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Ficha Técnica Porsche 356 1955

Ficha Técnica Ficha Técnica 356 1955

EM 1955 a marca pela primeira vez se aproxima da marca de 3.000 unidades produzidas, sendo pouco mais de 2.800 exemplares vendidos.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica Porsche – Tábata Miyuki – Colunista

Esse número inclui diferentes variantes do 356 (como o 356 Pre-A e o início do 356 A, que foi introduzido em 1955). A produção ainda era bastante artesanal e focada em carros esportivos leves.

Ficha Técnica Porsche 356 ano 1955

Modelo: Porsche 356 1500
Ano: 1955
Carroceria: Coupé / Cabriolet / Speedster
Plataforma: Chassi tubular, carroceria em aço (algumas versões iniciais usavam alumínio)
Motor:

  • Tipo: 4 cilindros boxer, refrigerado a ar
  • Código: Normalmente Tipo 546 (dependendo da versão)
  • Cilindrada: 1.488 cm³ (1.5 litro)
  • Diâmetro x Curso: 80 mm × 74 mm
  • Potência:
    • Versão Normal: cerca de 55 cv (40 kW) a 4.400 rpm
    • Versão 1500 S (“Super”): cerca de 70 cv (52 kW) a 5.000 rpm
  • Torque máximo:
    • Cerca de 96 Nm (9,8 kgfm) a 2.500 rpm (versão Normal)
  • Alimentação: Carburador Solex (geralmente dois)
  • Compressão: Aproximadamente 7,0:1 (Normal) / 8,2:1 (1500 S)

Transmissão:

  • Tipo: Manual de 4 marchas (sincronizadas nas versões mais recentes do 1955)
  • Tração: Traseira (RR – motor traseiro, tração traseira)

Suspensão:

  • Dianteira: Independente, com braços longitudinais e barras de torção
  • Traseira: Independente, com semi-eixos oscilantes e barras de torção

Freios:

  • A tambor nas quatro rodas

Direção:

  • Cremalheira e pinhão (não assistida)

Dimensões:

  • Comprimento: Aproximadamente 3.950 mm
  • Largura: Aproximadamente 1.670 mm
  • Altura: Aproximadamente 1.320 mm
  • Entre-eixos: 2.100 mm
  • Peso: Cerca de 820–850 kg (dependendo da carroceria)

Performance:

  • Velocidade máxima:
    • Cerca de 150 km/h (versão Normal)
    • Até 160–165 km/h (versão 1500 S)
  • Aceleração 0–100 km/h: Aproximadamente 14–16 segundos (Normal)

Capacidades:

  • Tanque de combustível: 50 litros
  • Consumo médio: Aproximadamente 10–12 km/l (estimado)

Notas históricas:

  • Em 1955, o 356 passou da fase “Pre-A” para o 356 A, com algumas pequenas melhorias de carroceria e mecânica.
  • O modelo Speedster surgiu por demanda do mercado americano (especialmente Califórnia), com estilo mais esportivo e minimalista.
  • A refrigeração a ar e o motor boxer eram grandes diferenciais técnicos frente aos rivais contemporâneos.

Catálogo de Cores Porsche em 1955

Código Nome da Cor Descrição;

  • 5404 Silver Metallic Prata metálico;
  • 5601 Black Preto sólido;
  • 5602 Ivory Marfim (off-white);
  • 5603 Turkish Red Vermelho vivo;
  • 5604 Adria Blue Metallic Azul metálico profundo;
  • 5605 Azure Blue Azul claro/suave;
  • 5606 Radium Green Verde oliva escuro;
  • 5607 Graphite Metallic Cinza metálico;
  • 5608 Fashion Grey Cinza bege (tonalidade quente);
  • 5609 Lago Green Metallic Verde metálico luminoso;
  • 5610 Sahara Beige Bege areia claro;
  • 5611 Auratium Green Verde pálido;

Notas importantes:

Muitas unidades não eram pintadas em fábrica sob encomenda padrão: alguns clientes customizavam a cor, então existiam variações fora do catálogo oficial.

Silver Metallic (5404) era extremamente popular entre os clientes, especialmente nos EUA.

Turkish Red e Azure Blue são hoje muito valorizadas em restaurações.

A Porsche já usava tintas da Glasurit e Herberts, marcas alemãs tradicionais de pintura automotiva.

Fotos de Carros
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