Pular para o conteúdo
Início » Ficha técnica Picape antiga GMC ano 1954

Ficha técnica Picape antiga GMC ano 1954

A picape GMC 1954 fazia parte da linha que competia diretamente com Ford e Chevrolet, com foco em durabilidade e capacidade de carga.

Tábata Miyuki

Ficha Técnica carros – Tábata Miyuki – Colunista

Imagens Franz Veículos antigos

GMC 1954 Visão Geral; Fabricante: General Motors Company (GMC); Ano: 1954; Categoria: Picape média/pesada; Estilo: Truck pickup tradicional, com design robusto e linhas retas características da época.

Ficha técnica Picape antiga GMC ano 1954
Ficha técnica Picape antiga GMC ano 1954

O design trazia uma cabine simples, com capô arredondado e grade frontal cromada com barras horizontais, muito típica dos veículos da década de 1950.

Os faróis redondos e a carroceria robusta conferiam um visual clássico, que hoje é símbolo da era pós-guerra. O modelo 1954 faz parte da série avançada GMC “Blue Chip” trucks, que eram uma evolução dos modelos anteriores.

Ficha Técnica

Modelo: GMC Série 100/150 (exemplo típico para picape média);
Ano: 1954;
Categoria: Picape média/pesada.

Tipo: Motor a gasolina, 6 cilindros em linha (I6) ou V8 (opcional);

Cilindrada: Aproximadamente 3.8 a 4.3 litros (230 a 262 polegadas cúbicas) para o motor 6 cilindros; V8 podia chegar até 4.8 litros (292 cu in);

Potência: Cerca de 115 a 130 cavalos para o I6; V8 podia ultrapassar 140 cv;

Torque: Aproximadamente 260 a 330 Nm;

Alimentação: Carburador simples ou duplo (dependendo da versão).

Transmissão

  • Tipo: Manual;
  • Marchas: 3 ou 4 marchas à frente;
  • Tração: Traseira (RWD).

Dimensões e Peso

  • Comprimento: Aproximadamente 5,3 metros;
  • Largura: Cerca de 2 metros;
  • Altura: Em torno de 1,85 metros;
  • Peso: Cerca de 1.800 a 2.200 kg (depende da configuração da carroceria e carga);
  • Capacidade de carga: Entre 500 kg e 1 tonelada.

Suspensão e Freios

  • Suspensão dianteira: Molas helicoidais (coil springs) ou feixe de molas (leaf springs);
  • Suspensão traseira: Feixe de molas (leaf springs) para suportar carga;
  • Freios: Freios a tambor nas 4 rodas (hidráulicos).

Rodas e Pneus

  • Pneus: Tamanho típico 7.50-16 ou 7.00-15, pneus radiais (dependendo da época e manutenção);
  • Rodas: Aço com calotas cromadas.

Interior e Equipamentos

  • Capacidade: 2 a 3 ocupantes;
  • Itens de série: Painel básico com velocímetro, indicador de combustível e óleo;
  • Opcional: Rádio AM, aquecedor simples.

Observações

  • Os motores GMC da época eram conhecidos pela durabilidade e torque, ideais para uso em cargas e trabalhos pesados;
  • A construção robusta era feita para suportar condições rurais e industriais;
  • As picapes eram bastante simples, com foco em funcionalidade.
Catálogo de Cores

Cores sólidas mais comuns:

  • Classic Black (Preto Clássico);
  • Colonial Cream (Creme Colonial) — um tom bege/claro muito popular na época;
  • Carmine Red (Vermelho Carmim) — vermelho vibrante;
  • Nassau Blue (Azul Nassau) — azul escuro e sóbrio;
  • Antique Green (Verde Antigo) — verde médio a escuro;
  • Glacier White (Branco Glacial) — branco puro, geralmente usado em modelos bicolores;

Combinações bicolor típicas:

  • Preto + Creme (capô e cabine em preto, carroceria em creme ou vice-versa);
  • Vermelho + Branco (carroceria vermelha com teto branco ou detalhes brancos);
  • Azul + Branco;
  • Verde + Creme.

Como eram aplicadas as cores?

  • Geralmente, as picapes vinham com pintura sólida, mas a opção bicolor era oferecida para dar um toque mais estilizado, com teto, capô ou laterais em cor diferente;
  • A pintura tinha acabamento em esmalte, que dava um brilho forte, porém menos duradouro que as tintas modernas;
  • O uso de cromados (grade, para-choques, detalhes) complementava o visual.
Tábata Miyuki
Tábata Miyuki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficha técnica Picape antiga GMC ano 1954