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Ficha técnica Porsche 911E Einspritzung com injeção mecânica de combustível ano 1970

O Porsche 911 é um dos esportivos mais icônicos da história, e a versão 911E foi produzida entre os anos 1969 e 1971.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

A sigla “E” significa “Einspritzung”, que em alemão quer dizer “injeção”, referindo-se ao sistema de injeção mecânica de combustível.

Ficha técnica Porsche 911E Einspritzung com injeção mecânica de combustível ano 1970
Ficha técnica Porsche 911E Einspritzung com injeção mecânica de combustível ano 1970

A injeção mecânica foi uma inovação na época, oferecendo melhor resposta do motor, maior eficiência e potência mais limpa em comparação com os carburadores.

Ficha Técnica

Motor:

  • Tipo: Boxer (flat-6) refrigerado a ar;
  • Cilindrada: 2.197 cm³ (2.2 litros);
  • Diâmetro x curso: 85 mm x 64,4 mm;
  • Taxa de compressão: ~9,5:1;
  • Sistema de combustível: Injeção mecânica Bosch MFI (Mechanical Fuel Injection);
  • Potência máxima: 180 cv (horsepower) a 6.200 rpm;
  • Torque máximo: Aproximadamente 19,2 kgfm a 4.500 rpm;
  • Alimentação: Injeção mecânica Bosch com bomba de combustível mecânica;
  • Distribuição: Comando de válvulas no cabeçote, duas válvulas por cilindro;

Transmissão:

  • Câmbio: Manual de 5 velocidades (sincronizado);
  • Tração: Traseira (RWD).

Desempenho:

  • Velocidade máxima: Cerca de 230 km/h;
  • Aceleração 0-100 km/h: Aproximadamente 7,0 segundos.

Dimensões e Peso:

  • Comprimento: 4.210 mm;
  • Largura: 1.610 mm;
  • Altura: 1.320 mm;
  • Distância entre-eixos: 2.280 mm;
  • Peso em ordem de marcha: Aproximadamente 1.150 kg.

Suspensão:

  • Dianteira: Independente, braços triangulares sobrepostos com molas helicoidais e amortecedores telescópicos;
  • Traseira: Independente, braços triangulares com barra estabilizadora e molas helicoidais.

Freios:

  • Freios a disco ventilados nas quatro rodas.

Rodas e Pneus:

  • Rodas de aço ou opcionais de liga leve, aro 15 polegadas;
  • Pneus típicos da época: 185/70 VR15 (pode variar conforme país).

Outros detalhes:

  • Direção: Mecânica, sem assistência hidráulica;
  • Carroceria: Coupé de 2 portas, 4 lugares;
  • Capacidade do tanque de combustível: Aproximadamente 63 litros.

Curiosidades:

  • O sistema de injeção mecânica Bosch MFI foi um dos primeiros tipos de injeção usados em carros esportivos de produção em massa, melhorando o desempenho e a eficiência em comparação com carburadores;
  • A versão 911E era considerada uma configuração intermediária entre o 911T (mais básico) e o 911S (mais esportivo e potente);
  • O motor de 2.2L foi o padrão para o 911 em 1970, antes de aumentar para 2.4L em anos posteriores.

Catálogo de Cores

  • Albert Blue 325 Sólida Azul escuro profundo;
  • Signal Orange 1414 Sólida Laranja vibrante e icônico;
  • Bahia Red 022 Sólida Vermelho vinho escuro;
  • Irish Green 213 Sólida Verde clássico da Porsche;
  • Condor Green 621 Sólida Verde oliva acinzentado;
  • Tangerine (Blutorange) 2323 Sólida Laranja avermelhado;
  • Light Ivory 131 Sólida Branco creme claro;
  • Silver Metallic 980 Metálica Prata clássico;
  • Metallic Blue 324 Metálica Azul metálico médio;
  • Pastel Blue 2020 Sólida Azul claro vintage.
  • Slate Grey 6601 Sólida Cinza ardósia escuro;
  • Polo Red 6802 Sólida Vermelho puro intenso;
  • Olive 62109 Sólida Verde militar opaco;
  • Burgundy Red 017 Sólida Vermelho vinho profundo;
  • Beige Grey 622 Sólida Bege acinzentado neutro;
  • Gold Metallic 634 Metálica Dourado metálico clássico.
  • O acabamento Fuchs em preto/prata metálico era frequentemente combinado com cores vivas como laranja ou vermelho;
  • O interior podia ser combinado com cores como preto, bege, marrom ou até azul escuro, dependendo da configuração.
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Ficha técnica Porsche 911E Einspritzung com injeção mecânica de combustível ano 1970