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Ficha Técnica Porsche 911E ano 1969 e catálogo de cores

Ficha Técnica Porsche 911E ano 1969 e catálogo de cores

“E” se referia a uma configuração de motorização e equipamentos intermediária, combinando desempenho e conforto.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica Porsche – Tábata Miyuki – Colunista

Em 1969, a Porsche produziu um total de aproximadamente 14.636 unidades do modelo 911 em todas as suas variantes (911T, 911E e 911S), incluindo versões Coupé e Targa. Sendo a versão “E” responsável por 4.400 unidades.

Ficha Técnica

  • Modelo: Porsche 911E 1969;
  • Ano de Produção: 1969;
  • Versão: 911E;
  • Fabricante: Porsche AG;
  • Tipo: Coupé (também disponível em versão Targa);
  • Preço de lançamento: Aproximadamente 7.000 USD (dependendo do mercado).

Dimensões:

  • Comprimento: 4.225 mm;
  • Largura: 1.660 mm;
  • Altura: 1.290 mm;
  • Distância entre Eixos: 2.280 mm;
  • Bitola dianteira: 1.400 mm;
  • Bitola traseira: 1.410 mm;
  • Peso: Aproximadamente 1.060 kg.

Motorização:

  • Tipo de motor: 6 cilindros em linha (opostos);
  • Cilindrada: 2.000 cm³;
  • Potência máxima: 130 cv (96 kW) a 6.100 rpm;
  • Torque máximo: 175 Nm a 4.400 rpm;
  • Taxa de compressão: 9.0:1;
  • Alimentação: Injeção eletrônica de combustível (Bosch D-Jetronic).

Desempenho:

  • Aceleração (0-100 km/h): Aproximadamente 8,0 segundos;
  • Velocidade máxima: Aproximadamente 210 km/h;
  • Consumo médio de combustível: 9-10 km/l (dependendo do estilo de condução);
  • Emissões: Em conformidade com as normas de emissão de gases de 1969.

Transmissão:

  • Tipo de câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Transmissão final: RWD (tração traseira);
  • Relações de marcha:
    • 1ª marcha: 3.10:1;
    • 2ª marcha: 1.87:1;
    • 3ª marcha: 1.31:1;
    • 4ª marcha: 1.00:1;
    • 5ª marcha: 0.82:1.

Suspensão:

  • Dianteira: Independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
  • Traseira: Eixo rígido com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
  • Tipo de direção: Direção com pinhão e cremalheira, com assistência opcional (não disponível na versão .básica)

Freios:

  • Dianteiros: Discos ventilados;
  • Traseiros: Discos ventilados;
  • Sistema de frenagem: Sistema a disco nas 4 rodas, sem servoassistência;
  • Freio de estacionamento: Manual (cabo).

Rodas e Pneus:

  • Tamanho das rodas:
    • Dianteira: 15 polegadas;
    • Traseira: 15 polegadas;
  • Pneus:
    • Dianteiro: 165/15;
    • Traseiro: 165/15.

Características de Equipamento:

  • Banco: Banco de couro de 2 lugares, ajustáveis manualmente;
  • Ar-condicionado: Não disponível;
  • Vidros: Vidros elétricos nas versões mais equipadas (opcional);
  • Volante: Volante de 3 raios com ajuste de altura;
  • Faróis: Faróis de 7 polegadas (duplo);
  • Rádio: Opcional, geralmente AM;
  • Instrumentação: Velocímetro, tacômetro, medidor de combustível, medidor de temperatura do motor;
  • Bancos traseiros: Não, versão de 2 lugares.

Desempenho e Manuseio:

  • Ajustes de suspensão: Estava projetado para um equilíbrio entre conforto e desempenho esportivo;
  • Estabilidade: Excelente estabilidade devido à distribuição de peso, que favorece a tração traseira.

Características de Design:

  • Carroceria: Aço galvanizado;
  • Painel frontal: Faróis redondos e grades laterais, característica dos 911s da época;
  • Targa (opcional): Versão Targa com arco de segurança e teto removível.

Segurança:

  • Estrutura de segurança: Certificado para regulamentações de segurança dos EUA de 1969;
  • Cintos de segurança: Cintos de segurança para os dois ocupantes (versão padrão).

Catálogo de Cores

O catálogo de cores para o 911E de 1969 incluía tanto tons mais sóbrios quanto mais ousados, com ênfase em cores metálicas e não metálicas.

Cores Não Metálicas:

  1. Porsche Red (L0A2) – Um vermelho vibrante que se tornou um dos mais icônicos para os 911s;
  2. Light Ivory (6804) – Uma cor clássica e discreta, um tom de branco suave, muito elegante;
  3. Black (A1) – Preto profundo e sofisticado, uma opção sempre popular para carros esportivos;
  4. Signal Yellow (6806) – Amarelo brilhante e chamativo, um tom vibrante para os entusiastas que queriam um visual mais arrojado;
  5. Guards Red (6809) – Um vermelho intenso, outro tom vibrante que trazia um visual esportivo marcante;
  6. Silver (L1E6) – Prata clássica e polida, muito popular nos carros de luxo e esportivos;
  7. Slate Grey (6606) – Cinza escuro elegante, um tom discreto e sofisticado;
  8. Tangerine (6803) – Laranja vibrante e ousado, uma cor menos comum, mas definitivamente marcante;

Cores Metálicas:

  1. Olive Green (6810) – Um verde metálico muito charmoso e diferente, que trazia uma sensação de sofisticação vintage;
  2. Sierra Beige (6812) – Bege metálico suave, com um toque de classe;
  3. Bamboo Yellow (6813) – Um tom metálico de amarelo suave, muito elegante para os carros da época;
  4. Light Blue Metallic (6802) – Um azul metálico claro, refrescante e visualmente agradável;
  5. Champagne Yellow (6807) – Um tom metálico de amarelo claro, mais sutil e sofisticado que o Signal Yellow.

Cores Especiais:

  • Azzurro (Azul claro) – Uma cor azul clara, suave, que era uma opção especial, mais rara;
  • Royal Purple – Embora menos comum, algumas unidades de 1969 foram feitas sob encomenda em cores como o roxo.

Observações:

  • Cores exclusivas e personalizadas: A Porsche também oferecia a possibilidade de pintura personalizada para os clientes mais exigentes, o que significava que alguns 911E de 1969 podiam ter cores exclusivas, se solicitado.

Essas cores variavam ligeiramente dependendo do mercado (Estados Unidos, Europa, etc.), mas todas estavam de acordo com o estilo refinado e esportivo do Porsche 911E.

O catálogo de cores para o modelo refletia tanto a busca pela exclusividade como a estética atemporal que é característica dos carros Porsche.

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