O 912 surgiu como uma solução intermediária entre o Porsche 356 (cuja produção estava sendo encerrada) e o 911, lançado em 1964/65.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
O 911 era tecnologicamente mais avançado e mais caro. Para manter clientes que não podiam pagar pelo 911, a Porsche criou o 912.

Lançado oficialmente em 1965, o 912 usava a carroceria do 911, mas com o motor de 4 cilindros do 356.
Ficha Técnica
Motorização
- Motor: 4 cilindros opostos (boxer), aspirado, refrigerado a ar;
- Código do motor: Tipo 616/36;
- Cilindrada: 1.582 cm³ (1.6 L);
- Potência máxima: 90 cv (66 kW) a 5.800 rpm;
- Torque máximo: 123 Nm a 3.500 rpm;
- Alimentação: Carburador duplo Solex 40 PII-4;
- Taxa de compressão: 9.3:1;
- Disposição do motor: Traseiro longitudinal.

Transmissão
- Tipo: Manual de 4 marchas (5 marchas como opcional);
- Tração: Traseira (RWD).
Suspensão
- Dianteira: Independente, com barras de torção e braços longitudinais;
- Traseira: Independente, semi trailing arms (braços semi-arrastados).
Freios
- Dianteiros: Discos;
- Traseiros: Discos;
- Sistema: Hidráulico, sem assistência.
Direção
- Tipo: Cremalheira e pinhão, sem assistência.

Dimensões
- Comprimento: 4.163 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.211 mm;
- Peso: Aproximadamente 970 kg.
Desempenho e Consumo
- Velocidade máxima: Aproximadamente 185 km/h;
- Aceleração 0–100 km/h: Cerca de 11,6 segundos;
- Consumo médio: ~11–13 km/l (varia com condução).
Chassi e Estrutura
- Tipo de carroceria: Coupé 2+2 lugares (havia versão Targa posteriormente);
- Estrutura: Monobloco;
- Rodas: Aro 15”;
- Pneus originais: 165 HR15.

Curiosidades
- O 912 foi lançado como uma alternativa mais acessível ao Porsche 911;
- Visualmente semelhante ao 911, mas com motor de 4 cilindros derivado do 356 SC;
- Foi um sucesso comercial, ajudando a Porsche financeiramente até o 911 se consolidar;
- Sua produção inicial em 1965 marcou o início da montagem em Stuttgart (Zuffenhausen).
Catálogo de Cores
Nome da Cor Código Porsche Tipo de Cor
- Polo Red 6602 Sólida;
- Irish Green 6606 Sólida;
- Signal Red 6407 Sólida;
- Bahama Yellow 6605 Sólida;
- Slate Grey 6401 Sólida (cinza);

- Light Ivory 6404 Sólida (off-white);
- Aga Blue 6608 Sólida (azul escuro);
- Bali Blue 6412 Sólida (azul);
- Champagne Yellow 6205 Sólida (amarelo suave);
- Sand Beige 6607 Sólida (bege);
- Signal Green 6210 Sólida (verde vivo);
- Togo Brown 6601 Sólida (marrom escuro).

Observações:
- As cores metálicas não eram oferecidas no 912 em 1965 — somente tons sólidos (non-metallic);
- O acabamento era em esmalte acrílico, com alto brilho e durabilidade;
- Havia também a possibilidade de cores personalizadas por encomenda sob o programa “Paint to Sample”, especialmente em pedidos especiais.



