O Auto Union 1000 SP, lançado em 1958 pela DKW sob a marca Auto Union, que um dia seria a poderosa Audi. É um esportivo clássico que se destacou por seu design inspirado no Ford Thunderbird de 1955.

Fotos de carros – Tábata Miyuki – Colunista
Imagens Ateliê do Carro – Marcelo Reinert
Produzido até 1965, o modelo esteve disponível nas versões Coupé e Roadster, com um total de 5.004 unidades do Coupé e 1.640 do Roadster fabricadas.

Ficha Técnica – Auto Union 1000 SP (1962)
- Motor: 3 cilindros em linha, dois tempos;
- Cilindrada: 981 cm³;
- Potência: 55 cv a 4.500 rpm;
- Torque: 93,2 Nm a 3.000 rpm;
- Transmissão: Manual de 4 marchas;
- Tração: Dianteira.

- Velocidade Máxima: 140 km/h;
- Consumo Médio: 10,2 L/100 km;
- Peso: 950 kg;
- Dimensões:
- Comprimento: 4.170 mm;
- Largura: 1.680 mm;
- Altura: 1.325 mm;
- Entre-eixos: 2.350 mm.

- Suspensão:
- Dianteira: Independente com quadriláteros deformáveis e mola transversal;
- Traseira: Eixo rígido oscilante com mola transversal;
- Freios: Tambor nas quatro rodas (versões posteriores adotaram discos dianteiros);
- Pneus: 155 x 15;
- Tanque de Combustível: 51 litros.

O Auto Union 1000 SP é reconhecido por sua elegância e desempenho compatível com a proposta esportiva da época. Seu design e características técnicas o tornam um modelo icônico e valorizado no mercado de clássicos.
Galeria de Fotos












