior 1.0
- Motor: 1.0 litro (999 cm³), 4 cilindros em linha, comando no bloco (OHV);
- Código do motor: 14RL adaptado para 1.0;
- Potência: 50 cv (cavalos) a 5.800 rpm;
- Torque: 7,4 kgfm a 3.400 rpm;
- Alimentação: carburador de corpo simples;
- Combustível: Gasolina.
Transmissão & Mecânica
- Câmbio: Manual de 4 marchas (algumas versões com 5 marchas, mas raras);
- Tração: Traseira;
- Direção: Mecânica;
- Freios: Disco sólido na dianteira e tambor na traseira;
- Suspensão dianteira: Independente, tipo McPherson;
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas semi-elípticas;

Dimensões
- Comprimento: 4.070 mm;
- Largura: 1.570 mm;
- Altura: 1.340 mm;
- Entre-eixos: 2.340 mm;
- Peso: Aproximadamente 870 kg.
Desempenho e Consumo
- Velocidade máxima: ~130 km/h;
- 0 a 100 km/h: Cerca de 22 segundos;
- Consumo médio (gasolina):
- Cidade: ~12 km/l;
- Estrada: ~15 km/l.

Equipamentos de série (básico mesmo)
- Painel simplificado;
- Retrovisores manuais;
- Sem ar-condicionado ou direção hidráulica;
- Rodas de aço sem calotas (em muitos casos);
- Vidros e travas manuais.
Galeria de Fotos











