O Porsche 911 é um dos esportivos mais icônicos da história, e a versão 911E foi produzida entre os anos 1969 e 1971.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
A sigla “E” significa “Einspritzung”, que em alemão quer dizer “injeção”, referindo-se ao sistema de injeção mecânica de combustível.

A injeção mecânica foi uma inovação na época, oferecendo melhor resposta do motor, maior eficiência e potência mais limpa em comparação com os carburadores.
Ficha Técnica
Motor:
- Tipo: Boxer (flat-6) refrigerado a ar;
- Cilindrada: 2.197 cm³ (2.2 litros);
- Diâmetro x curso: 85 mm x 64,4 mm;
- Taxa de compressão: ~9,5:1;
- Sistema de combustível: Injeção mecânica Bosch MFI (Mechanical Fuel Injection);
- Potência máxima: 180 cv (horsepower) a 6.200 rpm;
- Torque máximo: Aproximadamente 19,2 kgfm a 4.500 rpm;
- Alimentação: Injeção mecânica Bosch com bomba de combustível mecânica;
- Distribuição: Comando de válvulas no cabeçote, duas válvulas por cilindro;
Transmissão:

- Câmbio: Manual de 5 velocidades (sincronizado);
- Tração: Traseira (RWD).
Desempenho:
- Velocidade máxima: Cerca de 230 km/h;
- Aceleração 0-100 km/h: Aproximadamente 7,0 segundos.
Dimensões e Peso:
- Comprimento: 4.210 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Distância entre-eixos: 2.280 mm;
- Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.150 kg.
Suspensão:
- Dianteira: Independente, braços triangulares sobrepostos com molas helicoidais e amortecedores telescópicos;
- Traseira: Independente, braços triangulares com barra estabilizadora e molas helicoidais.
Freios:

- Freios a disco ventilados nas quatro rodas.
Rodas e Pneus:
- Rodas de aço ou opcionais de liga leve, aro 15 polegadas;
- Pneus típicos da época: 185/70 VR15 (pode variar conforme país).
Outros detalhes:
- Direção: Mecânica, sem assistência hidráulica;
- Carroceria: Coupé de 2 portas, 4 lugares;
- Capacidade do tanque de combustível: Aproximadamente 63 litros.
Curiosidades:
- O sistema de injeção mecânica Bosch MFI foi um dos primeiros tipos de injeção usados em carros esportivos de produção em massa, melhorando o desempenho e a eficiência em comparação com carburadores;
- A versão 911E era considerada uma configuração intermediária entre o 911T (mais básico) e o 911S (mais esportivo e potente);
- O motor de 2.2L foi o padrão para o 911 em 1970, antes de aumentar para 2.4L em anos posteriores.
Catálogo de Cores

- Albert Blue 325 Sólida Azul escuro profundo;
- Signal Orange 1414 Sólida Laranja vibrante e icônico;
- Bahia Red 022 Sólida Vermelho vinho escuro;
- Irish Green 213 Sólida Verde clássico da Porsche;
- Condor Green 621 Sólida Verde oliva acinzentado;
- Tangerine (Blutorange) 2323 Sólida Laranja avermelhado;
- Light Ivory 131 Sólida Branco creme claro;
- Silver Metallic 980 Metálica Prata clássico;
- Metallic Blue 324 Metálica Azul metálico médio;
- Pastel Blue 2020 Sólida Azul claro vintage.

- Slate Grey 6601 Sólida Cinza ardósia escuro;
- Polo Red 6802 Sólida Vermelho puro intenso;
- Olive 62109 Sólida Verde militar opaco;
- Burgundy Red 017 Sólida Vermelho vinho profundo;
- Beige Grey 622 Sólida Bege acinzentado neutro;
- Gold Metallic 634 Metálica Dourado metálico clássico.
- O acabamento Fuchs em preto/prata metálico era frequentemente combinado com cores vivas como laranja ou vermelho;
- O interior podia ser combinado com cores como preto, bege, marrom ou até azul escuro, dependendo da configuração.





