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Ficha Técnica Volkswagen Fusca ano 1953

Nome original: Volkswagen Type 1; Apelido no Brasil: Fusca; Ano de fabricação: 1953 (ainda importado da Alemanha).

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Produção no Brasil: O Fusca só começou a ser montado no Brasil em 1953, mas com peças importadas. A fabricação nacional iniciou oficialmente em 1959.

Ficha Técnica Volkswagen Fusca ano 1953
Ficha Técnica Volkswagen Fusca ano 1953

Ficha Técnica

Montado no Brasil via CKD (Completely Knocked Down). Esse ano marca uma transição importante: o fim do para-brisa dividido e o início da janela traseira oval, o que pode variar de acordo com o mês de fabricação.

Motorização

  • Tipo: Boxer (cilindros opostos), 4 cilindros horizontais;
  • Refrigeração: A ar;
  • Cilindrada: 1.192 cm³ (1.2 litros);
  • Diâmetro x curso: 75 mm x 64 mm;
  • Potência máxima: 30 cv (22 kW) a 3.400 rpm;
  • Torque máximo: Aproximadamente 7,0 kgfm a 2.000 rpm;
  • Taxa de compressão: 5,8:1;
  • Alimentação: Carburador simples Solex 28 PCI.

Transmissão

  • Câmbio: Manual de 4 marchas (não sincronizadas nas 1ª e 2ª marchas);
  • Tração: Traseira (RR – motor traseiro, tração traseira);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Desempenho

  • Velocidade máxima: 110 km/h;
  • 0–100 km/h: Cerca de 35 segundos;
  • Consumo médio: Aproximadamente 10–12 km/l (gasolina).

Dimensões

  • Comprimento: 4.070 mm;
  • Largura: 1.540 mm;
  • Altura: 1.500 mm;
  • Entre-eixos: 2.400 mm;
  • Altura do solo: 200 mm (aproximadamente);
  • Peso: 790 kg (vazio);
  • Capacidade do porta-malas: Cerca de 140 litros (frontal).

Capacidades

  • Tanque de combustível: 40 litros;
  • Óleo do motor: 2,5 litros;
  • Sistema de arrefecimento: Não há (refrigerado a ar).

Suspensão e Rodas

  • Dianteira: Independente com barras de torção e amortecedores telescópicos;
  • Traseira: Eixo oscilante com barras de torção;
  • Freios: A tambor nas quatro rodas, sistema hidráulico;
  • Rodas: Aço estampado 16 polegadas;
  • Pneus originais: 5.00 x 16″.

Elétrica

  • Sistema elétrico: 6 volts;
  • Bateria: 6V – 84 Ah (varia conforme o mercado);
  • Alternador/Dínamo: Dínamo Bosch de 6V.

Detalhes visuais do modelo 1953

  • Faróis: Olho-de-boi (vidro convexo);
  • Lanternas traseiras: Pequenas, redondas;
  • Parabrisa: Já oval (após março de 1953), antes disso era dividido (“split window”);
  • Setas: Braços mecânicos retráteis (“bananinhas”) nas colunas centrais;
  • Painel: Simples, com velocímetro central e botão de partida.

Catálogo de cores

Modelos Standard (mais espartano):

  1. L 21 Pearl Grey (Cinza Pérola);
  2. L 41 Black (Preto);
  3. L 22 Medium Brown (Marrom Médio);
  4. L 70 Grey-Brown (Cinza-Amarronzado).

Essas cores eram foscas ou sem brilho metálico, combinando com o interior simplificado (sem cromados, vidros simples, etc.).

Modelos Export (com mais acabamentos e detalhes cromados):

  1. L 11 Pastel Green (Verde Pastel);
  2. L 19 Atlantic Green (Verde Atlântico);
  3. L 35 Azure Blue (Azul Celeste);
  4. L 37 Medium Blue (Azul Médio);
  5. L 41 Black (Preto);
  6. L 55 Maroon (Bordô ou Vinho Escuro);
  7. L 73 Chestnut Brown (Marrom Castanho);
  8. L 275 Light Beige (Bege Claro);
  9. L 23 Seal Grey (Cinza Selado).

Algumas dessas cores vinham com rodas e para-choques pintados de forma combinada, e o interior com tonalidades correspondentes (por exemplo, estofamento verde com verde pastel).

A maioria dos Fuscas 1953 no Brasil era Standard, e portanto bem mais sóbrios.

Fuscas Export eram raros e costumavam ser destinados a diplomatas, empresários e funcionários da Volkswagen.

Tábata Miyuki
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