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Ficha Técnica Porsche 911R 1968 a fera que alcançava 240 km/h

Ficha Técnica Porsche 911R 1968

O 911R (de “Racing”) foi desenvolvido com foco total em competições. Foi uma tentativa da Porsche de transformar o 911 num carro de corrida leve e eficaz, diferente dos modelos de rua mais voltados ao uso diário.

Lançado como prototipagem experimental, apenas 20 unidades foram oficialmente produzidas em 1967/1968.

Ficha Técnica

Informações Gerais

  • Modelo: Porsche 911 R;
  • Ano: 1968;
  • Produção: 20 unidades (4 protótipos + 16 de produção);
  • País de origem: Alemanha;
  • Categoria: Carro esportivo / Competição.

Motorização

  • Motor: 6 cilindros opostos (Boxer), aspirado;
  • Código do motor: Tipo 901/22 (derivado do 906 Carrera 6);
  • Cilindrada: 1.991 cm³ (2.0 litros);
  • Potência máxima: 210 cv (DIN) a 8.000 rpm;
  • Torque máximo: 198 Nm a 6.000 rpm;
  • Taxa de compressão: 10,3:1;
  • Alimentação: Injeção mecânica de combustível Bosch;
  • Comando de válvulas: Duplo comando no cabeçote (DOHC) por lado;
  • Refrigeração: Ar.

Desempenho

  • 0–100 km/h: Aprox. 5,9 segundos;
  • Velocidade máxima: Cerca de 240 km/h;
  • Peso: ~800 kg (extremamente leve para a época);
  • Relação peso-potência: ~3,8 kg/cv.

Transmissão

  • Tipo: Manual de 5 marchas;
  • Tração: Traseira (RWD);
  • Embreagem: Monodisco a seco.

Chassi e Suspensão

  • Estrutura: Carroceria leve baseada no 911 padrão com uso extensivo de alumínio e fibra de vidro;
  • Suspensão dianteira: McPherson;
  • Suspensão traseira: Eixo semi-independente com braços arrastados;
  • Freios: A disco nas quatro rodas (ventilados);
  • Direção: Mecânica, cremalheira e pinhão.

Rodas e Pneus

  • Rodas: Fuchs forjadas de 15″ polegadas;
  • Pneus: Dunlop Racing (dimensões específicas variavam de acordo com o uso).

Dimensões

  • Comprimento: ~4.163 mm;
  • Largura: ~1.610 mm;
  • Altura: ~1.320 mm;
  • Entre-eixos: ~2.211 mm;
  • Peso seco: ~800 kg.

Destaques Especiais

  • Uso extensivo de materiais leves: portas, capô e para-lamas em fibra de vidro;
  • Vidros laterais e traseiro em plexiglass;
  • Interior extremamente espartano: sem bancos traseiros, isolamento acústico ou equipamentos de conforto;
  • Apenas homologado para uso em pista – carro de corrida com aparência de 911 “normal”;
  • Sucesso em provas de longa duração e corridas de subida de montanha (hillclimbs).

Catálogo de Cores Porsche 911R 1968

As cores padrão da Porsche para os modelos 911R em 1968 incluíam:

  • 6801 – Slate Gray (Schiefergrau);
  • 6802 – Polo Red (Polorot);
  • 6803 – Ossi Blue (Ossiblau);
  • 6804 – Light Ivory (Hellelfenbein);
  • 6805 – Bahama Yellow (Bahamagelb);
  • 6806 – Irish Green (Irischgrün);
  • 6807 – Sand Beige (Beigesand);
  • 6808 – Burgundy Red (Burgundrot);
  • 6809 – Tangerine (Blutorange).

Além dessas, a Porsche oferecia cores especiais sob encomenda, como:

  • R1007 (6823) – Signal Yellow (Signalgelb);
  • R1012 (6824) – Lemon Yellow (Zitronengelb);
  • R5012 (6826) – Pastel Blue (Pastellblau);
  • R6016 (6831) – Turkey Green (Türkisgrün);
  • R7030 (6833) – Fortuna Grey (Fortunagrau).

É importante notar que, devido à natureza especial do 911R, algumas unidades podem ter sido pintadas em cores exclusivas ou personalizadas, dependendo das especificações do cliente ou das necessidades de competição.

Exemplo específico: Chassi #002R

O chassi número 118 9 9002, conhecido como #002R, foi pintado na cor Light Ivory (6804B). Esse veículo foi concluído em 6 de novembro de 1967 e é um dos exemplos mais bem documentados do 911R.

Fotos de Carros
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