“E” se referia a uma configuração de motorização e equipamentos intermediária, combinando desempenho e conforto.

Ficha Técnica Porsche – Tábata Miyuki – Colunista
Em 1969, a Porsche produziu um total de aproximadamente 14.636 unidades do modelo 911 em todas as suas variantes (911T, 911E e 911S), incluindo versões Coupé e Targa. Sendo a versão “E” responsável por 4.400 unidades.
Ficha Técnica
- Modelo: Porsche 911E 1969;
- Ano de Produção: 1969;
- Versão: 911E;
- Fabricante: Porsche AG;
- Tipo: Coupé (também disponível em versão Targa);
- Preço de lançamento: Aproximadamente 7.000 USD (dependendo do mercado).

Dimensões:
- Comprimento: 4.225 mm;
- Largura: 1.660 mm;
- Altura: 1.290 mm;
- Distância entre Eixos: 2.280 mm;
- Bitola dianteira: 1.400 mm;
- Bitola traseira: 1.410 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.060 kg.
Motorização:
- Tipo de motor: 6 cilindros em linha (opostos);
- Cilindrada: 2.000 cm³;
- Potência máxima: 130 cv (96 kW) a 6.100 rpm;
- Torque máximo: 175 Nm a 4.400 rpm;
- Taxa de compressão: 9.0:1;
- Alimentação: Injeção eletrônica de combustível (Bosch D-Jetronic).

Desempenho:
- Aceleração (0-100 km/h): Aproximadamente 8,0 segundos;
- Velocidade máxima: Aproximadamente 210 km/h;
- Consumo médio de combustível: 9-10 km/l (dependendo do estilo de condução);
- Emissões: Em conformidade com as normas de emissão de gases de 1969.
Transmissão:
- Tipo de câmbio: Manual de 5 marchas;
- Transmissão final: RWD (tração traseira);
- Relações de marcha:
- 1ª marcha: 3.10:1;
- 2ª marcha: 1.87:1;
- 3ª marcha: 1.31:1;
- 4ª marcha: 1.00:1;
- 5ª marcha: 0.82:1.

Suspensão:
- Dianteira: Independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
- Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
- Tipo de direção: Direção com pinhão e cremalheira, com assistência opcional (não disponível na versão .básica)
Freios:
- Dianteiros: Discos ventilados;
- Traseiros: Discos ventilados;
- Sistema de frenagem: Sistema a disco nas 4 rodas, sem servoassistência;
- Freio de estacionamento: Manual (cabo).

Rodas e Pneus:
- Tamanho das rodas:
- Dianteira: 15 polegadas;
- Traseira: 15 polegadas;
- Pneus:
- Dianteiro: 165/15;
- Traseiro: 165/15.
Características de Equipamento:
- Banco: Banco de couro de 2 lugares, ajustáveis manualmente;
- Ar-condicionado: Não disponível;
- Vidros: Vidros elétricos nas versões mais equipadas (opcional);
- Volante: Volante de 3 raios com ajuste de altura;
- Faróis: Faróis de 7 polegadas (duplo);
- Rádio: Opcional, geralmente AM;
- Instrumentação: Velocímetro, tacômetro, medidor de combustível, medidor de temperatura do motor;
- Bancos traseiros: Não, versão de 2 lugares.

Desempenho e Manuseio:
- Ajustes de suspensão: Estava projetado para um equilíbrio entre conforto e desempenho esportivo;
- Estabilidade: Excelente estabilidade devido à distribuição de peso, que favorece a tração traseira.
Características de Design:
- Carroceria: Aço galvanizado;
- Painel frontal: Faróis redondos e grades laterais, característica dos 911s da época;
- Targa (opcional): Versão Targa com arco de segurança e teto removível.
Segurança:
- Estrutura de segurança: Certificado para regulamentações de segurança dos EUA de 1969;
- Cintos de segurança: Cintos de segurança para os dois ocupantes (versão padrão).

Catálogo de Cores
O catálogo de cores para o 911E de 1969 incluía tanto tons mais sóbrios quanto mais ousados, com ênfase em cores metálicas e não metálicas.
Cores Não Metálicas:
- Porsche Red (L0A2) – Um vermelho vibrante que se tornou um dos mais icônicos para os 911s;
- Light Ivory (6804) – Uma cor clássica e discreta, um tom de branco suave, muito elegante;
- Black (A1) – Preto profundo e sofisticado, uma opção sempre popular para carros esportivos;
- Signal Yellow (6806) – Amarelo brilhante e chamativo, um tom vibrante para os entusiastas que queriam um visual mais arrojado;
- Guards Red (6809) – Um vermelho intenso, outro tom vibrante que trazia um visual esportivo marcante;
- Silver (L1E6) – Prata clássica e polida, muito popular nos carros de luxo e esportivos;
- Slate Grey (6606) – Cinza escuro elegante, um tom discreto e sofisticado;
- Tangerine (6803) – Laranja vibrante e ousado, uma cor menos comum, mas definitivamente marcante;
Cores Metálicas:
- Olive Green (6810) – Um verde metálico muito charmoso e diferente, que trazia uma sensação de sofisticação vintage;
- Sierra Beige (6812) – Bege metálico suave, com um toque de classe;
- Bamboo Yellow (6813) – Um tom metálico de amarelo suave, muito elegante para os carros da época;
- Light Blue Metallic (6802) – Um azul metálico claro, refrescante e visualmente agradável;
- Champagne Yellow (6807) – Um tom metálico de amarelo claro, mais sutil e sofisticado que o Signal Yellow.
Cores Especiais:
- Azzurro (Azul claro) – Uma cor azul clara, suave, que era uma opção especial, mais rara;
- Royal Purple – Embora menos comum, algumas unidades de 1969 foram feitas sob encomenda em cores como o roxo.
Observações:
- Cores exclusivas e personalizadas: A Porsche também oferecia a possibilidade de pintura personalizada para os clientes mais exigentes, o que significava que alguns 911E de 1969 podiam ter cores exclusivas, se solicitado.
Essas cores variavam ligeiramente dependendo do mercado (Estados Unidos, Europa, etc.), mas todas estavam de acordo com o estilo refinado e esportivo do Porsche 911E.
O catálogo de cores para o modelo refletia tanto a busca pela exclusividade como a estética atemporal que é característica dos carros Porsche.