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Ficha técnica Porsche 718 RS61 ano 1962

o Porsche 356B e o Porsche 718 RS61. Eles representam dois focos distintos da marca, o 356B como carro esportivo de rua e o 718 RS61 como carro de competição.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Produção: 1961–1962 (modelo final da linhagem 718); Categoria: Protótipo de competição (corridas de endurance e subida de montanha); Herdeiro do Porsche 550 Spyder e 718 RSK.

Ficha técnica Porsche 718 RS61 ano 1962
Ficha técnica Porsche 718 RS61 ano 1962

Ficha Técnica

Motor e Transmissão

  • Tipo: 4 cilindros opostos (boxer), arrefecido a ar;
  • Cilindrada: 1.587 cm³ (1.6 litros);
  • Código do motor: Typ 547/3 (também conhecido como “Fuhrmann engine”);
  • Distribuição: Duplo comando de válvulas (DOHC) por eixo vertical com engrenagens e correntes;
  • Carburadores: 2 carburadores Weber duplos (ou Solex em algumas versões);
  • Potência máxima: 160–180 cv @ 7.800 rpm;
  • Torque máximo: ~150 Nm @ 6.000 rpm;
  • Taxa de compressão: ~9,5:1;
  • Transmissão: Manual de 5 marchas;
  • Tração: Traseira (MR – motor central, tração traseira).

Desempenho

  • Velocidade máxima: ~225 km/h;
  • Aceleração (0–100 km/h): ~6 segundos;
  • Relação peso/potência: Aproximadamente 3,2 kg/cv.

Chassi e Suspensão

  • Tipo de chassi: Tubular em treliça (space frame), leve e rígido;
  • Carroceria: Alumínio, tipo roadster (sem teto fixo);
  • Peso: Aproximadamente 570 kg;
  • Suspensão dianteira: Braços duplos sobrepostos (double wishbone), barras de torção e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Eixo oscilante com barras de torção e amortecedores telescópicos.

Freios e Rodas

  • Freios: Discos nas quatro rodas (Hidráulicos);
  • Rodas: Magnésio ou liga leve;
  • Pneus: Corrida — variações de medida conforme o circuito (geralmente 5.00×15 ou 5.50×15).

Dimensões

  • Comprimento: ~3.850 mm;
  • Largura: ~1.520 mm;
  • Altura: ~980 mm;
  • Entre-eixos: ~2.200 mm.

Curiosidades

  • O motor Fuhrmann 4-cam era extremamente complexo e meticulamente ajustado.;
  • A carroceria era feita à mão, resultando em leves diferenças entre unidades.;
  • Considerado um dos Porsches de competição mais equilibrados da era pré-911.

Catálogo de Cores

1. Prata metálico (Silver / Silber)

  • Nome comum: Silver Metallic ou German Racing Silver;
  • Código (referencial): Sem código oficial — tonalidade variava conforme a equipe/pintura artesanal;
  • Notas: Essa era a cor padrão da Porsche nas competições, associada à tradição alemã de “Silver Arrows” (Flechas de Prata).

2. Vermelho (apenas por equipes privadas)

  • Usado por times italianos ou em eventos específicos;
  • Não era uma cor de fábrica, mas sim aplicada por escuderias privadas ou para diferenciar carros da mesma equipe.

3. Azul / Branco / Verde (cores nacionais)

  • Eventualmente utilizados por equipes privadas conforme regras de corridas de endurance da FIA, que exigiam cores “nacionais”:
    • França: Azul;
    • Reino Unido: Verde;
    • EUA: Branco com faixas azuis;
  • Essas cores apareciam esporadicamente em 718 RS61 inscritos por times estrangeiros.

Faixas e números personalizados

  • As faixas pintadas em azul, vermelho, amarelo ou preto sobre o prata eram frequentes para distinguir veículos da mesma equipe.
  • Números e logotipos também eram pintados à mão ou aplicados como decalques.
Exemplo visual clássico:

Um 718 RS61 típico de 1962 preparado pela equipe oficial da Porsche teria:

  • Cor base: Prata metálico;
  • Faixa no capô: Azul, vermelha ou preta (variava conforme o evento);
  • Número de corrida: Preto ou branco, sobre círculo contrastante.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

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