O 911R (de “Racing”) foi desenvolvido com foco total em competições. Foi uma tentativa da Porsche de transformar o 911 num carro de corrida leve e eficaz, diferente dos modelos de rua mais voltados ao uso diário.
Lançado como prototipagem experimental, apenas 20 unidades foram oficialmente produzidas em 1967/1968.
Ficha Técnica
Informações Gerais
- Modelo: Porsche 911 R;
- Ano: 1968;
- Produção: 20 unidades (4 protótipos + 16 de produção);
- País de origem: Alemanha;
- Categoria: Carro esportivo / Competição.

Motorização
- Motor: 6 cilindros opostos (Boxer), aspirado;
- Código do motor: Tipo 901/22 (derivado do 906 Carrera 6);
- Cilindrada: 1.991 cm³ (2.0 litros);
- Potência máxima: 210 cv (DIN) a 8.000 rpm;
- Torque máximo: 198 Nm a 6.000 rpm;
- Taxa de compressão: 10,3:1;
- Alimentação: Injeção mecânica de combustível Bosch;
- Comando de válvulas: Duplo comando no cabeçote (DOHC) por lado;
- Refrigeração: Ar.

Desempenho
- 0–100 km/h: Aprox. 5,9 segundos;
- Velocidade máxima: Cerca de 240 km/h;
- Peso: ~800 kg (extremamente leve para a época);
- Relação peso-potência: ~3,8 kg/cv.
Transmissão
- Tipo: Manual de 5 marchas;
- Tração: Traseira (RWD);
- Embreagem: Monodisco a seco.

Chassi e Suspensão
- Estrutura: Carroceria leve baseada no 911 padrão com uso extensivo de alumínio e fibra de vidro;
- Suspensão dianteira: McPherson;
- Suspensão traseira: Eixo semi-independente com braços arrastados;
- Freios: A disco nas quatro rodas (ventilados);
- Direção: Mecânica, cremalheira e pinhão.
Rodas e Pneus
- Rodas: Fuchs forjadas de 15″ polegadas;
- Pneus: Dunlop Racing (dimensões específicas variavam de acordo com o uso).
Dimensões
- Comprimento: ~4.163 mm;
- Largura: ~1.610 mm;
- Altura: ~1.320 mm;
- Entre-eixos: ~2.211 mm;
- Peso seco: ~800 kg.

Destaques Especiais
- Uso extensivo de materiais leves: portas, capô e para-lamas em fibra de vidro;
- Vidros laterais e traseiro em plexiglass;
- Interior extremamente espartano: sem bancos traseiros, isolamento acústico ou equipamentos de conforto;
- Apenas homologado para uso em pista – carro de corrida com aparência de 911 “normal”;
- Sucesso em provas de longa duração e corridas de subida de montanha (hillclimbs).
Catálogo de Cores Porsche 911R 1968
As cores padrão da Porsche para os modelos 911R em 1968 incluíam:
- 6801 – Slate Gray (Schiefergrau);
- 6802 – Polo Red (Polorot);
- 6803 – Ossi Blue (Ossiblau);
- 6804 – Light Ivory (Hellelfenbein);
- 6805 – Bahama Yellow (Bahamagelb);
- 6806 – Irish Green (Irischgrün);
- 6807 – Sand Beige (Beigesand);
- 6808 – Burgundy Red (Burgundrot);
- 6809 – Tangerine (Blutorange).

Além dessas, a Porsche oferecia cores especiais sob encomenda, como:
- R1007 (6823) – Signal Yellow (Signalgelb);
- R1012 (6824) – Lemon Yellow (Zitronengelb);
- R5012 (6826) – Pastel Blue (Pastellblau);
- R6016 (6831) – Turkey Green (Türkisgrün);
- R7030 (6833) – Fortuna Grey (Fortunagrau).

É importante notar que, devido à natureza especial do 911R, algumas unidades podem ter sido pintadas em cores exclusivas ou personalizadas, dependendo das especificações do cliente ou das necessidades de competição.
Exemplo específico: Chassi #002R
O chassi número 118 9 9002, conhecido como #002R, foi pintado na cor Light Ivory (6804B). Esse veículo foi concluído em 6 de novembro de 1967 e é um dos exemplos mais bem documentados do 911R.
