EM 1955 a marca pela primeira vez se aproxima da marca de 3.000 unidades produzidas, sendo pouco mais de 2.800 exemplares vendidos.

Ficha Técnica Porsche – Tábata Miyuki – Colunista
Esse número inclui diferentes variantes do 356 (como o 356 Pre-A e o início do 356 A, que foi introduzido em 1955). A produção ainda era bastante artesanal e focada em carros esportivos leves.
Ficha Técnica Porsche 356 ano 1955
Modelo: Porsche 356 1500
Ano: 1955
Carroceria: Coupé / Cabriolet / Speedster
Plataforma: Chassi tubular, carroceria em aço (algumas versões iniciais usavam alumínio)
Motor:
- Tipo: 4 cilindros boxer, refrigerado a ar
- Código: Normalmente Tipo 546 (dependendo da versão)
- Cilindrada: 1.488 cm³ (1.5 litro)
- Diâmetro x Curso: 80 mm × 74 mm
- Potência:
- Versão Normal: cerca de 55 cv (40 kW) a 4.400 rpm
- Versão 1500 S (“Super”): cerca de 70 cv (52 kW) a 5.000 rpm

- Torque máximo:
- Cerca de 96 Nm (9,8 kgfm) a 2.500 rpm (versão Normal)
- Alimentação: Carburador Solex (geralmente dois)
- Compressão: Aproximadamente 7,0:1 (Normal) / 8,2:1 (1500 S)
Transmissão:
- Tipo: Manual de 4 marchas (sincronizadas nas versões mais recentes do 1955)
- Tração: Traseira (RR – motor traseiro, tração traseira)
Suspensão:
- Dianteira: Independente, com braços longitudinais e barras de torção
- Traseira: Independente, com semi-eixos oscilantes e barras de torção
Freios:
- A tambor nas quatro rodas
Direção:
- Cremalheira e pinhão (não assistida)
Dimensões:
- Comprimento: Aproximadamente 3.950 mm
- Largura: Aproximadamente 1.670 mm
- Altura: Aproximadamente 1.320 mm
- Entre-eixos: 2.100 mm
- Peso: Cerca de 820–850 kg (dependendo da carroceria)

Performance:
- Velocidade máxima:
- Cerca de 150 km/h (versão Normal)
- Até 160–165 km/h (versão 1500 S)
- Aceleração 0–100 km/h: Aproximadamente 14–16 segundos (Normal)
Capacidades:
- Tanque de combustível: 50 litros
- Consumo médio: Aproximadamente 10–12 km/l (estimado)
Notas históricas:
- Em 1955, o 356 passou da fase “Pre-A” para o 356 A, com algumas pequenas melhorias de carroceria e mecânica.
- O modelo Speedster surgiu por demanda do mercado americano (especialmente Califórnia), com estilo mais esportivo e minimalista.
- A refrigeração a ar e o motor boxer eram grandes diferenciais técnicos frente aos rivais contemporâneos.
Catálogo de Cores Porsche em 1955
Código Nome da Cor Descrição;
- 5404 Silver Metallic Prata metálico;
- 5601 Black Preto sólido;
- 5602 Ivory Marfim (off-white);
- 5603 Turkish Red Vermelho vivo;
- 5604 Adria Blue Metallic Azul metálico profundo;
- 5605 Azure Blue Azul claro/suave;
- 5606 Radium Green Verde oliva escuro;
- 5607 Graphite Metallic Cinza metálico;
- 5608 Fashion Grey Cinza bege (tonalidade quente);
- 5609 Lago Green Metallic Verde metálico luminoso;
- 5610 Sahara Beige Bege areia claro;
- 5611 Auratium Green Verde pálido;
Notas importantes:
Muitas unidades não eram pintadas em fábrica sob encomenda padrão: alguns clientes customizavam a cor, então existiam variações fora do catálogo oficial.

Silver Metallic (5404) era extremamente popular entre os clientes, especialmente nos EUA.
Turkish Red e Azure Blue são hoje muito valorizadas em restaurações.
A Porsche já usava tintas da Glasurit e Herberts, marcas alemãs tradicionais de pintura automotiva.
