Ano de lançamento: 1966 (como modelo 1967); Versão “S”: Primeira versão esportiva aprimorada do 911, onde “S” significa Super Produção: Introduzido no segundo semestre de 1966.

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista
Carburadores Weber 40 IDS tridimensionais; Suspensão mais firme e com barras estabilizadoras dianteira e traseira; Rodas Fuchs forjadas de 5 raios de 15 polegadas – estreando neste modelo; Freios melhorados com discos ventilados.

Ficha Técnica
Informações Gerais
- Modelo: Porsche 911 S;
- Ano de lançamento: 1966 (como ano/modelo 1967);
- Montadora: Porsche AG;
- País de origem: Alemanha;
- Categoria: Coupé esportivo;
- Carroceria: 2 portas, 2+2 lugares.
Motorização
- Tipo: Boxer 6 cilindros opostos (flat-six), refrigerado a ar;
- Código do motor: Tipo 901/02;
- Cilindrada: 1.991 cm³ (2.0 litros);
- Alimentação: Carburadores Weber 40 IDS tridimensionais (3 por banco de cilindros);
- Taxa de compressão: 9,8:1;
- Potência máxima: 160 cv (118 kW) a 6.600 rpm;
- Torque máximo: 179 Nm (132 lb-ft) a 5.200 rpm;
- Sistema de arrefecimento: Ar (sem radiador líquido).

Transmissão e Tração
- Câmbio: Manual de 5 marchas (Tipo 901);
- Tração: Traseira (RWD).
Suspensão
- Dianteira: Independente com braço McPherson e barra de torção;
- Traseira: Independente com braços semiarrastados e barra de torção;
- Barras estabilizadoras: Sim, dianteira e traseira.
Freios
- Sistema: Hidráulico com discos nas quatro rodas;
- Tipo: Discos ventilados.

Rodas e Pneus
- Rodas: Fuchs forjadas em alumínio de 5 raios (estreia nesse modelo);
- Aros: 15 polegadas;
- Pneus originais: 165 HR 15 (típico da época).
Dimensões
- Comprimento: 4.163 mm;
- Largura: 1.610 mm;
- Altura: 1.320 mm;
- Entre-eixos: 2.211 mm;
- Bitola dianteira/traseira: 1.346 mm / 1.337 mm;
- Altura do solo: ~150 mm;
- Peso: Aproximadamente 1.030 kg.

Desempenho e Consumo
- 0–100 km/h: ~7 segundos;
- Velocidade máxima: ~225 km/h;
- Consumo médio (estimado): ~9–11 km/l (muito variável dependendo do uso).
Outros detalhes
- Tanque de combustível: 62 litros;
- Porta-malas: ~130 litros (frontal);
- Interior: Bancos esportivos revestidos em couro ou vinil, volante de três raios, instrumentos VDO.
Valor histórico
- Raridade: Alta (especialmente em estado original e com documentação completa);
- Número de unidades produzidas em 1967: Aproximadamente 1.823 unidades do 911 S Coupé;
- Colecionabilidade: Extremamente alta – é o primeiro 911 com a designação “S”.

Catálogo de Cores
Cores Sólidas (Standard Colors)
- Nome da Cor Código Porsche;
- Polo Red 6602;
- Light Ivory 6404;
- Irish Green 6606;
- Bahama Yellow 6605;
- Aga Blue 6608;
- Slate Grey 6201;
- Sand Beige 6607;
- Golf Blue 6603;
- Black 6413.

Cores Metálicas (Metallic Colors);
(opcionais e mais raras).
Nome da Cor Código Porsche;
Silver Metallic 6206;
Dolphin Grey Metallic 6310.
Observações
Algumas cores como Irish Green e Polo Red tornaram-se ícones visuais do 911 nos anos 60.
As rodas Fuchs (no 911 S) frequentemente vinham em acabamento prateado com detalhes pintados de preto, criando contraste com a cor da carroceria.
A Porsche também oferecia o serviço “Paint to Sample” sob encomenda, mesmo na década de 60 — ou seja, o cliente podia solicitar uma cor personalizada.



