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Ficha Técnica Porsche 912 ano 1965 a versão intermediária

O 912 surgiu como uma solução intermediária entre o Porsche 356 (cuja produção estava sendo encerrada) e o 911, lançado em 1964/65.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

O 911 era tecnologicamente mais avançado e mais caro. Para manter clientes que não podiam pagar pelo 911, a Porsche criou o 912.

Ficha Técnica Porsche 912 ano 1965
Ficha Técnica Porsche 912 ano 1965

Lançado oficialmente em 1965, o 912 usava a carroceria do 911, mas com o motor de 4 cilindros do 356.

Ficha Técnica

Motorização

  • Motor: 4 cilindros opostos (boxer), aspirado, refrigerado a ar;
  • Código do motor: Tipo 616/36;
  • Cilindrada: 1.582 cm³ (1.6 L);
  • Potência máxima: 90 cv (66 kW) a 5.800 rpm;
  • Torque máximo: 123 Nm a 3.500 rpm;
  • Alimentação: Carburador duplo Solex 40 PII-4;
  • Taxa de compressão: 9.3:1;
  • Disposição do motor: Traseiro longitudinal.

Transmissão

  • Tipo: Manual de 4 marchas (5 marchas como opcional);
  • Tração: Traseira (RWD).

Suspensão

  • Dianteira: Independente, com barras de torção e braços longitudinais;
  • Traseira: Independente, semi trailing arms (braços semi-arrastados).

Freios

  • Dianteiros: Discos;
  • Traseiros: Discos;
  • Sistema: Hidráulico, sem assistência.

Direção

  • Tipo: Cremalheira e pinhão, sem assistência.

Dimensões

  • Comprimento: 4.163 mm;
  • Largura: 1.610 mm;
  • Altura: 1.320 mm;
  • Entre-eixos: 2.211 mm;
  • Peso: Aproximadamente 970 kg.

Desempenho e Consumo

  • Velocidade máxima: Aproximadamente 185 km/h;
  • Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 11,6 segundos;
  • Consumo médio: ~11–13 km/l (varia com condução).

Chassi e Estrutura

  • Tipo de carroceria: Coupé 2+2 lugares (havia versão Targa posteriormente);
  • Estrutura: Monobloco;
  • Rodas: Aro 15”;
  • Pneus originais: 165 HR15.

Curiosidades

  • O 912 foi lançado como uma alternativa mais acessível ao Porsche 911;
  • Visualmente semelhante ao 911, mas com motor de 4 cilindros derivado do 356 SC;
  • Foi um sucesso comercial, ajudando a Porsche financeiramente até o 911 se consolidar;
  • Sua produção inicial em 1965 marcou o início da montagem em Stuttgart (Zuffenhausen).

Catálogo de Cores

Nome da Cor Código Porsche Tipo de Cor

  • Polo Red 6602 Sólida;
  • Irish Green 6606 Sólida;
  • Signal Red 6407 Sólida;
  • Bahama Yellow 6605 Sólida;
  • Slate Grey 6401 Sólida (cinza);
  • Light Ivory 6404 Sólida (off-white);
  • Aga Blue 6608 Sólida (azul escuro);
  • Bali Blue 6412 Sólida (azul);
  • Champagne Yellow 6205 Sólida (amarelo suave);
  • Sand Beige 6607 Sólida (bege);
  • Signal Green 6210 Sólida (verde vivo);
  • Togo Brown 6601 Sólida (marrom escuro).

Observações:

  • As cores metálicas não eram oferecidas no 912 em 1965 — somente tons sólidos (non-metallic);
  • O acabamento era em esmalte acrílico, com alto brilho e durabilidade;
  • Havia também a possibilidade de cores personalizadas por encomenda sob o programa “Paint to Sample”, especialmente em pedidos especiais.
Tábata Miyuki
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